Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3120 |
Resumo: | Resumo – É crescente na contemporaneidade o aumento de demandas nas mais distintas ciências em relação à inclusão de crianças com alguma deficiência. O objetivo geral deste ensaio acentua algumas discussões sobre a igualdade de oportunidades no ensino com crianças autistas sob o foco da educação inclusiva. Sendo assim, percebe-se que a inclusão não pode mais ser vista como um mistério distante, mas como um projeto social humanista de trabalho que traz consigo muitas opções. A epistemologia utilizada está inserida dentro dos métodos de pesquisa de natureza qualitativa através de uma revisão crítica de literatura no ensino de crianças autistas. Assim, se foi feito uso de distintos estudos prévios em bancos de teses, dissertações e plataformas de periódicos - tais como os de Silvia Lucía Baetti, María de los Ángeles Matos e Maria Belén Prieto (2019), Aldo Ferreres e Valeria Abusamra (2019), Mayra Gaiato e Gustavo Teixeira (2018), Sílvia Orrú (2016) e Alicia Colatto (2013) entre outros – que objetivaram ressignificar suas abordagens teóricas, visando assim, a melhoria e o sucesso nas condições de ensino e de aprendizagem envolvendo pessoas com autismo no cotidiano escolar. Os achados permitiram asseverar que os objetivos da educação inclusiva poderiam ultrapassar os limites de viabilidade e visibilidade da questão, ultrapassando por cima da própria resiliência do docente, seja em seus aspectos e abordagens teóricas, seja na implementação de atividades inclusivas adaptadas no cotidiano diário da sala de aula. |
id |
IPES_2467f68fcf9d1cedb28ea32c8e99d9a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3120 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal OpportunitiesEnsino. Educação em Saúde; Autismo; Educação Inclusiva; Atendimento Escolar EspecialResumo – É crescente na contemporaneidade o aumento de demandas nas mais distintas ciências em relação à inclusão de crianças com alguma deficiência. O objetivo geral deste ensaio acentua algumas discussões sobre a igualdade de oportunidades no ensino com crianças autistas sob o foco da educação inclusiva. Sendo assim, percebe-se que a inclusão não pode mais ser vista como um mistério distante, mas como um projeto social humanista de trabalho que traz consigo muitas opções. A epistemologia utilizada está inserida dentro dos métodos de pesquisa de natureza qualitativa através de uma revisão crítica de literatura no ensino de crianças autistas. Assim, se foi feito uso de distintos estudos prévios em bancos de teses, dissertações e plataformas de periódicos - tais como os de Silvia Lucía Baetti, María de los Ángeles Matos e Maria Belén Prieto (2019), Aldo Ferreres e Valeria Abusamra (2019), Mayra Gaiato e Gustavo Teixeira (2018), Sílvia Orrú (2016) e Alicia Colatto (2013) entre outros – que objetivaram ressignificar suas abordagens teóricas, visando assim, a melhoria e o sucesso nas condições de ensino e de aprendizagem envolvendo pessoas com autismo no cotidiano escolar. Os achados permitiram asseverar que os objetivos da educação inclusiva poderiam ultrapassar os limites de viabilidade e visibilidade da questão, ultrapassando por cima da própria resiliência do docente, seja em seus aspectos e abordagens teóricas, seja na implementação de atividades inclusivas adaptadas no cotidiano diário da sala de aula. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORIfadireó, Miguel MeloRocha, Alyne Andrelyna LimaFerreira, Francisco Renato SilvaBitu, Vanessa de Carvalho Nilo2021-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/312010.14295/idonline.v15i56.3120ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 44-631981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3120/4920Direitos autorais 2021 Miguel Melo Ifadireó, Alyne Andrelyna Lima Rocha, Francisco Renato Silva Ferreira, Vanessa de Carvalho Nilo Bituhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-20T19:57:59Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities |
title |
Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities |
spellingShingle |
Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities Ifadireó, Miguel Melo Ensino. Educação em Saúde; Autismo; Educação Inclusiva; Atendimento Escolar Especial |
title_short |
Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities |
title_full |
Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities |
title_fullStr |
Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities |
title_full_unstemmed |
Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities |
title_sort |
Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities |
author |
Ifadireó, Miguel Melo |
author_facet |
Ifadireó, Miguel Melo Rocha, Alyne Andrelyna Lima Ferreira, Francisco Renato Silva Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Alyne Andrelyna Lima Ferreira, Francisco Renato Silva Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ifadireó, Miguel Melo Rocha, Alyne Andrelyna Lima Ferreira, Francisco Renato Silva Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Educação em Saúde; Autismo; Educação Inclusiva; Atendimento Escolar Especial |
topic |
Ensino. Educação em Saúde; Autismo; Educação Inclusiva; Atendimento Escolar Especial |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo – É crescente na contemporaneidade o aumento de demandas nas mais distintas ciências em relação à inclusão de crianças com alguma deficiência. O objetivo geral deste ensaio acentua algumas discussões sobre a igualdade de oportunidades no ensino com crianças autistas sob o foco da educação inclusiva. Sendo assim, percebe-se que a inclusão não pode mais ser vista como um mistério distante, mas como um projeto social humanista de trabalho que traz consigo muitas opções. A epistemologia utilizada está inserida dentro dos métodos de pesquisa de natureza qualitativa através de uma revisão crítica de literatura no ensino de crianças autistas. Assim, se foi feito uso de distintos estudos prévios em bancos de teses, dissertações e plataformas de periódicos - tais como os de Silvia Lucía Baetti, María de los Ángeles Matos e Maria Belén Prieto (2019), Aldo Ferreres e Valeria Abusamra (2019), Mayra Gaiato e Gustavo Teixeira (2018), Sílvia Orrú (2016) e Alicia Colatto (2013) entre outros – que objetivaram ressignificar suas abordagens teóricas, visando assim, a melhoria e o sucesso nas condições de ensino e de aprendizagem envolvendo pessoas com autismo no cotidiano escolar. Os achados permitiram asseverar que os objetivos da educação inclusiva poderiam ultrapassar os limites de viabilidade e visibilidade da questão, ultrapassando por cima da própria resiliência do docente, seja em seus aspectos e abordagens teóricas, seja na implementação de atividades inclusivas adaptadas no cotidiano diário da sala de aula. |
description |
Resumo – É crescente na contemporaneidade o aumento de demandas nas mais distintas ciências em relação à inclusão de crianças com alguma deficiência. O objetivo geral deste ensaio acentua algumas discussões sobre a igualdade de oportunidades no ensino com crianças autistas sob o foco da educação inclusiva. Sendo assim, percebe-se que a inclusão não pode mais ser vista como um mistério distante, mas como um projeto social humanista de trabalho que traz consigo muitas opções. A epistemologia utilizada está inserida dentro dos métodos de pesquisa de natureza qualitativa através de uma revisão crítica de literatura no ensino de crianças autistas. Assim, se foi feito uso de distintos estudos prévios em bancos de teses, dissertações e plataformas de periódicos - tais como os de Silvia Lucía Baetti, María de los Ángeles Matos e Maria Belén Prieto (2019), Aldo Ferreres e Valeria Abusamra (2019), Mayra Gaiato e Gustavo Teixeira (2018), Sílvia Orrú (2016) e Alicia Colatto (2013) entre outros – que objetivaram ressignificar suas abordagens teóricas, visando assim, a melhoria e o sucesso nas condições de ensino e de aprendizagem envolvendo pessoas com autismo no cotidiano escolar. Os achados permitiram asseverar que os objetivos da educação inclusiva poderiam ultrapassar os limites de viabilidade e visibilidade da questão, ultrapassando por cima da própria resiliência do docente, seja em seus aspectos e abordagens teóricas, seja na implementação de atividades inclusivas adaptadas no cotidiano diário da sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3120 10.14295/idonline.v15i56.3120 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3120 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i56.3120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3120/4920 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Miguel Melo Ifadireó, Alyne Andrelyna Lima Rocha, Francisco Renato Silva Ferreira, Vanessa de Carvalho Nilo Bitu https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Miguel Melo Ifadireó, Alyne Andrelyna Lima Rocha, Francisco Renato Silva Ferreira, Vanessa de Carvalho Nilo Bitu https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 44-63 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037423561080832 |