Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2061 |
Resumo: | O presente trabalho tenta mostrar a importância de ver que o brincar não é mais apenas mais uma forma de lazer para os pequeninos, e sim uma ferramenta poderosa no processo de ensino aprendizagem, tornando as aulas mais divertidas e assim o professor pode não só tornar a aula menos estressante, mas também pode criar um elo de ligação totalmente novo com o aluno se transformando em algo muito maior que apenas aquele que mostra o conteúdo, para aquele que ajuda realmente no aprender do estudante. Tendo em vista a natureza curiosa da criança, levar brincadeiras, fazer passeios, propor pesquisas, ou até mesmo explorar o próprio ambiente da sala de aula e arredores pode ser uma experiência muito rica e produtiva para as crianças se mediado da maneira correta. Objetivando trazer uma reflexão a respeito de teoria de pensadores da área da educação, esse artigo tem como finalidade trabalhar o lúdico como uma ferramenta eficaz para o escolar enriquecendo cada vez mais o ambiente de sala de aula com o brincar que muito agrada a criança e a faz aprender melhor o conteúdo a ser trabalhado na educação infantil. Quanto ao estudo a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica através de uma abordagem de cunho qualitativa onde os resultados apontaram inúmeras vantagens da ludicidade para a aprendizagem no processo da educação infantil. |
id |
IPES_2b4e16378b0f99662b603eb247d6a7c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2061 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Educationcriança, lúdico, brincar, aprendizadoO presente trabalho tenta mostrar a importância de ver que o brincar não é mais apenas mais uma forma de lazer para os pequeninos, e sim uma ferramenta poderosa no processo de ensino aprendizagem, tornando as aulas mais divertidas e assim o professor pode não só tornar a aula menos estressante, mas também pode criar um elo de ligação totalmente novo com o aluno se transformando em algo muito maior que apenas aquele que mostra o conteúdo, para aquele que ajuda realmente no aprender do estudante. Tendo em vista a natureza curiosa da criança, levar brincadeiras, fazer passeios, propor pesquisas, ou até mesmo explorar o próprio ambiente da sala de aula e arredores pode ser uma experiência muito rica e produtiva para as crianças se mediado da maneira correta. Objetivando trazer uma reflexão a respeito de teoria de pensadores da área da educação, esse artigo tem como finalidade trabalhar o lúdico como uma ferramenta eficaz para o escolar enriquecendo cada vez mais o ambiente de sala de aula com o brincar que muito agrada a criança e a faz aprender melhor o conteúdo a ser trabalhado na educação infantil. Quanto ao estudo a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica através de uma abordagem de cunho qualitativa onde os resultados apontaram inúmeras vantagens da ludicidade para a aprendizagem no processo da educação infantil. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBarbosa, Girlene GeniSobral, Maria do Socorro Cecílio2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/206110.14295/idonline.v13i47.2061ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 661-6691981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2061/3058https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2061/3197Direitos autorais 2021 Girlene Geni Barbosa, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-22T21:55:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Education |
title |
Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Education |
spellingShingle |
Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Education Barbosa, Girlene Geni criança, lúdico, brincar, aprendizado |
title_short |
Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Education |
title_full |
Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Education |
title_fullStr |
Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Education |
title_full_unstemmed |
Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Education |
title_sort |
Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Education |
author |
Barbosa, Girlene Geni |
author_facet |
Barbosa, Girlene Geni Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author_role |
author |
author2 |
Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Girlene Geni Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
criança, lúdico, brincar, aprendizado |
topic |
criança, lúdico, brincar, aprendizado |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho tenta mostrar a importância de ver que o brincar não é mais apenas mais uma forma de lazer para os pequeninos, e sim uma ferramenta poderosa no processo de ensino aprendizagem, tornando as aulas mais divertidas e assim o professor pode não só tornar a aula menos estressante, mas também pode criar um elo de ligação totalmente novo com o aluno se transformando em algo muito maior que apenas aquele que mostra o conteúdo, para aquele que ajuda realmente no aprender do estudante. Tendo em vista a natureza curiosa da criança, levar brincadeiras, fazer passeios, propor pesquisas, ou até mesmo explorar o próprio ambiente da sala de aula e arredores pode ser uma experiência muito rica e produtiva para as crianças se mediado da maneira correta. Objetivando trazer uma reflexão a respeito de teoria de pensadores da área da educação, esse artigo tem como finalidade trabalhar o lúdico como uma ferramenta eficaz para o escolar enriquecendo cada vez mais o ambiente de sala de aula com o brincar que muito agrada a criança e a faz aprender melhor o conteúdo a ser trabalhado na educação infantil. Quanto ao estudo a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica através de uma abordagem de cunho qualitativa onde os resultados apontaram inúmeras vantagens da ludicidade para a aprendizagem no processo da educação infantil. |
description |
O presente trabalho tenta mostrar a importância de ver que o brincar não é mais apenas mais uma forma de lazer para os pequeninos, e sim uma ferramenta poderosa no processo de ensino aprendizagem, tornando as aulas mais divertidas e assim o professor pode não só tornar a aula menos estressante, mas também pode criar um elo de ligação totalmente novo com o aluno se transformando em algo muito maior que apenas aquele que mostra o conteúdo, para aquele que ajuda realmente no aprender do estudante. Tendo em vista a natureza curiosa da criança, levar brincadeiras, fazer passeios, propor pesquisas, ou até mesmo explorar o próprio ambiente da sala de aula e arredores pode ser uma experiência muito rica e produtiva para as crianças se mediado da maneira correta. Objetivando trazer uma reflexão a respeito de teoria de pensadores da área da educação, esse artigo tem como finalidade trabalhar o lúdico como uma ferramenta eficaz para o escolar enriquecendo cada vez mais o ambiente de sala de aula com o brincar que muito agrada a criança e a faz aprender melhor o conteúdo a ser trabalhado na educação infantil. Quanto ao estudo a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica através de uma abordagem de cunho qualitativa onde os resultados apontaram inúmeras vantagens da ludicidade para a aprendizagem no processo da educação infantil. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2061 10.14295/idonline.v13i47.2061 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2061 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i47.2061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2061/3058 https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2061/3197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Girlene Geni Barbosa, Maria do Socorro Cecílio Sobral https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Girlene Geni Barbosa, Maria do Socorro Cecílio Sobral https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 661-669 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037430611705856 |