Tecnologias Educacionais: Software Geogebra Auxiliando na Geometria Espacial do Ensino Médio / Educational Technologies: Geogebra Software Helping High School Spatial Geometry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gondim, Francisco de Assis da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Angelim, Clenilson Panta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3244
Resumo: Resumo: A globalização trouxe uma grande abertura para os mercados internacionais, por ter descaracterizado as fronteiras físicas entre os países que trocam informações em alta velocidade e possibilitam ao comércio internacionalizar-se definitivamente. Por outro lado, disseminou a utilização das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação indiscriminadamente, inclusive as instituições de ensino a buscarem estratégias para manterem seus alunos motivados para o aprendizado. Nesse contexto, as escolas têm que apoiar-se em recursos altamente tecnológicos para atender sua clientela ávida por tecnologias, mas que não têm background para utilizá-las de modo conveniente para buscar o conhecimento. São professores que devem esmerar-se no sentido de propiciar meios cada vez mais sofisticados para manterem alunos envolvidos. Esse trabalho tem por objetivo mostrar as vantagens da utilização das ferramentas tecnológicas no ensino da Geometria Espacial. A metodologia adotada para desenvolvimento dessa pesquisa é a pesquisa bibliográfica, mas especificamente, a pesquisa explioratória que tem por disciplina a coleta e seleção dos dados, a escolha das fontes bibliográficas compostas por livros e artigos referentes ao tema.Palavras-Chave: Geometria, espacial, ensino, TICs., Geogebra. Abstract: Globalization has brought a great opening to international markets, as it has de-characterized the physical borders between countries that exchange information at high speed and enable commerce to definitively internationalize. On the other hand, it disseminated the use of new Information and Communication Technologies indiscriminately, including educational institutions to seek strategies to  keep  their  students  motivated  for  learning.  In  this  context, schools have  to  relyon   highly technological resources to serve their clientele who are eager for technologies, but who do not have the background to use them in a convenient way to seek knowledge. They are teachers who must strive to provide increasingly sophisticated means to keep students involved. This work aims to show the advantages of using technological tools in teaching Spatial Geometry. The methodology adopted for the development of this research is the bibliographic research, but specifically, the exploratory research whose discipline is the collection and selection of data, the choice of bibliographic sources composed of books and articles referring to the theme.Keywords: Geometry, spatial, teaching, ICTs., Geogebra.
id IPES_483ae46a86b76431127efd6c4b79436f
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3244
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Tecnologias Educacionais: Software Geogebra Auxiliando na Geometria Espacial do Ensino Médio / Educational Technologies: Geogebra Software Helping High School Spatial GeometryResumo: A globalização trouxe uma grande abertura para os mercados internacionais, por ter descaracterizado as fronteiras físicas entre os países que trocam informações em alta velocidade e possibilitam ao comércio internacionalizar-se definitivamente. Por outro lado, disseminou a utilização das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação indiscriminadamente, inclusive as instituições de ensino a buscarem estratégias para manterem seus alunos motivados para o aprendizado. Nesse contexto, as escolas têm que apoiar-se em recursos altamente tecnológicos para atender sua clientela ávida por tecnologias, mas que não têm background para utilizá-las de modo conveniente para buscar o conhecimento. São professores que devem esmerar-se no sentido de propiciar meios cada vez mais sofisticados para manterem alunos envolvidos. Esse trabalho tem por objetivo mostrar as vantagens da utilização das ferramentas tecnológicas no ensino da Geometria Espacial. A metodologia adotada para desenvolvimento dessa pesquisa é a pesquisa bibliográfica, mas especificamente, a pesquisa explioratória que tem por disciplina a coleta e seleção dos dados, a escolha das fontes bibliográficas compostas por livros e artigos referentes ao tema.Palavras-Chave: Geometria, espacial, ensino, TICs., Geogebra. Abstract: Globalization has brought a great opening to international markets, as it has de-characterized the physical borders between countries that exchange information at high speed and enable commerce to definitively internationalize. On the other hand, it disseminated the use of new Information and Communication Technologies indiscriminately, including educational institutions to seek strategies to  keep  their  students  motivated  for  learning.  In  this  context, schools have  to  relyon   highly technological resources to serve their clientele who are eager for technologies, but who do not have the background to use them in a convenient way to seek knowledge. They are teachers who must strive to provide increasingly sophisticated means to keep students involved. This work aims to show the advantages of using technological tools in teaching Spatial Geometry. The methodology adopted for the development of this research is the bibliographic research, but specifically, the exploratory research whose discipline is the collection and selection of data, the choice of bibliographic sources composed of books and articles referring to the theme.Keywords: Geometry, spatial, teaching, ICTs., Geogebra.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGondim, Francisco de Assis da SilvaAngelim, Clenilson Panta2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/324410.14295/idonline.v15i57.3244ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 697-7081981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3244/5084Direitos autorais 2021 Francisco de Assis da Silva Gondim, Clenilson Panta Angelimhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T01:48:44Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias Educacionais: Software Geogebra Auxiliando na Geometria Espacial do Ensino Médio / Educational Technologies: Geogebra Software Helping High School Spatial Geometry
title Tecnologias Educacionais: Software Geogebra Auxiliando na Geometria Espacial do Ensino Médio / Educational Technologies: Geogebra Software Helping High School Spatial Geometry
spellingShingle Tecnologias Educacionais: Software Geogebra Auxiliando na Geometria Espacial do Ensino Médio / Educational Technologies: Geogebra Software Helping High School Spatial Geometry
Gondim, Francisco de Assis da Silva
title_short Tecnologias Educacionais: Software Geogebra Auxiliando na Geometria Espacial do Ensino Médio / Educational Technologies: Geogebra Software Helping High School Spatial Geometry
title_full Tecnologias Educacionais: Software Geogebra Auxiliando na Geometria Espacial do Ensino Médio / Educational Technologies: Geogebra Software Helping High School Spatial Geometry
title_fullStr Tecnologias Educacionais: Software Geogebra Auxiliando na Geometria Espacial do Ensino Médio / Educational Technologies: Geogebra Software Helping High School Spatial Geometry
title_full_unstemmed Tecnologias Educacionais: Software Geogebra Auxiliando na Geometria Espacial do Ensino Médio / Educational Technologies: Geogebra Software Helping High School Spatial Geometry
title_sort Tecnologias Educacionais: Software Geogebra Auxiliando na Geometria Espacial do Ensino Médio / Educational Technologies: Geogebra Software Helping High School Spatial Geometry
author Gondim, Francisco de Assis da Silva
author_facet Gondim, Francisco de Assis da Silva
Angelim, Clenilson Panta
author_role author
author2 Angelim, Clenilson Panta
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gondim, Francisco de Assis da Silva
Angelim, Clenilson Panta
dc.subject.none.fl_str_mv
description Resumo: A globalização trouxe uma grande abertura para os mercados internacionais, por ter descaracterizado as fronteiras físicas entre os países que trocam informações em alta velocidade e possibilitam ao comércio internacionalizar-se definitivamente. Por outro lado, disseminou a utilização das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação indiscriminadamente, inclusive as instituições de ensino a buscarem estratégias para manterem seus alunos motivados para o aprendizado. Nesse contexto, as escolas têm que apoiar-se em recursos altamente tecnológicos para atender sua clientela ávida por tecnologias, mas que não têm background para utilizá-las de modo conveniente para buscar o conhecimento. São professores que devem esmerar-se no sentido de propiciar meios cada vez mais sofisticados para manterem alunos envolvidos. Esse trabalho tem por objetivo mostrar as vantagens da utilização das ferramentas tecnológicas no ensino da Geometria Espacial. A metodologia adotada para desenvolvimento dessa pesquisa é a pesquisa bibliográfica, mas especificamente, a pesquisa explioratória que tem por disciplina a coleta e seleção dos dados, a escolha das fontes bibliográficas compostas por livros e artigos referentes ao tema.Palavras-Chave: Geometria, espacial, ensino, TICs., Geogebra. Abstract: Globalization has brought a great opening to international markets, as it has de-characterized the physical borders between countries that exchange information at high speed and enable commerce to definitively internationalize. On the other hand, it disseminated the use of new Information and Communication Technologies indiscriminately, including educational institutions to seek strategies to  keep  their  students  motivated  for  learning.  In  this  context, schools have  to  relyon   highly technological resources to serve their clientele who are eager for technologies, but who do not have the background to use them in a convenient way to seek knowledge. They are teachers who must strive to provide increasingly sophisticated means to keep students involved. This work aims to show the advantages of using technological tools in teaching Spatial Geometry. The methodology adopted for the development of this research is the bibliographic research, but specifically, the exploratory research whose discipline is the collection and selection of data, the choice of bibliographic sources composed of books and articles referring to the theme.Keywords: Geometry, spatial, teaching, ICTs., Geogebra.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3244
10.14295/idonline.v15i57.3244
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3244
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i57.3244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3244/5084
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Francisco de Assis da Silva Gondim, Clenilson Panta Angelim
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Francisco de Assis da Silva Gondim, Clenilson Panta Angelim
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 697-708
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053954724462592