Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trends

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Back, Giselle Pupim Jorge
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Teixeira, Maria Ilmalúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1969
Resumo: Resumo: A formação de professores vem sendo analisada por vários estudos e pesquisas nas últimas décadas. Passou a ser parte do desenvolvimento profissional que acontece ao longo da atuação docente, possibilitando um novo sentido à prática pedagógica e dando novo significado a atuação do professor. Por meio das avaliações diagnósticas e análise dos índices de aprendizagens percebem-se os desafios que permeiam o ambiente escolar no que diz respeito à aprendizagem dos alunos, concepções de avaliação utilizadas na escola e também à formação continuada. O presente artigo visa discutir como a formação continuada e as tendências pedagógicas podem aprimorar o processo ensino/aprendizagem. Como referencial teórico utilizou-se autores como Falsarella (2004), Freitas (2007) Perrenoud (2000), Nóvoa (1991), Freire (1991), Luckesi (1994) Libâneo (2005). As fontes utilizadas para coletas de dados foram registros de cadernos dos discentes, entrevistas e documental. Buscamos compreender o espaço que a formação continuada ocupa na prática escolar dos professores da Escola Estadual Manoel Bandeira, uma escola pública de Alta Floresta, Estado de Mato Grosso. Os resultados indicam que a formação continuada na escola objetiva o aperfeiçoamento das práticas educativas dos profissionais e a compreensão e reflexão das tendências pedagógicas que orientam essas práticas. 
id IPES_3ecca7915b767b16702c759cb9890a14
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1969
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trendsformação docente, transposição didática e reflexãoResumo: A formação de professores vem sendo analisada por vários estudos e pesquisas nas últimas décadas. Passou a ser parte do desenvolvimento profissional que acontece ao longo da atuação docente, possibilitando um novo sentido à prática pedagógica e dando novo significado a atuação do professor. Por meio das avaliações diagnósticas e análise dos índices de aprendizagens percebem-se os desafios que permeiam o ambiente escolar no que diz respeito à aprendizagem dos alunos, concepções de avaliação utilizadas na escola e também à formação continuada. O presente artigo visa discutir como a formação continuada e as tendências pedagógicas podem aprimorar o processo ensino/aprendizagem. Como referencial teórico utilizou-se autores como Falsarella (2004), Freitas (2007) Perrenoud (2000), Nóvoa (1991), Freire (1991), Luckesi (1994) Libâneo (2005). As fontes utilizadas para coletas de dados foram registros de cadernos dos discentes, entrevistas e documental. Buscamos compreender o espaço que a formação continuada ocupa na prática escolar dos professores da Escola Estadual Manoel Bandeira, uma escola pública de Alta Floresta, Estado de Mato Grosso. Os resultados indicam que a formação continuada na escola objetiva o aperfeiçoamento das práticas educativas dos profissionais e a compreensão e reflexão das tendências pedagógicas que orientam essas práticas. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBack, Giselle Pupim JorgeTeixeira, Maria Ilmalúcia2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/196910.14295/idonline.v13i47.1969ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 139-1551981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESDireitos autorais 2021 Giselle Pupim Jorge Back, Maria Ilmalúcia Teixeirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-11-23T10:45:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trends
title Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trends
spellingShingle Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trends
Back, Giselle Pupim Jorge
formação docente, transposição didática e reflexão
title_short Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trends
title_full Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trends
title_fullStr Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trends
title_full_unstemmed Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trends
title_sort Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trends
author Back, Giselle Pupim Jorge
author_facet Back, Giselle Pupim Jorge
Teixeira, Maria Ilmalúcia
author_role author
author2 Teixeira, Maria Ilmalúcia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Back, Giselle Pupim Jorge
Teixeira, Maria Ilmalúcia
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente, transposição didática e reflexão
topic formação docente, transposição didática e reflexão
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: A formação de professores vem sendo analisada por vários estudos e pesquisas nas últimas décadas. Passou a ser parte do desenvolvimento profissional que acontece ao longo da atuação docente, possibilitando um novo sentido à prática pedagógica e dando novo significado a atuação do professor. Por meio das avaliações diagnósticas e análise dos índices de aprendizagens percebem-se os desafios que permeiam o ambiente escolar no que diz respeito à aprendizagem dos alunos, concepções de avaliação utilizadas na escola e também à formação continuada. O presente artigo visa discutir como a formação continuada e as tendências pedagógicas podem aprimorar o processo ensino/aprendizagem. Como referencial teórico utilizou-se autores como Falsarella (2004), Freitas (2007) Perrenoud (2000), Nóvoa (1991), Freire (1991), Luckesi (1994) Libâneo (2005). As fontes utilizadas para coletas de dados foram registros de cadernos dos discentes, entrevistas e documental. Buscamos compreender o espaço que a formação continuada ocupa na prática escolar dos professores da Escola Estadual Manoel Bandeira, uma escola pública de Alta Floresta, Estado de Mato Grosso. Os resultados indicam que a formação continuada na escola objetiva o aperfeiçoamento das práticas educativas dos profissionais e a compreensão e reflexão das tendências pedagógicas que orientam essas práticas. 
description Resumo: A formação de professores vem sendo analisada por vários estudos e pesquisas nas últimas décadas. Passou a ser parte do desenvolvimento profissional que acontece ao longo da atuação docente, possibilitando um novo sentido à prática pedagógica e dando novo significado a atuação do professor. Por meio das avaliações diagnósticas e análise dos índices de aprendizagens percebem-se os desafios que permeiam o ambiente escolar no que diz respeito à aprendizagem dos alunos, concepções de avaliação utilizadas na escola e também à formação continuada. O presente artigo visa discutir como a formação continuada e as tendências pedagógicas podem aprimorar o processo ensino/aprendizagem. Como referencial teórico utilizou-se autores como Falsarella (2004), Freitas (2007) Perrenoud (2000), Nóvoa (1991), Freire (1991), Luckesi (1994) Libâneo (2005). As fontes utilizadas para coletas de dados foram registros de cadernos dos discentes, entrevistas e documental. Buscamos compreender o espaço que a formação continuada ocupa na prática escolar dos professores da Escola Estadual Manoel Bandeira, uma escola pública de Alta Floresta, Estado de Mato Grosso. Os resultados indicam que a formação continuada na escola objetiva o aperfeiçoamento das práticas educativas dos profissionais e a compreensão e reflexão das tendências pedagógicas que orientam essas práticas. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1969
10.14295/idonline.v13i47.1969
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1969
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i47.1969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Giselle Pupim Jorge Back, Maria Ilmalúcia Teixeira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Giselle Pupim Jorge Back, Maria Ilmalúcia Teixeira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 139-155
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037435294646272