Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trends
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1969 |
Resumo: | Resumo: A formação de professores vem sendo analisada por vários estudos e pesquisas nas últimas décadas. Passou a ser parte do desenvolvimento profissional que acontece ao longo da atuação docente, possibilitando um novo sentido à prática pedagógica e dando novo significado a atuação do professor. Por meio das avaliações diagnósticas e análise dos índices de aprendizagens percebem-se os desafios que permeiam o ambiente escolar no que diz respeito à aprendizagem dos alunos, concepções de avaliação utilizadas na escola e também à formação continuada. O presente artigo visa discutir como a formação continuada e as tendências pedagógicas podem aprimorar o processo ensino/aprendizagem. Como referencial teórico utilizou-se autores como Falsarella (2004), Freitas (2007) Perrenoud (2000), Nóvoa (1991), Freire (1991), Luckesi (1994) Libâneo (2005). As fontes utilizadas para coletas de dados foram registros de cadernos dos discentes, entrevistas e documental. Buscamos compreender o espaço que a formação continuada ocupa na prática escolar dos professores da Escola Estadual Manoel Bandeira, uma escola pública de Alta Floresta, Estado de Mato Grosso. Os resultados indicam que a formação continuada na escola objetiva o aperfeiçoamento das práticas educativas dos profissionais e a compreensão e reflexão das tendências pedagógicas que orientam essas práticas. |
id |
IPES_3ecca7915b767b16702c759cb9890a14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1969 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trendsformação docente, transposição didática e reflexãoResumo: A formação de professores vem sendo analisada por vários estudos e pesquisas nas últimas décadas. Passou a ser parte do desenvolvimento profissional que acontece ao longo da atuação docente, possibilitando um novo sentido à prática pedagógica e dando novo significado a atuação do professor. Por meio das avaliações diagnósticas e análise dos índices de aprendizagens percebem-se os desafios que permeiam o ambiente escolar no que diz respeito à aprendizagem dos alunos, concepções de avaliação utilizadas na escola e também à formação continuada. O presente artigo visa discutir como a formação continuada e as tendências pedagógicas podem aprimorar o processo ensino/aprendizagem. Como referencial teórico utilizou-se autores como Falsarella (2004), Freitas (2007) Perrenoud (2000), Nóvoa (1991), Freire (1991), Luckesi (1994) Libâneo (2005). As fontes utilizadas para coletas de dados foram registros de cadernos dos discentes, entrevistas e documental. Buscamos compreender o espaço que a formação continuada ocupa na prática escolar dos professores da Escola Estadual Manoel Bandeira, uma escola pública de Alta Floresta, Estado de Mato Grosso. Os resultados indicam que a formação continuada na escola objetiva o aperfeiçoamento das práticas educativas dos profissionais e a compreensão e reflexão das tendências pedagógicas que orientam essas práticas. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBack, Giselle Pupim JorgeTeixeira, Maria Ilmalúcia2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/196910.14295/idonline.v13i47.1969ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 139-1551981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESDireitos autorais 2021 Giselle Pupim Jorge Back, Maria Ilmalúcia Teixeirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-11-23T10:45:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trends |
title |
Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trends |
spellingShingle |
Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trends Back, Giselle Pupim Jorge formação docente, transposição didática e reflexão |
title_short |
Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trends |
title_full |
Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trends |
title_fullStr |
Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trends |
title_full_unstemmed |
Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trends |
title_sort |
Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trends |
author |
Back, Giselle Pupim Jorge |
author_facet |
Back, Giselle Pupim Jorge Teixeira, Maria Ilmalúcia |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Maria Ilmalúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Back, Giselle Pupim Jorge Teixeira, Maria Ilmalúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação docente, transposição didática e reflexão |
topic |
formação docente, transposição didática e reflexão |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: A formação de professores vem sendo analisada por vários estudos e pesquisas nas últimas décadas. Passou a ser parte do desenvolvimento profissional que acontece ao longo da atuação docente, possibilitando um novo sentido à prática pedagógica e dando novo significado a atuação do professor. Por meio das avaliações diagnósticas e análise dos índices de aprendizagens percebem-se os desafios que permeiam o ambiente escolar no que diz respeito à aprendizagem dos alunos, concepções de avaliação utilizadas na escola e também à formação continuada. O presente artigo visa discutir como a formação continuada e as tendências pedagógicas podem aprimorar o processo ensino/aprendizagem. Como referencial teórico utilizou-se autores como Falsarella (2004), Freitas (2007) Perrenoud (2000), Nóvoa (1991), Freire (1991), Luckesi (1994) Libâneo (2005). As fontes utilizadas para coletas de dados foram registros de cadernos dos discentes, entrevistas e documental. Buscamos compreender o espaço que a formação continuada ocupa na prática escolar dos professores da Escola Estadual Manoel Bandeira, uma escola pública de Alta Floresta, Estado de Mato Grosso. Os resultados indicam que a formação continuada na escola objetiva o aperfeiçoamento das práticas educativas dos profissionais e a compreensão e reflexão das tendências pedagógicas que orientam essas práticas. |
description |
Resumo: A formação de professores vem sendo analisada por vários estudos e pesquisas nas últimas décadas. Passou a ser parte do desenvolvimento profissional que acontece ao longo da atuação docente, possibilitando um novo sentido à prática pedagógica e dando novo significado a atuação do professor. Por meio das avaliações diagnósticas e análise dos índices de aprendizagens percebem-se os desafios que permeiam o ambiente escolar no que diz respeito à aprendizagem dos alunos, concepções de avaliação utilizadas na escola e também à formação continuada. O presente artigo visa discutir como a formação continuada e as tendências pedagógicas podem aprimorar o processo ensino/aprendizagem. Como referencial teórico utilizou-se autores como Falsarella (2004), Freitas (2007) Perrenoud (2000), Nóvoa (1991), Freire (1991), Luckesi (1994) Libâneo (2005). As fontes utilizadas para coletas de dados foram registros de cadernos dos discentes, entrevistas e documental. Buscamos compreender o espaço que a formação continuada ocupa na prática escolar dos professores da Escola Estadual Manoel Bandeira, uma escola pública de Alta Floresta, Estado de Mato Grosso. Os resultados indicam que a formação continuada na escola objetiva o aperfeiçoamento das práticas educativas dos profissionais e a compreensão e reflexão das tendências pedagógicas que orientam essas práticas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1969 10.14295/idonline.v13i47.1969 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1969 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i47.1969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Giselle Pupim Jorge Back, Maria Ilmalúcia Teixeira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Giselle Pupim Jorge Back, Maria Ilmalúcia Teixeira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 139-155 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037435294646272 |