A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2273 |
Resumo: | O presente artigo discorre sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), constituído de uma abordagem sobre currículo e conhecimento. Dentro dessa perspectiva se observa o fortalecimento desta, pela grande participação dos seguimentos educacionais. Trata-se de um documento que mais recebeu sugestões e contribuições na História do Brasil, mostrando a importância que possui para alunos, professores e população em geral. Pretende-se retratar um estudo fundamentado a partir da necessidade de se compreender os novos caminhos que serão percorridos com a BNCC, refletindo o contexto do documento norteador e uma referência única para que as escolas elaborem seus currículos respeitando suas especificidades, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma. Sabe-se que é um processo necessário, até chegar à apropriação da escola e à concretização da produção de seu currículo, entretanto, existe uma necessidade de desvendar caminhos e validar como primícias importantes de cunho agregador ou não no desenvolvimento intelectual e como também, frutífero ou não, na promoção social de jovens acadêmicos da educação brasileira. Será utilizada a pesquisa bibliográfica, fundamentada em teóricos sobre a temática e se conclui com indagações de que ainda precisa se estudar e se redefinir como ferramenta ideal a ser utilizada na realidade de cada escola, mediante um processo a longo prazo. |
id |
IPES_23e38948e2ba9a19b62905e86b6ab59c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2273 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge ApproachBase Nacional Comum Curricular; Educação; SocialO presente artigo discorre sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), constituído de uma abordagem sobre currículo e conhecimento. Dentro dessa perspectiva se observa o fortalecimento desta, pela grande participação dos seguimentos educacionais. Trata-se de um documento que mais recebeu sugestões e contribuições na História do Brasil, mostrando a importância que possui para alunos, professores e população em geral. Pretende-se retratar um estudo fundamentado a partir da necessidade de se compreender os novos caminhos que serão percorridos com a BNCC, refletindo o contexto do documento norteador e uma referência única para que as escolas elaborem seus currículos respeitando suas especificidades, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma. Sabe-se que é um processo necessário, até chegar à apropriação da escola e à concretização da produção de seu currículo, entretanto, existe uma necessidade de desvendar caminhos e validar como primícias importantes de cunho agregador ou não no desenvolvimento intelectual e como também, frutífero ou não, na promoção social de jovens acadêmicos da educação brasileira. Será utilizada a pesquisa bibliográfica, fundamentada em teóricos sobre a temática e se conclui com indagações de que ainda precisa se estudar e se redefinir como ferramenta ideal a ser utilizada na realidade de cada escola, mediante um processo a longo prazo. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLima, Maria de Fátima TeixeiraSobreira, Mariza Danielli PereiraOlinda, Sahmaroni Rodrigues de2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/227310.14295/idonline.v13i48.2273ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 230-2421981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2273/3446Direitos autorais 2021 Maria de Fátima Teixeira Lima, Mariza Danielli Pereira Sobreira, Sahmaroni Rodrigues de Olindahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-10T14:16:35Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach |
title |
A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach |
spellingShingle |
A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach Lima, Maria de Fátima Teixeira Base Nacional Comum Curricular; Educação; Social |
title_short |
A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach |
title_full |
A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach |
title_fullStr |
A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach |
title_full_unstemmed |
A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach |
title_sort |
A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach |
author |
Lima, Maria de Fátima Teixeira |
author_facet |
Lima, Maria de Fátima Teixeira Sobreira, Mariza Danielli Pereira Olinda, Sahmaroni Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Sobreira, Mariza Danielli Pereira Olinda, Sahmaroni Rodrigues de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria de Fátima Teixeira Sobreira, Mariza Danielli Pereira Olinda, Sahmaroni Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Nacional Comum Curricular; Educação; Social |
topic |
Base Nacional Comum Curricular; Educação; Social |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo discorre sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), constituído de uma abordagem sobre currículo e conhecimento. Dentro dessa perspectiva se observa o fortalecimento desta, pela grande participação dos seguimentos educacionais. Trata-se de um documento que mais recebeu sugestões e contribuições na História do Brasil, mostrando a importância que possui para alunos, professores e população em geral. Pretende-se retratar um estudo fundamentado a partir da necessidade de se compreender os novos caminhos que serão percorridos com a BNCC, refletindo o contexto do documento norteador e uma referência única para que as escolas elaborem seus currículos respeitando suas especificidades, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma. Sabe-se que é um processo necessário, até chegar à apropriação da escola e à concretização da produção de seu currículo, entretanto, existe uma necessidade de desvendar caminhos e validar como primícias importantes de cunho agregador ou não no desenvolvimento intelectual e como também, frutífero ou não, na promoção social de jovens acadêmicos da educação brasileira. Será utilizada a pesquisa bibliográfica, fundamentada em teóricos sobre a temática e se conclui com indagações de que ainda precisa se estudar e se redefinir como ferramenta ideal a ser utilizada na realidade de cada escola, mediante um processo a longo prazo. |
description |
O presente artigo discorre sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), constituído de uma abordagem sobre currículo e conhecimento. Dentro dessa perspectiva se observa o fortalecimento desta, pela grande participação dos seguimentos educacionais. Trata-se de um documento que mais recebeu sugestões e contribuições na História do Brasil, mostrando a importância que possui para alunos, professores e população em geral. Pretende-se retratar um estudo fundamentado a partir da necessidade de se compreender os novos caminhos que serão percorridos com a BNCC, refletindo o contexto do documento norteador e uma referência única para que as escolas elaborem seus currículos respeitando suas especificidades, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma. Sabe-se que é um processo necessário, até chegar à apropriação da escola e à concretização da produção de seu currículo, entretanto, existe uma necessidade de desvendar caminhos e validar como primícias importantes de cunho agregador ou não no desenvolvimento intelectual e como também, frutífero ou não, na promoção social de jovens acadêmicos da educação brasileira. Será utilizada a pesquisa bibliográfica, fundamentada em teóricos sobre a temática e se conclui com indagações de que ainda precisa se estudar e se redefinir como ferramenta ideal a ser utilizada na realidade de cada escola, mediante um processo a longo prazo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2273 10.14295/idonline.v13i48.2273 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2273 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i48.2273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2273/3446 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria de Fátima Teixeira Lima, Mariza Danielli Pereira Sobreira, Sahmaroni Rodrigues de Olinda https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria de Fátima Teixeira Lima, Mariza Danielli Pereira Sobreira, Sahmaroni Rodrigues de Olinda https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 230-242 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037430055960576 |