A avaliação educacional no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seábra, Maria Divania Primo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Diógenes, Sérgina Carla Pontes, Melo, Joana Machado Leite de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/69
Resumo: O Presente trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a Avaliação Educacional no contexto escolar. Neste estudo buscamos discutir alguns instrumentos de avaliação que possam ser úteis no dia-a-dia dos envolvidos. Nosso principal objetivo é dialogar com as propostas de alguns autores sobre suas estratégias e práticas educativas. Os resultados obtidos à partir da literatura examinada, nos leva a crer que a avaliação deve ter como finalidade a orientação da aprendizagem, a autonomia dos aprendizes em relação a mesma e, a verificação das habilidades e competências adquiridas. A compreensão das formas de avaliar e o uso de diferentes estratégias, faz com que a avaliação se torne uma ferramenta muito importante para o acompanhamento do ensino-aprendizagem. Neste sentido, quanto mais colocarmos em prática a nossa capacidade de avaliar, melhor teremos resultados coerentes com os objetivos de aprendizagem planejados.
id IPES_36d1ea37d745d86dcfb5af68d5e01225
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/69
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A avaliação educacional no contexto escolarAvaliação, Educação, Ensino.O Presente trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a Avaliação Educacional no contexto escolar. Neste estudo buscamos discutir alguns instrumentos de avaliação que possam ser úteis no dia-a-dia dos envolvidos. Nosso principal objetivo é dialogar com as propostas de alguns autores sobre suas estratégias e práticas educativas. Os resultados obtidos à partir da literatura examinada, nos leva a crer que a avaliação deve ter como finalidade a orientação da aprendizagem, a autonomia dos aprendizes em relação a mesma e, a verificação das habilidades e competências adquiridas. A compreensão das formas de avaliar e o uso de diferentes estratégias, faz com que a avaliação se torne uma ferramenta muito importante para o acompanhamento do ensino-aprendizagem. Neste sentido, quanto mais colocarmos em prática a nossa capacidade de avaliar, melhor teremos resultados coerentes com os objetivos de aprendizagem planejados.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSeábra, Maria Divania PrimoDiógenes, Sérgina Carla PontesMelo, Joana Machado Leite de2010-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/6910.14295/idonline.v4i12.69ID on line. Revista de psicologia; v. 4, n. 12 (2010); 90-961981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/69/69Direitos autorais 2021 Maria Divania Primo Seábra, Sérgina Carla Pontes Diógenes, Joana Machado Leite de Melohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:05:46Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação educacional no contexto escolar
title A avaliação educacional no contexto escolar
spellingShingle A avaliação educacional no contexto escolar
Seábra, Maria Divania Primo
Avaliação, Educação, Ensino.
title_short A avaliação educacional no contexto escolar
title_full A avaliação educacional no contexto escolar
title_fullStr A avaliação educacional no contexto escolar
title_full_unstemmed A avaliação educacional no contexto escolar
title_sort A avaliação educacional no contexto escolar
author Seábra, Maria Divania Primo
author_facet Seábra, Maria Divania Primo
Diógenes, Sérgina Carla Pontes
Melo, Joana Machado Leite de
author_role author
author2 Diógenes, Sérgina Carla Pontes
Melo, Joana Machado Leite de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Seábra, Maria Divania Primo
Diógenes, Sérgina Carla Pontes
Melo, Joana Machado Leite de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação, Educação, Ensino.
topic Avaliação, Educação, Ensino.
dc.description.none.fl_txt_mv O Presente trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a Avaliação Educacional no contexto escolar. Neste estudo buscamos discutir alguns instrumentos de avaliação que possam ser úteis no dia-a-dia dos envolvidos. Nosso principal objetivo é dialogar com as propostas de alguns autores sobre suas estratégias e práticas educativas. Os resultados obtidos à partir da literatura examinada, nos leva a crer que a avaliação deve ter como finalidade a orientação da aprendizagem, a autonomia dos aprendizes em relação a mesma e, a verificação das habilidades e competências adquiridas. A compreensão das formas de avaliar e o uso de diferentes estratégias, faz com que a avaliação se torne uma ferramenta muito importante para o acompanhamento do ensino-aprendizagem. Neste sentido, quanto mais colocarmos em prática a nossa capacidade de avaliar, melhor teremos resultados coerentes com os objetivos de aprendizagem planejados.
description O Presente trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a Avaliação Educacional no contexto escolar. Neste estudo buscamos discutir alguns instrumentos de avaliação que possam ser úteis no dia-a-dia dos envolvidos. Nosso principal objetivo é dialogar com as propostas de alguns autores sobre suas estratégias e práticas educativas. Os resultados obtidos à partir da literatura examinada, nos leva a crer que a avaliação deve ter como finalidade a orientação da aprendizagem, a autonomia dos aprendizes em relação a mesma e, a verificação das habilidades e competências adquiridas. A compreensão das formas de avaliar e o uso de diferentes estratégias, faz com que a avaliação se torne uma ferramenta muito importante para o acompanhamento do ensino-aprendizagem. Neste sentido, quanto mais colocarmos em prática a nossa capacidade de avaliar, melhor teremos resultados coerentes com os objetivos de aprendizagem planejados.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/69
10.14295/idonline.v4i12.69
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/69
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v4i12.69
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/69/69
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Divania Primo Seábra, Sérgina Carla Pontes Diógenes, Joana Machado Leite de Melo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Divania Primo Seábra, Sérgina Carla Pontes Diógenes, Joana Machado Leite de Melo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 4, n. 12 (2010); 90-96
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037425752604672