Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Girlene Geni
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sobral, Maria do Socorro Cecílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2061
Resumo: O presente trabalho tenta mostrar a importância de ver que o brincar não é mais apenas mais uma forma de lazer para os pequeninos, e sim uma ferramenta poderosa no processo de ensino aprendizagem, tornando as aulas mais divertidas e assim o professor pode não só tornar a aula menos estressante, mas também pode criar um elo de ligação totalmente novo com o aluno se transformando em algo muito maior que  apenas aquele que mostra o conteúdo, para aquele que ajuda realmente no aprender do estudante. Tendo em vista a natureza curiosa da criança, levar brincadeiras, fazer passeios, propor pesquisas, ou até mesmo explorar o próprio ambiente da sala de aula e arredores pode ser uma experiência muito rica e produtiva para as crianças se mediado da maneira correta. Objetivando trazer uma reflexão a respeito de teoria de pensadores da área da educação, esse artigo tem como finalidade trabalhar o lúdico como uma ferramenta eficaz para o escolar enriquecendo cada vez mais o ambiente de sala de aula com o brincar que muito agrada a criança e a faz aprender melhor o conteúdo a ser trabalhado na educação infantil. Quanto ao estudo a metodologia  utilizada  foi a pesquisa bibliográfica através de uma abordagem de cunho qualitativa onde os resultados apontaram inúmeras vantagens da ludicidade para a aprendizagem no processo da educação infantil.   
id IPES_2b4e16378b0f99662b603eb247d6a7c0
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2061
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Educationcriança, lúdico, brincar, aprendizadoO presente trabalho tenta mostrar a importância de ver que o brincar não é mais apenas mais uma forma de lazer para os pequeninos, e sim uma ferramenta poderosa no processo de ensino aprendizagem, tornando as aulas mais divertidas e assim o professor pode não só tornar a aula menos estressante, mas também pode criar um elo de ligação totalmente novo com o aluno se transformando em algo muito maior que  apenas aquele que mostra o conteúdo, para aquele que ajuda realmente no aprender do estudante. Tendo em vista a natureza curiosa da criança, levar brincadeiras, fazer passeios, propor pesquisas, ou até mesmo explorar o próprio ambiente da sala de aula e arredores pode ser uma experiência muito rica e produtiva para as crianças se mediado da maneira correta. Objetivando trazer uma reflexão a respeito de teoria de pensadores da área da educação, esse artigo tem como finalidade trabalhar o lúdico como uma ferramenta eficaz para o escolar enriquecendo cada vez mais o ambiente de sala de aula com o brincar que muito agrada a criança e a faz aprender melhor o conteúdo a ser trabalhado na educação infantil. Quanto ao estudo a metodologia  utilizada  foi a pesquisa bibliográfica através de uma abordagem de cunho qualitativa onde os resultados apontaram inúmeras vantagens da ludicidade para a aprendizagem no processo da educação infantil.   INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBarbosa, Girlene GeniSobral, Maria do Socorro Cecílio2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/206110.14295/idonline.v13i47.2061ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 661-6691981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2061/3058https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2061/3197Direitos autorais 2021 Girlene Geni Barbosa, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-22T21:55:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Education
title Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Education
spellingShingle Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Education
Barbosa, Girlene Geni
criança, lúdico, brincar, aprendizado
title_short Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Education
title_full Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Education
title_fullStr Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Education
title_full_unstemmed Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Education
title_sort Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Education
author Barbosa, Girlene Geni
author_facet Barbosa, Girlene Geni
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
author_role author
author2 Sobral, Maria do Socorro Cecílio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Girlene Geni
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
dc.subject.por.fl_str_mv criança, lúdico, brincar, aprendizado
topic criança, lúdico, brincar, aprendizado
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho tenta mostrar a importância de ver que o brincar não é mais apenas mais uma forma de lazer para os pequeninos, e sim uma ferramenta poderosa no processo de ensino aprendizagem, tornando as aulas mais divertidas e assim o professor pode não só tornar a aula menos estressante, mas também pode criar um elo de ligação totalmente novo com o aluno se transformando em algo muito maior que  apenas aquele que mostra o conteúdo, para aquele que ajuda realmente no aprender do estudante. Tendo em vista a natureza curiosa da criança, levar brincadeiras, fazer passeios, propor pesquisas, ou até mesmo explorar o próprio ambiente da sala de aula e arredores pode ser uma experiência muito rica e produtiva para as crianças se mediado da maneira correta. Objetivando trazer uma reflexão a respeito de teoria de pensadores da área da educação, esse artigo tem como finalidade trabalhar o lúdico como uma ferramenta eficaz para o escolar enriquecendo cada vez mais o ambiente de sala de aula com o brincar que muito agrada a criança e a faz aprender melhor o conteúdo a ser trabalhado na educação infantil. Quanto ao estudo a metodologia  utilizada  foi a pesquisa bibliográfica através de uma abordagem de cunho qualitativa onde os resultados apontaram inúmeras vantagens da ludicidade para a aprendizagem no processo da educação infantil.   
description O presente trabalho tenta mostrar a importância de ver que o brincar não é mais apenas mais uma forma de lazer para os pequeninos, e sim uma ferramenta poderosa no processo de ensino aprendizagem, tornando as aulas mais divertidas e assim o professor pode não só tornar a aula menos estressante, mas também pode criar um elo de ligação totalmente novo com o aluno se transformando em algo muito maior que  apenas aquele que mostra o conteúdo, para aquele que ajuda realmente no aprender do estudante. Tendo em vista a natureza curiosa da criança, levar brincadeiras, fazer passeios, propor pesquisas, ou até mesmo explorar o próprio ambiente da sala de aula e arredores pode ser uma experiência muito rica e produtiva para as crianças se mediado da maneira correta. Objetivando trazer uma reflexão a respeito de teoria de pensadores da área da educação, esse artigo tem como finalidade trabalhar o lúdico como uma ferramenta eficaz para o escolar enriquecendo cada vez mais o ambiente de sala de aula com o brincar que muito agrada a criança e a faz aprender melhor o conteúdo a ser trabalhado na educação infantil. Quanto ao estudo a metodologia  utilizada  foi a pesquisa bibliográfica através de uma abordagem de cunho qualitativa onde os resultados apontaram inúmeras vantagens da ludicidade para a aprendizagem no processo da educação infantil.   
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2061
10.14295/idonline.v13i47.2061
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2061
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i47.2061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2061/3058
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2061/3197
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Girlene Geni Barbosa, Maria do Socorro Cecílio Sobral
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Girlene Geni Barbosa, Maria do Socorro Cecílio Sobral
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 661-669
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037430611705856