Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Magda Maria de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Torres, Geanne Maria Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/660
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar os fatores que ocasionam a indisciplina escolar como possível entrave na formação do técnico em enfermagem, em uma escola da rede estadual do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado com a turma do 2° ano do curso "Técnico em Enfermagem", no período de março a abril de 2016. Pelos resultados, evidenciamos que a indisciplina em sala de aula prejudica o processo de ensino-aprendizagem, tendo como consequência diversos fatores, como falta de respeito, desinteresse, brincadeiras fora de hora e muitas conversas que ocasionam prejuízos nas aulas e na construção de novas aprendizagens. Além disso, destacamos a importância do diálogo e da relação professor-aluno como essenciais na condução da (in)disciplina em sala de aula. Registramos, então, a importância do processo de formação do professor e das parcerias com a família e demais segmentos da sociedade como medidas interventivas fundamentais para minimizar seus efeitos negativos e abrir caminhos que instrumentalizam e potencializam para um novo atuar em sala de aula, substancial para proporcionar uma educação significativa e transformadora aos nossos alunos.  
id IPES_4434c70b4eb6be83007ea720a13e5eed
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/660
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem?Indisciplina. Educação Profissional. Técnico em Enfermagem. Aprendizagem.O presente artigo tem como objetivo analisar os fatores que ocasionam a indisciplina escolar como possível entrave na formação do técnico em enfermagem, em uma escola da rede estadual do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado com a turma do 2° ano do curso "Técnico em Enfermagem", no período de março a abril de 2016. Pelos resultados, evidenciamos que a indisciplina em sala de aula prejudica o processo de ensino-aprendizagem, tendo como consequência diversos fatores, como falta de respeito, desinteresse, brincadeiras fora de hora e muitas conversas que ocasionam prejuízos nas aulas e na construção de novas aprendizagens. Além disso, destacamos a importância do diálogo e da relação professor-aluno como essenciais na condução da (in)disciplina em sala de aula. Registramos, então, a importância do processo de formação do professor e das parcerias com a família e demais segmentos da sociedade como medidas interventivas fundamentais para minimizar seus efeitos negativos e abrir caminhos que instrumentalizam e potencializam para um novo atuar em sala de aula, substancial para proporcionar uma educação significativa e transformadora aos nossos alunos.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOROliveira, Magda Maria deTorres, Geanne Maria Costa2017-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/66010.14295/idonline.v10i33.660ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 347-3621981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/660/930Direitos autorais 2021 Magda Maria de Oliveira, Geanne Maria Costa Torreshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-01T18:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem?
title Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem?
spellingShingle Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem?
Oliveira, Magda Maria de
Indisciplina. Educação Profissional. Técnico em Enfermagem. Aprendizagem.
title_short Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem?
title_full Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem?
title_fullStr Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem?
title_full_unstemmed Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem?
title_sort Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem?
author Oliveira, Magda Maria de
author_facet Oliveira, Magda Maria de
Torres, Geanne Maria Costa
author_role author
author2 Torres, Geanne Maria Costa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Magda Maria de
Torres, Geanne Maria Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina. Educação Profissional. Técnico em Enfermagem. Aprendizagem.
topic Indisciplina. Educação Profissional. Técnico em Enfermagem. Aprendizagem.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo tem como objetivo analisar os fatores que ocasionam a indisciplina escolar como possível entrave na formação do técnico em enfermagem, em uma escola da rede estadual do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado com a turma do 2° ano do curso "Técnico em Enfermagem", no período de março a abril de 2016. Pelos resultados, evidenciamos que a indisciplina em sala de aula prejudica o processo de ensino-aprendizagem, tendo como consequência diversos fatores, como falta de respeito, desinteresse, brincadeiras fora de hora e muitas conversas que ocasionam prejuízos nas aulas e na construção de novas aprendizagens. Além disso, destacamos a importância do diálogo e da relação professor-aluno como essenciais na condução da (in)disciplina em sala de aula. Registramos, então, a importância do processo de formação do professor e das parcerias com a família e demais segmentos da sociedade como medidas interventivas fundamentais para minimizar seus efeitos negativos e abrir caminhos que instrumentalizam e potencializam para um novo atuar em sala de aula, substancial para proporcionar uma educação significativa e transformadora aos nossos alunos.  
description O presente artigo tem como objetivo analisar os fatores que ocasionam a indisciplina escolar como possível entrave na formação do técnico em enfermagem, em uma escola da rede estadual do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado com a turma do 2° ano do curso "Técnico em Enfermagem", no período de março a abril de 2016. Pelos resultados, evidenciamos que a indisciplina em sala de aula prejudica o processo de ensino-aprendizagem, tendo como consequência diversos fatores, como falta de respeito, desinteresse, brincadeiras fora de hora e muitas conversas que ocasionam prejuízos nas aulas e na construção de novas aprendizagens. Além disso, destacamos a importância do diálogo e da relação professor-aluno como essenciais na condução da (in)disciplina em sala de aula. Registramos, então, a importância do processo de formação do professor e das parcerias com a família e demais segmentos da sociedade como medidas interventivas fundamentais para minimizar seus efeitos negativos e abrir caminhos que instrumentalizam e potencializam para um novo atuar em sala de aula, substancial para proporcionar uma educação significativa e transformadora aos nossos alunos.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/660
10.14295/idonline.v10i33.660
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/660
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i33.660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/660/930
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Magda Maria de Oliveira, Geanne Maria Costa Torres
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Magda Maria de Oliveira, Geanne Maria Costa Torres
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 347-362
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037435260043264