Transtorno do Espectro Autista: A Importância do Profissional Especializado no meio Pedagógico / Autistic Spectrum Disorder: The Importance of Specialized Professionals in the Pedagogical Environment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Flávia Magna Alves dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Felizardo, João Everaldo Alves Felizardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2295
Resumo: O presente estudo visa não apenas esclarecer aspectos da Lei nº 12.764/12 no que tange ao direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) incluída nas classes comuns de ensino regular de ter acompanhante especializado, mas principalmente demonstrara importância desse profissional especializado frente à garantia do direito básico à educação de forma igualitária. Em virtude de ser esse profissional a pessoa que observará a individualidade de cada aluno dentro do ambiente escolar e desenvolverá estratégias que visem inserir esses alunos num ambiente adaptado aliado ao trabalho pedagógico. Assim, contribuindo significativamente para processo de ensino e aprendizagem, principalmente no que tange à Educação Infantil dessas pessoas com TEA. O estudo a ser analisando apresenta em seu corpo um estudo bastante atualizado, com autores dessa última década, e dados atuais sobre o ensino da criança com TEA. Sua organização ocorrerá a princípio com a indagação e explanação sobre o que é o transtorno do aspecto autista, a escola inclusiva como fator essencial para a formação do aluno e o atendimento educacional especializado como enfrentamento para as desigualdades sociais enfrentadas em sala.  Trata-se de um estudo que teve como base referências da literatura científica publicadas em artigos entre os anos de 2013 e 2019. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Direito à Educação; Estratégia Pedagógica; Acompanhante Especializado.
id IPES_2336f876ac7b4623c2f140f8d9d88fbf
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2295
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Transtorno do Espectro Autista: A Importância do Profissional Especializado no meio Pedagógico / Autistic Spectrum Disorder: The Importance of Specialized Professionals in the Pedagogical EnvironmentO presente estudo visa não apenas esclarecer aspectos da Lei nº 12.764/12 no que tange ao direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) incluída nas classes comuns de ensino regular de ter acompanhante especializado, mas principalmente demonstrara importância desse profissional especializado frente à garantia do direito básico à educação de forma igualitária. Em virtude de ser esse profissional a pessoa que observará a individualidade de cada aluno dentro do ambiente escolar e desenvolverá estratégias que visem inserir esses alunos num ambiente adaptado aliado ao trabalho pedagógico. Assim, contribuindo significativamente para processo de ensino e aprendizagem, principalmente no que tange à Educação Infantil dessas pessoas com TEA. O estudo a ser analisando apresenta em seu corpo um estudo bastante atualizado, com autores dessa última década, e dados atuais sobre o ensino da criança com TEA. Sua organização ocorrerá a princípio com a indagação e explanação sobre o que é o transtorno do aspecto autista, a escola inclusiva como fator essencial para a formação do aluno e o atendimento educacional especializado como enfrentamento para as desigualdades sociais enfrentadas em sala.  Trata-se de um estudo que teve como base referências da literatura científica publicadas em artigos entre os anos de 2013 e 2019. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Direito à Educação; Estratégia Pedagógica; Acompanhante Especializado.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSouza, Flávia Magna Alves dos SantosFelizardo, João Everaldo Alves Felizardo2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/229510.14295/idonline.v13i48.2295ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 862-8731981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2295/3500Direitos autorais 2021 Flávia Magna Alves dos Santos Souza, João Everaldo Alves Felizardo Felizardohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-05T13:26:12Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista: A Importância do Profissional Especializado no meio Pedagógico / Autistic Spectrum Disorder: The Importance of Specialized Professionals in the Pedagogical Environment
title Transtorno do Espectro Autista: A Importância do Profissional Especializado no meio Pedagógico / Autistic Spectrum Disorder: The Importance of Specialized Professionals in the Pedagogical Environment
spellingShingle Transtorno do Espectro Autista: A Importância do Profissional Especializado no meio Pedagógico / Autistic Spectrum Disorder: The Importance of Specialized Professionals in the Pedagogical Environment
Souza, Flávia Magna Alves dos Santos
title_short Transtorno do Espectro Autista: A Importância do Profissional Especializado no meio Pedagógico / Autistic Spectrum Disorder: The Importance of Specialized Professionals in the Pedagogical Environment
title_full Transtorno do Espectro Autista: A Importância do Profissional Especializado no meio Pedagógico / Autistic Spectrum Disorder: The Importance of Specialized Professionals in the Pedagogical Environment
title_fullStr Transtorno do Espectro Autista: A Importância do Profissional Especializado no meio Pedagógico / Autistic Spectrum Disorder: The Importance of Specialized Professionals in the Pedagogical Environment
title_full_unstemmed Transtorno do Espectro Autista: A Importância do Profissional Especializado no meio Pedagógico / Autistic Spectrum Disorder: The Importance of Specialized Professionals in the Pedagogical Environment
title_sort Transtorno do Espectro Autista: A Importância do Profissional Especializado no meio Pedagógico / Autistic Spectrum Disorder: The Importance of Specialized Professionals in the Pedagogical Environment
author Souza, Flávia Magna Alves dos Santos
author_facet Souza, Flávia Magna Alves dos Santos
Felizardo, João Everaldo Alves Felizardo
author_role author
author2 Felizardo, João Everaldo Alves Felizardo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Flávia Magna Alves dos Santos
Felizardo, João Everaldo Alves Felizardo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo visa não apenas esclarecer aspectos da Lei nº 12.764/12 no que tange ao direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) incluída nas classes comuns de ensino regular de ter acompanhante especializado, mas principalmente demonstrara importância desse profissional especializado frente à garantia do direito básico à educação de forma igualitária. Em virtude de ser esse profissional a pessoa que observará a individualidade de cada aluno dentro do ambiente escolar e desenvolverá estratégias que visem inserir esses alunos num ambiente adaptado aliado ao trabalho pedagógico. Assim, contribuindo significativamente para processo de ensino e aprendizagem, principalmente no que tange à Educação Infantil dessas pessoas com TEA. O estudo a ser analisando apresenta em seu corpo um estudo bastante atualizado, com autores dessa última década, e dados atuais sobre o ensino da criança com TEA. Sua organização ocorrerá a princípio com a indagação e explanação sobre o que é o transtorno do aspecto autista, a escola inclusiva como fator essencial para a formação do aluno e o atendimento educacional especializado como enfrentamento para as desigualdades sociais enfrentadas em sala.  Trata-se de um estudo que teve como base referências da literatura científica publicadas em artigos entre os anos de 2013 e 2019. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Direito à Educação; Estratégia Pedagógica; Acompanhante Especializado.
description O presente estudo visa não apenas esclarecer aspectos da Lei nº 12.764/12 no que tange ao direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) incluída nas classes comuns de ensino regular de ter acompanhante especializado, mas principalmente demonstrara importância desse profissional especializado frente à garantia do direito básico à educação de forma igualitária. Em virtude de ser esse profissional a pessoa que observará a individualidade de cada aluno dentro do ambiente escolar e desenvolverá estratégias que visem inserir esses alunos num ambiente adaptado aliado ao trabalho pedagógico. Assim, contribuindo significativamente para processo de ensino e aprendizagem, principalmente no que tange à Educação Infantil dessas pessoas com TEA. O estudo a ser analisando apresenta em seu corpo um estudo bastante atualizado, com autores dessa última década, e dados atuais sobre o ensino da criança com TEA. Sua organização ocorrerá a princípio com a indagação e explanação sobre o que é o transtorno do aspecto autista, a escola inclusiva como fator essencial para a formação do aluno e o atendimento educacional especializado como enfrentamento para as desigualdades sociais enfrentadas em sala.  Trata-se de um estudo que teve como base referências da literatura científica publicadas em artigos entre os anos de 2013 e 2019. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Direito à Educação; Estratégia Pedagógica; Acompanhante Especializado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2295
10.14295/idonline.v13i48.2295
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2295
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i48.2295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2295/3500
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Flávia Magna Alves dos Santos Souza, João Everaldo Alves Felizardo Felizardo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Flávia Magna Alves dos Santos Souza, João Everaldo Alves Felizardo Felizardo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 862-873
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037435296743424