Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Joel Bruno Angelo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Aragão, Zuylla Margaryda Ximenes, Marques, Antônio Jonh Lennon da Costa, Carvalho, Socorro Taynara Araújo, Rocha, André Sousa, Cavalcante, Ana Karine Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3418
Resumo: Esse estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre a ansiedade em alunos do Ensino Médio. Os dados foram consultados nas seguintes plataformar: BVS, CAPES, LILACS E SciELO por meio dos seguintes descritores: “Ansiedade” AND “Estudante” AND “Ensino Médio” ambos interligados pelo operador booleano and. Foram escolhidos: artigos publicados no intervalo de 2016 a 2021 e relacionados com o tema de investigação. Os manuscritos selecionados resultaram em 20, em que emergiram quatro categorias: Saúde mental dos Estudantes do ensino médio (n= 09), Pressões sociais (n= 05), Escolha Profissional, Mercado de Trabalho e a Competitividade Social (n= 04) e Construção de Identidade do Adolescente (n= 02). A literatura aponta que a pressão psicológica, sobrecarga de atividades escolares, a pressão familiar com relação à escolha profissional, a indecisão com o futuro, a dificuldade para estabelecer a própria identidade, contribuem para que estudantes do ensino médio sejam vulneráveis ao transtorno de ansiedade. Abstract: This study presents an integrative review of the literature on anxiety in high school students. Data were consulted on the following platforms: BVS, CAPES, LILACS and SciELO using the following descriptors: “Anxiety” AND “Student” AND “High School” both linked by the Boolean operator and. The following were chosen: articles published between 2016 and 2021 and related to the research topic. The selected manuscripts resulted in 20, in which four categories emerged: Mental health of high school students (n= 09), Social pressures (n= 05), Professional Choice, Labor Market and Social Competitiveness (n= 04) and Construction of the Adolescent's Identity (n= 02). The literature points out that psychological pressure, overload of school activities, family pressure regarding professional choice, indecision about the future, difficulty in establishing one's own identity, contribute to high school students being vulnerable to anxiety disorder.  Keywords: Anxiety. High school. Student.
id IPES_43b0a6610917b84ae5662d6032904995
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3418
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literatureAnsiedadeEnsino MédioEstudante.Esse estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre a ansiedade em alunos do Ensino Médio. Os dados foram consultados nas seguintes plataformar: BVS, CAPES, LILACS E SciELO por meio dos seguintes descritores: “Ansiedade” AND “Estudante” AND “Ensino Médio” ambos interligados pelo operador booleano and. Foram escolhidos: artigos publicados no intervalo de 2016 a 2021 e relacionados com o tema de investigação. Os manuscritos selecionados resultaram em 20, em que emergiram quatro categorias: Saúde mental dos Estudantes do ensino médio (n= 09), Pressões sociais (n= 05), Escolha Profissional, Mercado de Trabalho e a Competitividade Social (n= 04) e Construção de Identidade do Adolescente (n= 02). A literatura aponta que a pressão psicológica, sobrecarga de atividades escolares, a pressão familiar com relação à escolha profissional, a indecisão com o futuro, a dificuldade para estabelecer a própria identidade, contribuem para que estudantes do ensino médio sejam vulneráveis ao transtorno de ansiedade. Abstract: This study presents an integrative review of the literature on anxiety in high school students. Data were consulted on the following platforms: BVS, CAPES, LILACS and SciELO using the following descriptors: “Anxiety” AND “Student” AND “High School” both linked by the Boolean operator and. The following were chosen: articles published between 2016 and 2021 and related to the research topic. The selected manuscripts resulted in 20, in which four categories emerged: Mental health of high school students (n= 09), Social pressures (n= 05), Professional Choice, Labor Market and Social Competitiveness (n= 04) and Construction of the Adolescent's Identity (n= 02). The literature points out that psychological pressure, overload of school activities, family pressure regarding professional choice, indecision about the future, difficulty in establishing one's own identity, contribute to high school students being vulnerable to anxiety disorder.  Keywords: Anxiety. High school. Student.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/341810.14295/idonline.v16i60.3418ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 141-1581981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3418/5331Copyright (c) 2022 Joel Bruno Angelo Rocha, Zuylla Margaryda Ximenes Aragão, Antônio Jonh Lennon da Costa Marques, Socorro Taynara Araújo Carvalho, André Sousa Rocha, Ana Karine Sousa Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Joel Bruno AngeloAragão, Zuylla Margaryda XimenesMarques, Antônio Jonh Lennon da CostaCarvalho, Socorro Taynara AraújoRocha, André SousaCavalcante, Ana Karine Sousa2022-05-31T01:34:12Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3418Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-05-31T01:34:12ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature
title Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature
spellingShingle Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature
Rocha, Joel Bruno Angelo
Ansiedade
Ensino Médio
Estudante.
title_short Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature
title_full Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature
title_fullStr Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature
title_full_unstemmed Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature
title_sort Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature
author Rocha, Joel Bruno Angelo
author_facet Rocha, Joel Bruno Angelo
Aragão, Zuylla Margaryda Ximenes
Marques, Antônio Jonh Lennon da Costa
Carvalho, Socorro Taynara Araújo
Rocha, André Sousa
Cavalcante, Ana Karine Sousa
author_role author
author2 Aragão, Zuylla Margaryda Ximenes
Marques, Antônio Jonh Lennon da Costa
Carvalho, Socorro Taynara Araújo
Rocha, André Sousa
Cavalcante, Ana Karine Sousa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Joel Bruno Angelo
Aragão, Zuylla Margaryda Ximenes
Marques, Antônio Jonh Lennon da Costa
Carvalho, Socorro Taynara Araújo
Rocha, André Sousa
Cavalcante, Ana Karine Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Ensino Médio
Estudante.
topic Ansiedade
Ensino Médio
Estudante.
description Esse estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre a ansiedade em alunos do Ensino Médio. Os dados foram consultados nas seguintes plataformar: BVS, CAPES, LILACS E SciELO por meio dos seguintes descritores: “Ansiedade” AND “Estudante” AND “Ensino Médio” ambos interligados pelo operador booleano and. Foram escolhidos: artigos publicados no intervalo de 2016 a 2021 e relacionados com o tema de investigação. Os manuscritos selecionados resultaram em 20, em que emergiram quatro categorias: Saúde mental dos Estudantes do ensino médio (n= 09), Pressões sociais (n= 05), Escolha Profissional, Mercado de Trabalho e a Competitividade Social (n= 04) e Construção de Identidade do Adolescente (n= 02). A literatura aponta que a pressão psicológica, sobrecarga de atividades escolares, a pressão familiar com relação à escolha profissional, a indecisão com o futuro, a dificuldade para estabelecer a própria identidade, contribuem para que estudantes do ensino médio sejam vulneráveis ao transtorno de ansiedade. Abstract: This study presents an integrative review of the literature on anxiety in high school students. Data were consulted on the following platforms: BVS, CAPES, LILACS and SciELO using the following descriptors: “Anxiety” AND “Student” AND “High School” both linked by the Boolean operator and. The following were chosen: articles published between 2016 and 2021 and related to the research topic. The selected manuscripts resulted in 20, in which four categories emerged: Mental health of high school students (n= 09), Social pressures (n= 05), Professional Choice, Labor Market and Social Competitiveness (n= 04) and Construction of the Adolescent's Identity (n= 02). The literature points out that psychological pressure, overload of school activities, family pressure regarding professional choice, indecision about the future, difficulty in establishing one's own identity, contribute to high school students being vulnerable to anxiety disorder.  Keywords: Anxiety. High school. Student.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3418
10.14295/idonline.v16i60.3418
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3418
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i60.3418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3418/5331
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 141-158
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945291472896