A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria de Fátima Teixeira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sobreira, Mariza Danielli Pereira, Olinda, Sahmaroni Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2273
Resumo: O presente artigo discorre sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), constituído de uma abordagem sobre currículo e conhecimento. Dentro dessa perspectiva se observa o fortalecimento desta, pela grande participação dos seguimentos educacionais. Trata-se de um documento que mais recebeu sugestões e contribuições na História do Brasil, mostrando a importância que possui para alunos, professores e população em geral. Pretende-se retratar um estudo fundamentado a partir da necessidade de se compreender os novos caminhos que serão percorridos com a BNCC, refletindo o contexto do documento norteador e uma referência única para que as escolas elaborem seus currículos respeitando suas especificidades, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma. Sabe-se que é um processo necessário, até chegar à apropriação da escola e à concretização da produção de seu currículo, entretanto, existe uma necessidade de desvendar caminhos e validar como primícias importantes de cunho agregador ou não no desenvolvimento intelectual e como também, frutífero ou não, na promoção social de jovens acadêmicos da educação brasileira. Será utilizada a pesquisa bibliográfica, fundamentada em teóricos sobre a temática e se conclui com indagações de que ainda precisa se estudar e se redefinir como ferramenta ideal a ser utilizada na realidade de cada escola, mediante um processo a longo prazo.  
id IPES_23e38948e2ba9a19b62905e86b6ab59c
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2273
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge ApproachBase Nacional Comum Curricular; Educação; SocialO presente artigo discorre sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), constituído de uma abordagem sobre currículo e conhecimento. Dentro dessa perspectiva se observa o fortalecimento desta, pela grande participação dos seguimentos educacionais. Trata-se de um documento que mais recebeu sugestões e contribuições na História do Brasil, mostrando a importância que possui para alunos, professores e população em geral. Pretende-se retratar um estudo fundamentado a partir da necessidade de se compreender os novos caminhos que serão percorridos com a BNCC, refletindo o contexto do documento norteador e uma referência única para que as escolas elaborem seus currículos respeitando suas especificidades, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma. Sabe-se que é um processo necessário, até chegar à apropriação da escola e à concretização da produção de seu currículo, entretanto, existe uma necessidade de desvendar caminhos e validar como primícias importantes de cunho agregador ou não no desenvolvimento intelectual e como também, frutífero ou não, na promoção social de jovens acadêmicos da educação brasileira. Será utilizada a pesquisa bibliográfica, fundamentada em teóricos sobre a temática e se conclui com indagações de que ainda precisa se estudar e se redefinir como ferramenta ideal a ser utilizada na realidade de cada escola, mediante um processo a longo prazo.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLima, Maria de Fátima TeixeiraSobreira, Mariza Danielli PereiraOlinda, Sahmaroni Rodrigues de2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/227310.14295/idonline.v13i48.2273ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 230-2421981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2273/3446Direitos autorais 2021 Maria de Fátima Teixeira Lima, Mariza Danielli Pereira Sobreira, Sahmaroni Rodrigues de Olindahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-10T14:16:35Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach
title A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach
spellingShingle A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach
Lima, Maria de Fátima Teixeira
Base Nacional Comum Curricular; Educação; Social
title_short A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach
title_full A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach
title_fullStr A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach
title_full_unstemmed A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach
title_sort A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach
author Lima, Maria de Fátima Teixeira
author_facet Lima, Maria de Fátima Teixeira
Sobreira, Mariza Danielli Pereira
Olinda, Sahmaroni Rodrigues de
author_role author
author2 Sobreira, Mariza Danielli Pereira
Olinda, Sahmaroni Rodrigues de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria de Fátima Teixeira
Sobreira, Mariza Danielli Pereira
Olinda, Sahmaroni Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular; Educação; Social
topic Base Nacional Comum Curricular; Educação; Social
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo discorre sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), constituído de uma abordagem sobre currículo e conhecimento. Dentro dessa perspectiva se observa o fortalecimento desta, pela grande participação dos seguimentos educacionais. Trata-se de um documento que mais recebeu sugestões e contribuições na História do Brasil, mostrando a importância que possui para alunos, professores e população em geral. Pretende-se retratar um estudo fundamentado a partir da necessidade de se compreender os novos caminhos que serão percorridos com a BNCC, refletindo o contexto do documento norteador e uma referência única para que as escolas elaborem seus currículos respeitando suas especificidades, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma. Sabe-se que é um processo necessário, até chegar à apropriação da escola e à concretização da produção de seu currículo, entretanto, existe uma necessidade de desvendar caminhos e validar como primícias importantes de cunho agregador ou não no desenvolvimento intelectual e como também, frutífero ou não, na promoção social de jovens acadêmicos da educação brasileira. Será utilizada a pesquisa bibliográfica, fundamentada em teóricos sobre a temática e se conclui com indagações de que ainda precisa se estudar e se redefinir como ferramenta ideal a ser utilizada na realidade de cada escola, mediante um processo a longo prazo.  
description O presente artigo discorre sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), constituído de uma abordagem sobre currículo e conhecimento. Dentro dessa perspectiva se observa o fortalecimento desta, pela grande participação dos seguimentos educacionais. Trata-se de um documento que mais recebeu sugestões e contribuições na História do Brasil, mostrando a importância que possui para alunos, professores e população em geral. Pretende-se retratar um estudo fundamentado a partir da necessidade de se compreender os novos caminhos que serão percorridos com a BNCC, refletindo o contexto do documento norteador e uma referência única para que as escolas elaborem seus currículos respeitando suas especificidades, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma. Sabe-se que é um processo necessário, até chegar à apropriação da escola e à concretização da produção de seu currículo, entretanto, existe uma necessidade de desvendar caminhos e validar como primícias importantes de cunho agregador ou não no desenvolvimento intelectual e como também, frutífero ou não, na promoção social de jovens acadêmicos da educação brasileira. Será utilizada a pesquisa bibliográfica, fundamentada em teóricos sobre a temática e se conclui com indagações de que ainda precisa se estudar e se redefinir como ferramenta ideal a ser utilizada na realidade de cada escola, mediante um processo a longo prazo.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2273
10.14295/idonline.v13i48.2273
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2273
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i48.2273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2273/3446
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria de Fátima Teixeira Lima, Mariza Danielli Pereira Sobreira, Sahmaroni Rodrigues de Olinda
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria de Fátima Teixeira Lima, Mariza Danielli Pereira Sobreira, Sahmaroni Rodrigues de Olinda
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 230-242
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037430055960576