Programa de Aprendizagem e suas Implicações ao Acesso e Continuidade no Mercado de Trabalho: Um Estudo com Jovens Aprendizes / Learning Program and its Implications to Access and Continuity in the Labor Market: A Study with Young Learners

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Cintia Rosa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Granja, Edna Mirtes dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2865
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo entender a funcionalidade das Políticas Públicas voltadas para juventude, por meio do Programa de Aprendizagem regido pela Lei nº 10.097 de 19 de dezembro de 2000, problematizando as dificuldades ao acesso e continuidade no mercado de trabalho. A escolha da temática provém da relevância social e da importância da empregabilidade para os jovens nesta fase transitória para adultez. A pesquisa caracteriza-se de natureza básica, abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, como procedimento técnico utilizou-se um estudo de caso e pesquisa bibliográfica, aplicando as ferramentas de grupo focal para os 07 jovens aprendizes integrantes do campo de pesquisa, como também entrevista semiestruturada para 03 gestores tutores desses jovens. Entre os resultados, evidenciou-se a percepção dos jovens aprendizes sobre a dificuldade do ingresso no mercado de trabalho, devido à falta de experiência exigida pelo mercado, além da compreensão que o Programa de Aprendizagem é um facilitador para essas implicações, contribuindo com o desenvolvimento e a escolha de carreira desses jovens. Sobre o ponto de vista dos gestores tutores, o Programa é visto de forma positiva, compreendem a importância de sua intervenção para o desenvolvimento desses jovens, mas explicitaram que o Programa ainda requer melhorias, com relação ao acompanhamento e análise da assimilação do aprendizado por parte dos aprendizes. Portanto, entende-se que o Programa de Aprendizagem vem cumprindo o seu papel para os jovens que conseguem adentrar ao Projeto. Contudo, a sua abrangência precisa ser amplificada, a fim de melhorar o alcance da população juvenil. Desta forma, compreende-se que o plano traçado é eficaz, mas que ainda existe um longo caminho a seguir.
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description Essa pesquisa tem por objetivo entender a funcionalidade das Políticas Públicas voltadas para juventude, por meio do Programa de Aprendizagem regido pela Lei nº 10.097 de 19 de dezembro de 2000, problematizando as dificuldades ao acesso e continuidade no mercado de trabalho. A escolha da temática provém da relevância social e da importância da empregabilidade para os jovens nesta fase transitória para adultez. A pesquisa caracteriza-se de natureza básica, abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, como procedimento técnico utilizou-se um estudo de caso e pesquisa bibliográfica, aplicando as ferramentas de grupo focal para os 07 jovens aprendizes integrantes do campo de pesquisa, como também entrevista semiestruturada para 03 gestores tutores desses jovens. Entre os resultados, evidenciou-se a percepção dos jovens aprendizes sobre a dificuldade do ingresso no mercado de trabalho, devido à falta de experiência exigida pelo mercado, além da compreensão que o Programa de Aprendizagem é um facilitador para essas implicações, contribuindo com o desenvolvimento e a escolha de carreira desses jovens. Sobre o ponto de vista dos gestores tutores, o Programa é visto de forma positiva, compreendem a importância de sua intervenção para o desenvolvimento desses jovens, mas explicitaram que o Programa ainda requer melhorias, com relação ao acompanhamento e análise da assimilação do aprendizado por parte dos aprendizes. Portanto, entende-se que o Programa de Aprendizagem vem cumprindo o seu papel para os jovens que conseguem adentrar ao Projeto. Contudo, a sua abrangência precisa ser amplificada, a fim de melhorar o alcance da população juvenil. Desta forma, compreende-se que o plano traçado é eficaz, mas que ainda existe um longo caminho a seguir.
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