Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ifadireó, Miguel Melo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rocha, Alyne Andrelyna Lima, Ferreira, Francisco Renato Silva, Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3120
Resumo: Resumo – É crescente na contemporaneidade o aumento de demandas nas mais distintas ciências em relação à inclusão de crianças com alguma deficiência.  O objetivo geral deste ensaio acentua algumas discussões sobre a igualdade de oportunidades no ensino com crianças autistas sob o foco da educação inclusiva. Sendo assim, percebe-se que a inclusão não pode mais ser vista como um mistério distante, mas como um projeto social humanista de trabalho que traz consigo muitas opções. A epistemologia utilizada está inserida dentro dos métodos de pesquisa de natureza qualitativa através de uma revisão crítica de literatura no ensino de crianças autistas. Assim, se foi feito uso de distintos estudos prévios em bancos de teses, dissertações e plataformas de periódicos - tais como os de Silvia Lucía Baetti, María de los Ángeles Matos e Maria Belén Prieto (2019), Aldo Ferreres e Valeria Abusamra (2019), Mayra Gaiato e Gustavo Teixeira (2018), Sílvia Orrú (2016) e Alicia Colatto (2013) entre outros – que objetivaram ressignificar suas abordagens teóricas, visando assim, a melhoria e o sucesso nas condições  de ensino e de aprendizagem envolvendo pessoas com autismo no cotidiano escolar. Os achados permitiram asseverar que os objetivos da educação inclusiva poderiam ultrapassar os limites de viabilidade e visibilidade da questão, ultrapassando por cima da própria resiliência do docente, seja em seus aspectos e abordagens teóricas, seja na implementação de atividades inclusivas adaptadas no cotidiano diário da sala de aula.  
id IPES_2467f68fcf9d1cedb28ea32c8e99d9a9
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3120
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal OpportunitiesEnsino. Educação em Saúde; Autismo; Educação Inclusiva; Atendimento Escolar EspecialResumo – É crescente na contemporaneidade o aumento de demandas nas mais distintas ciências em relação à inclusão de crianças com alguma deficiência.  O objetivo geral deste ensaio acentua algumas discussões sobre a igualdade de oportunidades no ensino com crianças autistas sob o foco da educação inclusiva. Sendo assim, percebe-se que a inclusão não pode mais ser vista como um mistério distante, mas como um projeto social humanista de trabalho que traz consigo muitas opções. A epistemologia utilizada está inserida dentro dos métodos de pesquisa de natureza qualitativa através de uma revisão crítica de literatura no ensino de crianças autistas. Assim, se foi feito uso de distintos estudos prévios em bancos de teses, dissertações e plataformas de periódicos - tais como os de Silvia Lucía Baetti, María de los Ángeles Matos e Maria Belén Prieto (2019), Aldo Ferreres e Valeria Abusamra (2019), Mayra Gaiato e Gustavo Teixeira (2018), Sílvia Orrú (2016) e Alicia Colatto (2013) entre outros – que objetivaram ressignificar suas abordagens teóricas, visando assim, a melhoria e o sucesso nas condições  de ensino e de aprendizagem envolvendo pessoas com autismo no cotidiano escolar. Os achados permitiram asseverar que os objetivos da educação inclusiva poderiam ultrapassar os limites de viabilidade e visibilidade da questão, ultrapassando por cima da própria resiliência do docente, seja em seus aspectos e abordagens teóricas, seja na implementação de atividades inclusivas adaptadas no cotidiano diário da sala de aula.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORIfadireó, Miguel MeloRocha, Alyne Andrelyna LimaFerreira, Francisco Renato SilvaBitu, Vanessa de Carvalho Nilo2021-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/312010.14295/idonline.v15i56.3120ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 44-631981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3120/4920Direitos autorais 2021 Miguel Melo Ifadireó, Alyne Andrelyna Lima Rocha, Francisco Renato Silva Ferreira, Vanessa de Carvalho Nilo Bituhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-20T19:57:59Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities
title Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities
spellingShingle Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities
Ifadireó, Miguel Melo
Ensino. Educação em Saúde; Autismo; Educação Inclusiva; Atendimento Escolar Especial
title_short Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities
title_full Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities
title_fullStr Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities
title_full_unstemmed Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities
title_sort Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities
author Ifadireó, Miguel Melo
author_facet Ifadireó, Miguel Melo
Rocha, Alyne Andrelyna Lima
Ferreira, Francisco Renato Silva
Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo
author_role author
author2 Rocha, Alyne Andrelyna Lima
Ferreira, Francisco Renato Silva
Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ifadireó, Miguel Melo
Rocha, Alyne Andrelyna Lima
Ferreira, Francisco Renato Silva
Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Educação em Saúde; Autismo; Educação Inclusiva; Atendimento Escolar Especial
topic Ensino. Educação em Saúde; Autismo; Educação Inclusiva; Atendimento Escolar Especial
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo – É crescente na contemporaneidade o aumento de demandas nas mais distintas ciências em relação à inclusão de crianças com alguma deficiência.  O objetivo geral deste ensaio acentua algumas discussões sobre a igualdade de oportunidades no ensino com crianças autistas sob o foco da educação inclusiva. Sendo assim, percebe-se que a inclusão não pode mais ser vista como um mistério distante, mas como um projeto social humanista de trabalho que traz consigo muitas opções. A epistemologia utilizada está inserida dentro dos métodos de pesquisa de natureza qualitativa através de uma revisão crítica de literatura no ensino de crianças autistas. Assim, se foi feito uso de distintos estudos prévios em bancos de teses, dissertações e plataformas de periódicos - tais como os de Silvia Lucía Baetti, María de los Ángeles Matos e Maria Belén Prieto (2019), Aldo Ferreres e Valeria Abusamra (2019), Mayra Gaiato e Gustavo Teixeira (2018), Sílvia Orrú (2016) e Alicia Colatto (2013) entre outros – que objetivaram ressignificar suas abordagens teóricas, visando assim, a melhoria e o sucesso nas condições  de ensino e de aprendizagem envolvendo pessoas com autismo no cotidiano escolar. Os achados permitiram asseverar que os objetivos da educação inclusiva poderiam ultrapassar os limites de viabilidade e visibilidade da questão, ultrapassando por cima da própria resiliência do docente, seja em seus aspectos e abordagens teóricas, seja na implementação de atividades inclusivas adaptadas no cotidiano diário da sala de aula.  
description Resumo – É crescente na contemporaneidade o aumento de demandas nas mais distintas ciências em relação à inclusão de crianças com alguma deficiência.  O objetivo geral deste ensaio acentua algumas discussões sobre a igualdade de oportunidades no ensino com crianças autistas sob o foco da educação inclusiva. Sendo assim, percebe-se que a inclusão não pode mais ser vista como um mistério distante, mas como um projeto social humanista de trabalho que traz consigo muitas opções. A epistemologia utilizada está inserida dentro dos métodos de pesquisa de natureza qualitativa através de uma revisão crítica de literatura no ensino de crianças autistas. Assim, se foi feito uso de distintos estudos prévios em bancos de teses, dissertações e plataformas de periódicos - tais como os de Silvia Lucía Baetti, María de los Ángeles Matos e Maria Belén Prieto (2019), Aldo Ferreres e Valeria Abusamra (2019), Mayra Gaiato e Gustavo Teixeira (2018), Sílvia Orrú (2016) e Alicia Colatto (2013) entre outros – que objetivaram ressignificar suas abordagens teóricas, visando assim, a melhoria e o sucesso nas condições  de ensino e de aprendizagem envolvendo pessoas com autismo no cotidiano escolar. Os achados permitiram asseverar que os objetivos da educação inclusiva poderiam ultrapassar os limites de viabilidade e visibilidade da questão, ultrapassando por cima da própria resiliência do docente, seja em seus aspectos e abordagens teóricas, seja na implementação de atividades inclusivas adaptadas no cotidiano diário da sala de aula.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3120
10.14295/idonline.v15i56.3120
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3120
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i56.3120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3120/4920
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Miguel Melo Ifadireó, Alyne Andrelyna Lima Rocha, Francisco Renato Silva Ferreira, Vanessa de Carvalho Nilo Bitu
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Miguel Melo Ifadireó, Alyne Andrelyna Lima Rocha, Francisco Renato Silva Ferreira, Vanessa de Carvalho Nilo Bitu
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 44-63
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037423561080832