A indisciplina na escola e sua relação com a aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12913 |
Resumo: | A indisciplina escolar e um fenomeno suscetivel a muitas interpretagpes e amplamente divulgado no contexto escolar por alguns profissionais da educacao como um dos fatores condicionantes para o baixo fndice de aprendizagem apreendido pelos alunos nas escolas. Diante da complexidade que envolve essa tematica, desenvolvemos o presente estudo com seis professores da T e 8a series e doze alunos da 8a serie do ensino fundamental da Escola Estadual Batista Leite. Iniciamos nossa pesquisa a partir de depoimentos dos professores que alegam ser a indisciplina um fenomeno que interfere na construcao do conhecimento e no desempenho dos papeis sociais vividos na escola pelo professor, aluno, famflia e sociedade. No decorrer da pesquisa, nos debrugamos em algumas teorias sobre o (in)disciplinamento dos corpos, bem como trabalhamos os conceitos atribuidas a (in)disciplina pelos teoricos e profissionais da educacao. Para a coleta de dados que subsidiaram nosso trabalho foram realizados encontros com o universo da pesquisa quando foram aplicados questionarios e discutidos textos relacionados ao fenomeno da indisciplina. Com base nesse estudo, comparamos e analisamos o exercicio da autoridade do professor em sala de aula; de que forma o poder se instaura no espaco escolar; quais as reaeoes do aluno diante do poder disciplinar; estabelecemos relacoes entre a funcao da escola no contexto social e as expectativas construidas pelos alunos, suas famflias e sociedade; e constatamos que, embora a indisciplina seja considerada pelo publico alvo da nossa pesquisa como um fator condicionante para o processo ensino-aprendizagem, a nossa investigacao nos revelou que no universo pesquisado existem alunos indisciplinados que aprendem e alunos disciplinados que nao conseguem aprender e que o contexto escolar onde a pesquisa se desenvolveu esta permeado de discursos e posturas contraditorias. |
id |
UFCG_38d027eea175ed438fff2cb4a4312cb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12913 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A indisciplina na escola e sua relação com a aprendizagem.Indiscipline at school and its relationship with learning.Indisciplina escolarAprendizagemTrabalho docenteSchool indisciplineLearningTeaching workEducação.A indisciplina escolar e um fenomeno suscetivel a muitas interpretagpes e amplamente divulgado no contexto escolar por alguns profissionais da educacao como um dos fatores condicionantes para o baixo fndice de aprendizagem apreendido pelos alunos nas escolas. Diante da complexidade que envolve essa tematica, desenvolvemos o presente estudo com seis professores da T e 8a series e doze alunos da 8a serie do ensino fundamental da Escola Estadual Batista Leite. Iniciamos nossa pesquisa a partir de depoimentos dos professores que alegam ser a indisciplina um fenomeno que interfere na construcao do conhecimento e no desempenho dos papeis sociais vividos na escola pelo professor, aluno, famflia e sociedade. No decorrer da pesquisa, nos debrugamos em algumas teorias sobre o (in)disciplinamento dos corpos, bem como trabalhamos os conceitos atribuidas a (in)disciplina pelos teoricos e profissionais da educacao. Para a coleta de dados que subsidiaram nosso trabalho foram realizados encontros com o universo da pesquisa quando foram aplicados questionarios e discutidos textos relacionados ao fenomeno da indisciplina. Com base nesse estudo, comparamos e analisamos o exercicio da autoridade do professor em sala de aula; de que forma o poder se instaura no espaco escolar; quais as reaeoes do aluno diante do poder disciplinar; estabelecemos relacoes entre a funcao da escola no contexto social e as expectativas construidas pelos alunos, suas famflias e sociedade; e constatamos que, embora a indisciplina seja considerada pelo publico alvo da nossa pesquisa como um fator condicionante para o processo ensino-aprendizagem, a nossa investigacao nos revelou que no universo pesquisado existem alunos indisciplinados que aprendem e alunos disciplinados que nao conseguem aprender e que o contexto escolar onde a pesquisa se desenvolveu esta permeado de discursos e posturas contraditorias.School indiscipline is a phenomenon susceptible to many interpretations and widely disseminated in the school context by some education professionals as one of the factors conditions for the low learning index apprehended by students in schools. In view of the complexity involved in this topic, we developed the present study with six T and 8th grade teachers and twelve 8th grade elementary school students Batista Leite State. We started our research based on testimonials from teachers who claim that indiscipline is a phenomenon that interferes with the construction of knowledge and the performance of the social roles experienced at school by the teacher, student, family and society. In the course of the research, we discussed some theories about the (in) disciplining bodies, as well as working on the concepts attributed to (in) discipline by educational theorists and professionals. For data collection that subsidized our work, meetings were held with the research universe when questionnaires were applied and texts related to the phenomenon of indiscipline. Based on this study, we compare and analyze the exercise of authority the teacher in the classroom; how power is established in the school space; which student's reactions to disciplinary power; we established relationships between the role of school in the social context and the expectations built by the students, their families and society; and we found that, although indiscipline is considered by the target audience of our research as a conditioning factor for the teaching-learning process, our investigation revealed that in the universe researched there are undisciplined students who learn and disciplined students who cannot learn and the school context where research has developed, it is permeated with contradictory discourses and postures.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGTORRES, Antonia Lis de Maria Martins.TORRES, A. L. M. M.http://lattes.cnpq.br/0290068964313599SILVA, Maria Givanilda da.SILVA, Sandra Isabel Sales da.20052020-06-02T20:30:42Z2020-06-022020-06-02T20:30:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12913SILVA, Maria Givanilda da.; SILVA, Sandra Izabel Sales da. A indisciplina na escola e sua relação com a aprendizagem. 2005. 65f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-23T17:21:38Zoai:localhost:riufcg/12913Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-23T17:21:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A indisciplina na escola e sua relação com a aprendizagem. Indiscipline at school and its relationship with learning. |
title |
A indisciplina na escola e sua relação com a aprendizagem. |
spellingShingle |
A indisciplina na escola e sua relação com a aprendizagem. SILVA, Maria Givanilda da. Indisciplina escolar Aprendizagem Trabalho docente School indiscipline Learning Teaching work Educação. |
title_short |
A indisciplina na escola e sua relação com a aprendizagem. |
title_full |
A indisciplina na escola e sua relação com a aprendizagem. |
title_fullStr |
A indisciplina na escola e sua relação com a aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
A indisciplina na escola e sua relação com a aprendizagem. |
title_sort |
A indisciplina na escola e sua relação com a aprendizagem. |
author |
SILVA, Maria Givanilda da. |
author_facet |
SILVA, Maria Givanilda da. SILVA, Sandra Isabel Sales da. |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Sandra Isabel Sales da. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. TORRES, A. L. M. M. http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Maria Givanilda da. SILVA, Sandra Isabel Sales da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina escolar Aprendizagem Trabalho docente School indiscipline Learning Teaching work Educação. |
topic |
Indisciplina escolar Aprendizagem Trabalho docente School indiscipline Learning Teaching work Educação. |
description |
A indisciplina escolar e um fenomeno suscetivel a muitas interpretagpes e amplamente divulgado no contexto escolar por alguns profissionais da educacao como um dos fatores condicionantes para o baixo fndice de aprendizagem apreendido pelos alunos nas escolas. Diante da complexidade que envolve essa tematica, desenvolvemos o presente estudo com seis professores da T e 8a series e doze alunos da 8a serie do ensino fundamental da Escola Estadual Batista Leite. Iniciamos nossa pesquisa a partir de depoimentos dos professores que alegam ser a indisciplina um fenomeno que interfere na construcao do conhecimento e no desempenho dos papeis sociais vividos na escola pelo professor, aluno, famflia e sociedade. No decorrer da pesquisa, nos debrugamos em algumas teorias sobre o (in)disciplinamento dos corpos, bem como trabalhamos os conceitos atribuidas a (in)disciplina pelos teoricos e profissionais da educacao. Para a coleta de dados que subsidiaram nosso trabalho foram realizados encontros com o universo da pesquisa quando foram aplicados questionarios e discutidos textos relacionados ao fenomeno da indisciplina. Com base nesse estudo, comparamos e analisamos o exercicio da autoridade do professor em sala de aula; de que forma o poder se instaura no espaco escolar; quais as reaeoes do aluno diante do poder disciplinar; estabelecemos relacoes entre a funcao da escola no contexto social e as expectativas construidas pelos alunos, suas famflias e sociedade; e constatamos que, embora a indisciplina seja considerada pelo publico alvo da nossa pesquisa como um fator condicionante para o processo ensino-aprendizagem, a nossa investigacao nos revelou que no universo pesquisado existem alunos indisciplinados que aprendem e alunos disciplinados que nao conseguem aprender e que o contexto escolar onde a pesquisa se desenvolveu esta permeado de discursos e posturas contraditorias. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2020-06-02T20:30:42Z 2020-06-02 2020-06-02T20:30:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12913 SILVA, Maria Givanilda da.; SILVA, Sandra Izabel Sales da. A indisciplina na escola e sua relação com a aprendizagem. 2005. 65f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12913 |
identifier_str_mv |
SILVA, Maria Givanilda da.; SILVA, Sandra Izabel Sales da. A indisciplina na escola e sua relação com a aprendizagem. 2005. 65f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744444357869568 |