Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3418 |
Resumo: | Esse estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre a ansiedade em alunos do Ensino Médio. Os dados foram consultados nas seguintes plataformar: BVS, CAPES, LILACS E SciELO por meio dos seguintes descritores: “Ansiedade” AND “Estudante” AND “Ensino Médio” ambos interligados pelo operador booleano and. Foram escolhidos: artigos publicados no intervalo de 2016 a 2021 e relacionados com o tema de investigação. Os manuscritos selecionados resultaram em 20, em que emergiram quatro categorias: Saúde mental dos Estudantes do ensino médio (n= 09), Pressões sociais (n= 05), Escolha Profissional, Mercado de Trabalho e a Competitividade Social (n= 04) e Construção de Identidade do Adolescente (n= 02). A literatura aponta que a pressão psicológica, sobrecarga de atividades escolares, a pressão familiar com relação à escolha profissional, a indecisão com o futuro, a dificuldade para estabelecer a própria identidade, contribuem para que estudantes do ensino médio sejam vulneráveis ao transtorno de ansiedade. Abstract: This study presents an integrative review of the literature on anxiety in high school students. Data were consulted on the following platforms: BVS, CAPES, LILACS and SciELO using the following descriptors: “Anxiety” AND “Student” AND “High School” both linked by the Boolean operator and. The following were chosen: articles published between 2016 and 2021 and related to the research topic. The selected manuscripts resulted in 20, in which four categories emerged: Mental health of high school students (n= 09), Social pressures (n= 05), Professional Choice, Labor Market and Social Competitiveness (n= 04) and Construction of the Adolescent's Identity (n= 02). The literature points out that psychological pressure, overload of school activities, family pressure regarding professional choice, indecision about the future, difficulty in establishing one's own identity, contribute to high school students being vulnerable to anxiety disorder. Keywords: Anxiety. High school. Student. |
id |
IPES_43b0a6610917b84ae5662d6032904995 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3418 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literatureAnsiedadeEnsino MédioEstudante.Esse estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre a ansiedade em alunos do Ensino Médio. Os dados foram consultados nas seguintes plataformar: BVS, CAPES, LILACS E SciELO por meio dos seguintes descritores: “Ansiedade” AND “Estudante” AND “Ensino Médio” ambos interligados pelo operador booleano and. Foram escolhidos: artigos publicados no intervalo de 2016 a 2021 e relacionados com o tema de investigação. Os manuscritos selecionados resultaram em 20, em que emergiram quatro categorias: Saúde mental dos Estudantes do ensino médio (n= 09), Pressões sociais (n= 05), Escolha Profissional, Mercado de Trabalho e a Competitividade Social (n= 04) e Construção de Identidade do Adolescente (n= 02). A literatura aponta que a pressão psicológica, sobrecarga de atividades escolares, a pressão familiar com relação à escolha profissional, a indecisão com o futuro, a dificuldade para estabelecer a própria identidade, contribuem para que estudantes do ensino médio sejam vulneráveis ao transtorno de ansiedade. Abstract: This study presents an integrative review of the literature on anxiety in high school students. Data were consulted on the following platforms: BVS, CAPES, LILACS and SciELO using the following descriptors: “Anxiety” AND “Student” AND “High School” both linked by the Boolean operator and. The following were chosen: articles published between 2016 and 2021 and related to the research topic. The selected manuscripts resulted in 20, in which four categories emerged: Mental health of high school students (n= 09), Social pressures (n= 05), Professional Choice, Labor Market and Social Competitiveness (n= 04) and Construction of the Adolescent's Identity (n= 02). The literature points out that psychological pressure, overload of school activities, family pressure regarding professional choice, indecision about the future, difficulty in establishing one's own identity, contribute to high school students being vulnerable to anxiety disorder. Keywords: Anxiety. High school. Student.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/341810.14295/idonline.v16i60.3418ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 141-1581981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3418/5331Copyright (c) 2022 Joel Bruno Angelo Rocha, Zuylla Margaryda Ximenes Aragão, Antônio Jonh Lennon da Costa Marques, Socorro Taynara Araújo Carvalho, André Sousa Rocha, Ana Karine Sousa Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Joel Bruno AngeloAragão, Zuylla Margaryda XimenesMarques, Antônio Jonh Lennon da CostaCarvalho, Socorro Taynara AraújoRocha, André SousaCavalcante, Ana Karine Sousa2022-05-31T01:34:12Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3418Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-05-31T01:34:12ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature |
title |
Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature |
spellingShingle |
Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature Rocha, Joel Bruno Angelo Ansiedade Ensino Médio Estudante. |
title_short |
Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature |
title_full |
Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature |
title_fullStr |
Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature |
title_full_unstemmed |
Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature |
title_sort |
Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature |
author |
Rocha, Joel Bruno Angelo |
author_facet |
Rocha, Joel Bruno Angelo Aragão, Zuylla Margaryda Ximenes Marques, Antônio Jonh Lennon da Costa Carvalho, Socorro Taynara Araújo Rocha, André Sousa Cavalcante, Ana Karine Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Aragão, Zuylla Margaryda Ximenes Marques, Antônio Jonh Lennon da Costa Carvalho, Socorro Taynara Araújo Rocha, André Sousa Cavalcante, Ana Karine Sousa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Joel Bruno Angelo Aragão, Zuylla Margaryda Ximenes Marques, Antônio Jonh Lennon da Costa Carvalho, Socorro Taynara Araújo Rocha, André Sousa Cavalcante, Ana Karine Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ansiedade Ensino Médio Estudante. |
topic |
Ansiedade Ensino Médio Estudante. |
description |
Esse estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre a ansiedade em alunos do Ensino Médio. Os dados foram consultados nas seguintes plataformar: BVS, CAPES, LILACS E SciELO por meio dos seguintes descritores: “Ansiedade” AND “Estudante” AND “Ensino Médio” ambos interligados pelo operador booleano and. Foram escolhidos: artigos publicados no intervalo de 2016 a 2021 e relacionados com o tema de investigação. Os manuscritos selecionados resultaram em 20, em que emergiram quatro categorias: Saúde mental dos Estudantes do ensino médio (n= 09), Pressões sociais (n= 05), Escolha Profissional, Mercado de Trabalho e a Competitividade Social (n= 04) e Construção de Identidade do Adolescente (n= 02). A literatura aponta que a pressão psicológica, sobrecarga de atividades escolares, a pressão familiar com relação à escolha profissional, a indecisão com o futuro, a dificuldade para estabelecer a própria identidade, contribuem para que estudantes do ensino médio sejam vulneráveis ao transtorno de ansiedade. Abstract: This study presents an integrative review of the literature on anxiety in high school students. Data were consulted on the following platforms: BVS, CAPES, LILACS and SciELO using the following descriptors: “Anxiety” AND “Student” AND “High School” both linked by the Boolean operator and. The following were chosen: articles published between 2016 and 2021 and related to the research topic. The selected manuscripts resulted in 20, in which four categories emerged: Mental health of high school students (n= 09), Social pressures (n= 05), Professional Choice, Labor Market and Social Competitiveness (n= 04) and Construction of the Adolescent's Identity (n= 02). The literature points out that psychological pressure, overload of school activities, family pressure regarding professional choice, indecision about the future, difficulty in establishing one's own identity, contribute to high school students being vulnerable to anxiety disorder. Keywords: Anxiety. High school. Student. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3418 10.14295/idonline.v16i60.3418 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3418 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v16i60.3418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3418/5331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 141-158 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053945291472896 |