História do Autismo: Compreensões Iniciais / The History of Autism: Initial Understandings
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1968 |
Resumo: | Para sustentar as discussões e buscas por estratégias de ensino aos alunos com autismo, se faz indispensável compreender o que é este transtorno e como foi “descoberto” o primeiro diagnóstico. Saber da história deste transtorno nos faz refletir acerca do desenvolvimento integral das pessoas que o tem, bem como nos auxilia a compreender a luta das famílias em prol da qualidade de vida dessas pessoas. Também, saber o que é o autismo permite-nos encarar a pessoa que o tem em sua plenitude, ao invés de limitarmos nosso olhar apenas para a sua condição específica podendo resultar em discriminação e preconceitos. Por esta razão, o presente artigo de revisão se trata de um recorte de uma pesquisa maior e definiu como objetivo central Conhecer a história do autismo visando compreender como foram diagnosticados os primeiros casos e como estes embasam os conhecimentos científicos na atualidade. Assim, dentre os teóricos que respaldam a presente revisão, destacam-se Donvan Zucker (2017). O desenvolvimento está dividido em duas sessões a saber: A história do autismo: compreensões iniciais; e O que causa o autismo? O público alvo para esta leitura são profissionais da educação, familiares de pessoas com autismo e profissionais da área de saúde e reabilitação cognitiva. Espera-se que os conhecimentos aqui expostos possam contribuir e por se tratar de recorte de uma pesquisa maior a nível de mestrado, há continuidade deste conteúdo. |
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História do Autismo: Compreensões Iniciais / The History of Autism: Initial UnderstandingsAutismo. História. Primeiro diagnósticoPara sustentar as discussões e buscas por estratégias de ensino aos alunos com autismo, se faz indispensável compreender o que é este transtorno e como foi “descoberto” o primeiro diagnóstico. Saber da história deste transtorno nos faz refletir acerca do desenvolvimento integral das pessoas que o tem, bem como nos auxilia a compreender a luta das famílias em prol da qualidade de vida dessas pessoas. Também, saber o que é o autismo permite-nos encarar a pessoa que o tem em sua plenitude, ao invés de limitarmos nosso olhar apenas para a sua condição específica podendo resultar em discriminação e preconceitos. Por esta razão, o presente artigo de revisão se trata de um recorte de uma pesquisa maior e definiu como objetivo central Conhecer a história do autismo visando compreender como foram diagnosticados os primeiros casos e como estes embasam os conhecimentos científicos na atualidade. Assim, dentre os teóricos que respaldam a presente revisão, destacam-se Donvan Zucker (2017). O desenvolvimento está dividido em duas sessões a saber: A história do autismo: compreensões iniciais; e O que causa o autismo? O público alvo para esta leitura são profissionais da educação, familiares de pessoas com autismo e profissionais da área de saúde e reabilitação cognitiva. Espera-se que os conhecimentos aqui expostos possam contribuir e por se tratar de recorte de uma pesquisa maior a nível de mestrado, há continuidade deste conteúdo. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOREvêncio, Kátia Maria de MouraFernandes, George Pimentel2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/196810.14295/idonline.v13i47.1968ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 133-1381981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1968/3186Direitos autorais 2021 Kátia Maria de Moura Evêncio, George Pimentel Fernandeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-22T21:55:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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Para sustentar as discussões e buscas por estratégias de ensino aos alunos com autismo, se faz indispensável compreender o que é este transtorno e como foi “descoberto” o primeiro diagnóstico. Saber da história deste transtorno nos faz refletir acerca do desenvolvimento integral das pessoas que o tem, bem como nos auxilia a compreender a luta das famílias em prol da qualidade de vida dessas pessoas. Também, saber o que é o autismo permite-nos encarar a pessoa que o tem em sua plenitude, ao invés de limitarmos nosso olhar apenas para a sua condição específica podendo resultar em discriminação e preconceitos. Por esta razão, o presente artigo de revisão se trata de um recorte de uma pesquisa maior e definiu como objetivo central Conhecer a história do autismo visando compreender como foram diagnosticados os primeiros casos e como estes embasam os conhecimentos científicos na atualidade. Assim, dentre os teóricos que respaldam a presente revisão, destacam-se Donvan Zucker (2017). O desenvolvimento está dividido em duas sessões a saber: A história do autismo: compreensões iniciais; e O que causa o autismo? O público alvo para esta leitura são profissionais da educação, familiares de pessoas com autismo e profissionais da área de saúde e reabilitação cognitiva. Espera-se que os conhecimentos aqui expostos possam contribuir e por se tratar de recorte de uma pesquisa maior a nível de mestrado, há continuidade deste conteúdo. |
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