História do Autismo: Compreensões Iniciais / The History of Autism: Initial Understandings

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evêncio, Kátia Maria de Moura
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fernandes, George Pimentel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1968
Resumo: Para sustentar as discussões e buscas por estratégias de ensino aos alunos com autismo, se faz indispensável compreender o que é este transtorno e como foi “descoberto” o primeiro diagnóstico. Saber da história deste transtorno nos faz refletir acerca do desenvolvimento integral das pessoas que o tem, bem como nos auxilia a compreender a luta das famílias em prol da qualidade de vida dessas pessoas. Também, saber o que é o autismo permite-nos encarar a pessoa que o tem em sua plenitude, ao invés de limitarmos nosso olhar apenas para a sua condição específica podendo resultar em discriminação e preconceitos. Por esta razão, o presente artigo de revisão se trata de um recorte de uma pesquisa maior e definiu como objetivo central Conhecer a história do autismo visando compreender como foram diagnosticados os primeiros casos e como estes embasam os conhecimentos científicos na atualidade. Assim, dentre os teóricos que respaldam a presente revisão, destacam-se Donvan Zucker (2017). O desenvolvimento está dividido em duas sessões a saber: A história do autismo: compreensões iniciais; e O que causa o autismo? O público alvo para esta leitura são profissionais da educação, familiares de pessoas com autismo e profissionais da área de saúde e reabilitação cognitiva. Espera-se que os conhecimentos aqui expostos possam contribuir e por se tratar de recorte de uma pesquisa maior a nível de mestrado, há continuidade deste conteúdo.  
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