O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical Context
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3229 |
Resumo: | Resumo: Alguns educadores e educandos estão descontentes com o atual sistema de ensino. Com as inúmeras transformações sociais a maneira de ensinar e aprender também foram modificando ao longo dos anos, assim tanto professores quanto alunos percebem algumas práticas pedagógicas como desatualizadas. Sabemos que as transformações são inevitáveis e necessárias, todavia o desafio fica estabelecido para os professores que necessitam adequar ensino, aprendizagem, tecnologias e sociedade às suas práticas diárias mudando ou reformulando sua didática. Dessa forma o presente artigo objetiva enfatizar a importância da didática, através de discussões acerca das linhas pedagógicas, da formação do professor e do papel da didática proporcionando reflexões que permitam novos olhares sobre o ensino-aprendizagem. Mediante a esse contexto para lecionar é necessária formação didática? O domínio do conteúdo é mais importante para o desempenho do professor do que a didática? Apresenta-se um estudo de abordagem qualitativa através de uma pesquisa bibliográfica. Conclui-se, dessa forma, que como disciplina importante e fundamental a didática conduz o trabalho, unindo teoria e prática permitindo um processo de aprendizagem significativa.Palavras-chave: Didática; prática; formaçãoAbstrat: Some educators and students are unhappy with the current education system. With the countless social changes, the way of teaching and learning have also changed over the years, so that both teachers and students perceive some pedagogical practices as outdated. We know that transformations are inevitable and necessary, however the challenge is established for teachers who need to adapt teaching, learning, technologies and society to their daily practices by changing or reformulating their didactics. Thus, this article aims to emphasize the importance of didactics, through discussions about pedagogical lines, teacher training and the role of didactics providing reflections that allow new perspectives on teaching-learning. Through this context, to teach is didactic training necessary? Is the mastery of content more important for teacher performance than didactics? A study with a qualitative approach is presented through a bibliographic search. It is concluded, therefore, that as an important and fundamental discipline, didactics conduct the work, uniting theory and practice allowing a meaningful learning process.Keyword: Didactics - practice - training |
id |
IPES_aa03b26d2e706007a4993defc017109e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3229 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical ContextPalavras-chave: Didática – prática - formaçãoResumo: Alguns educadores e educandos estão descontentes com o atual sistema de ensino. Com as inúmeras transformações sociais a maneira de ensinar e aprender também foram modificando ao longo dos anos, assim tanto professores quanto alunos percebem algumas práticas pedagógicas como desatualizadas. Sabemos que as transformações são inevitáveis e necessárias, todavia o desafio fica estabelecido para os professores que necessitam adequar ensino, aprendizagem, tecnologias e sociedade às suas práticas diárias mudando ou reformulando sua didática. Dessa forma o presente artigo objetiva enfatizar a importância da didática, através de discussões acerca das linhas pedagógicas, da formação do professor e do papel da didática proporcionando reflexões que permitam novos olhares sobre o ensino-aprendizagem. Mediante a esse contexto para lecionar é necessária formação didática? O domínio do conteúdo é mais importante para o desempenho do professor do que a didática? Apresenta-se um estudo de abordagem qualitativa através de uma pesquisa bibliográfica. Conclui-se, dessa forma, que como disciplina importante e fundamental a didática conduz o trabalho, unindo teoria e prática permitindo um processo de aprendizagem significativa.Palavras-chave: Didática; prática; formaçãoAbstrat: Some educators and students are unhappy with the current education system. With the countless social changes, the way of teaching and learning have also changed over the years, so that both teachers and students perceive some pedagogical practices as outdated. We know that transformations are inevitable and necessary, however the challenge is established for teachers who need to adapt teaching, learning, technologies and society to their daily practices by changing or reformulating their didactics. Thus, this article aims to emphasize the importance of didactics, through discussions about pedagogical lines, teacher training and the role of didactics providing reflections that allow new perspectives on teaching-learning. Through this context, to teach is didactic training necessary? Is the mastery of content more important for teacher performance than didactics? A study with a qualitative approach is presented through a bibliographic search. It is concluded, therefore, that as an important and fundamental discipline, didactics conduct the work, uniting theory and practice allowing a meaningful learning process.Keyword: Didactics - practice - trainingINSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBack, Giselle Pupim Jorge2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/322910.14295/idonline.v15i58.3229ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 698-7161981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3229/5265Direitos autorais 2021 Giselle Pupim Backhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-30T23:34:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical Context |
title |
O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical Context |
spellingShingle |
O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical Context Back, Giselle Pupim Jorge Palavras-chave: Didática – prática - formação |
title_short |
O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical Context |
title_full |
O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical Context |
title_fullStr |
O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical Context |
title_full_unstemmed |
O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical Context |
title_sort |
O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical Context |
author |
Back, Giselle Pupim Jorge |
author_facet |
Back, Giselle Pupim Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Back, Giselle Pupim Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave: Didática – prática - formação |
topic |
Palavras-chave: Didática – prática - formação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Alguns educadores e educandos estão descontentes com o atual sistema de ensino. Com as inúmeras transformações sociais a maneira de ensinar e aprender também foram modificando ao longo dos anos, assim tanto professores quanto alunos percebem algumas práticas pedagógicas como desatualizadas. Sabemos que as transformações são inevitáveis e necessárias, todavia o desafio fica estabelecido para os professores que necessitam adequar ensino, aprendizagem, tecnologias e sociedade às suas práticas diárias mudando ou reformulando sua didática. Dessa forma o presente artigo objetiva enfatizar a importância da didática, através de discussões acerca das linhas pedagógicas, da formação do professor e do papel da didática proporcionando reflexões que permitam novos olhares sobre o ensino-aprendizagem. Mediante a esse contexto para lecionar é necessária formação didática? O domínio do conteúdo é mais importante para o desempenho do professor do que a didática? Apresenta-se um estudo de abordagem qualitativa através de uma pesquisa bibliográfica. Conclui-se, dessa forma, que como disciplina importante e fundamental a didática conduz o trabalho, unindo teoria e prática permitindo um processo de aprendizagem significativa.Palavras-chave: Didática; prática; formaçãoAbstrat: Some educators and students are unhappy with the current education system. With the countless social changes, the way of teaching and learning have also changed over the years, so that both teachers and students perceive some pedagogical practices as outdated. We know that transformations are inevitable and necessary, however the challenge is established for teachers who need to adapt teaching, learning, technologies and society to their daily practices by changing or reformulating their didactics. Thus, this article aims to emphasize the importance of didactics, through discussions about pedagogical lines, teacher training and the role of didactics providing reflections that allow new perspectives on teaching-learning. Through this context, to teach is didactic training necessary? Is the mastery of content more important for teacher performance than didactics? A study with a qualitative approach is presented through a bibliographic search. It is concluded, therefore, that as an important and fundamental discipline, didactics conduct the work, uniting theory and practice allowing a meaningful learning process.Keyword: Didactics - practice - training |
description |
Resumo: Alguns educadores e educandos estão descontentes com o atual sistema de ensino. Com as inúmeras transformações sociais a maneira de ensinar e aprender também foram modificando ao longo dos anos, assim tanto professores quanto alunos percebem algumas práticas pedagógicas como desatualizadas. Sabemos que as transformações são inevitáveis e necessárias, todavia o desafio fica estabelecido para os professores que necessitam adequar ensino, aprendizagem, tecnologias e sociedade às suas práticas diárias mudando ou reformulando sua didática. Dessa forma o presente artigo objetiva enfatizar a importância da didática, através de discussões acerca das linhas pedagógicas, da formação do professor e do papel da didática proporcionando reflexões que permitam novos olhares sobre o ensino-aprendizagem. Mediante a esse contexto para lecionar é necessária formação didática? O domínio do conteúdo é mais importante para o desempenho do professor do que a didática? Apresenta-se um estudo de abordagem qualitativa através de uma pesquisa bibliográfica. Conclui-se, dessa forma, que como disciplina importante e fundamental a didática conduz o trabalho, unindo teoria e prática permitindo um processo de aprendizagem significativa.Palavras-chave: Didática; prática; formaçãoAbstrat: Some educators and students are unhappy with the current education system. With the countless social changes, the way of teaching and learning have also changed over the years, so that both teachers and students perceive some pedagogical practices as outdated. We know that transformations are inevitable and necessary, however the challenge is established for teachers who need to adapt teaching, learning, technologies and society to their daily practices by changing or reformulating their didactics. Thus, this article aims to emphasize the importance of didactics, through discussions about pedagogical lines, teacher training and the role of didactics providing reflections that allow new perspectives on teaching-learning. Through this context, to teach is didactic training necessary? Is the mastery of content more important for teacher performance than didactics? A study with a qualitative approach is presented through a bibliographic search. It is concluded, therefore, that as an important and fundamental discipline, didactics conduct the work, uniting theory and practice allowing a meaningful learning process.Keyword: Didactics - practice - training |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3229 10.14295/idonline.v15i58.3229 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3229 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i58.3229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3229/5265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Giselle Pupim Back https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Giselle Pupim Back https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 698-716 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037433868582912 |