Implicações Socioambientais a partir da implantação do Sistema Eletrônico de Informações em uma Universidade / Socioenvironmental implications from the implantation of the Informations Electronic System in an University

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thales Fabricio da Costa e
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Aragão, Jônica Marques Coura, Souza, Jacyara Farias, Corcino, Kevin Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2697
Resumo: Este artigo apresenta a percepção dos servidores públicos da carreira Técnico-Administrativo em Educação (TAE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) acerca das implicações socioambientais decorrentes da implantação do Sei na instituição. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com a aplicação de questionários estruturados com os servidores TAE da instituição e observação simples durante o processo de trabalho com o uso do Sei nos ambientes pesquisados. Os dados foram tratados de forma quantitativa, a partir da tabulação e da análise do conteúdo dos dados colhidos no questionário e nas observações. A investigação aponta que a maioria dos servidores conhecem e usam o Sei, porém, enfrentam dificuldades com relação à adaptação do uso do sistema na rotina de trabalho. Os servidores reconhecem implicações positivas e negativas do uso do Sei no processo de trabalho e nos aspectos socioambientais, coadunando com os resultados obtidos em outras pesquisas.
id IPES_489c5caba7eb018efc4bbbf6f20300cc
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2697
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Implicações Socioambientais a partir da implantação do Sistema Eletrônico de Informações em uma Universidade / Socioenvironmental implications from the implantation of the Informations Electronic System in an UniversitySistema eletrônico de informações; Gestão de documentos; Sustentabilidade; Administração públicaEste artigo apresenta a percepção dos servidores públicos da carreira Técnico-Administrativo em Educação (TAE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) acerca das implicações socioambientais decorrentes da implantação do Sei na instituição. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com a aplicação de questionários estruturados com os servidores TAE da instituição e observação simples durante o processo de trabalho com o uso do Sei nos ambientes pesquisados. Os dados foram tratados de forma quantitativa, a partir da tabulação e da análise do conteúdo dos dados colhidos no questionário e nas observações. A investigação aponta que a maioria dos servidores conhecem e usam o Sei, porém, enfrentam dificuldades com relação à adaptação do uso do sistema na rotina de trabalho. Os servidores reconhecem implicações positivas e negativas do uso do Sei no processo de trabalho e nos aspectos socioambientais, coadunando com os resultados obtidos em outras pesquisas.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Thales Fabricio da Costa eAragão, Jônica Marques CouraSouza, Jacyara FariasCorcino, Kevin Ferreira2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/269710.14295/idonline.v14i52.2697ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 244-2611981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2697/4273Direitos autorais 2021 Thales Fabricio da Costa e Silva, Jônica Marques Coura Aragão, Jacyara Farias Souza, Kevin Ferreira Corcinohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-07T17:16:12Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Implicações Socioambientais a partir da implantação do Sistema Eletrônico de Informações em uma Universidade / Socioenvironmental implications from the implantation of the Informations Electronic System in an University
title Implicações Socioambientais a partir da implantação do Sistema Eletrônico de Informações em uma Universidade / Socioenvironmental implications from the implantation of the Informations Electronic System in an University
spellingShingle Implicações Socioambientais a partir da implantação do Sistema Eletrônico de Informações em uma Universidade / Socioenvironmental implications from the implantation of the Informations Electronic System in an University
Silva, Thales Fabricio da Costa e
Sistema eletrônico de informações; Gestão de documentos; Sustentabilidade; Administração pública
title_short Implicações Socioambientais a partir da implantação do Sistema Eletrônico de Informações em uma Universidade / Socioenvironmental implications from the implantation of the Informations Electronic System in an University
title_full Implicações Socioambientais a partir da implantação do Sistema Eletrônico de Informações em uma Universidade / Socioenvironmental implications from the implantation of the Informations Electronic System in an University
title_fullStr Implicações Socioambientais a partir da implantação do Sistema Eletrônico de Informações em uma Universidade / Socioenvironmental implications from the implantation of the Informations Electronic System in an University
title_full_unstemmed Implicações Socioambientais a partir da implantação do Sistema Eletrônico de Informações em uma Universidade / Socioenvironmental implications from the implantation of the Informations Electronic System in an University
title_sort Implicações Socioambientais a partir da implantação do Sistema Eletrônico de Informações em uma Universidade / Socioenvironmental implications from the implantation of the Informations Electronic System in an University
author Silva, Thales Fabricio da Costa e
author_facet Silva, Thales Fabricio da Costa e
Aragão, Jônica Marques Coura
Souza, Jacyara Farias
Corcino, Kevin Ferreira
author_role author
author2 Aragão, Jônica Marques Coura
Souza, Jacyara Farias
Corcino, Kevin Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thales Fabricio da Costa e
Aragão, Jônica Marques Coura
Souza, Jacyara Farias
Corcino, Kevin Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema eletrônico de informações; Gestão de documentos; Sustentabilidade; Administração pública
topic Sistema eletrônico de informações; Gestão de documentos; Sustentabilidade; Administração pública
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo apresenta a percepção dos servidores públicos da carreira Técnico-Administrativo em Educação (TAE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) acerca das implicações socioambientais decorrentes da implantação do Sei na instituição. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com a aplicação de questionários estruturados com os servidores TAE da instituição e observação simples durante o processo de trabalho com o uso do Sei nos ambientes pesquisados. Os dados foram tratados de forma quantitativa, a partir da tabulação e da análise do conteúdo dos dados colhidos no questionário e nas observações. A investigação aponta que a maioria dos servidores conhecem e usam o Sei, porém, enfrentam dificuldades com relação à adaptação do uso do sistema na rotina de trabalho. Os servidores reconhecem implicações positivas e negativas do uso do Sei no processo de trabalho e nos aspectos socioambientais, coadunando com os resultados obtidos em outras pesquisas.
description Este artigo apresenta a percepção dos servidores públicos da carreira Técnico-Administrativo em Educação (TAE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) acerca das implicações socioambientais decorrentes da implantação do Sei na instituição. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com a aplicação de questionários estruturados com os servidores TAE da instituição e observação simples durante o processo de trabalho com o uso do Sei nos ambientes pesquisados. Os dados foram tratados de forma quantitativa, a partir da tabulação e da análise do conteúdo dos dados colhidos no questionário e nas observações. A investigação aponta que a maioria dos servidores conhecem e usam o Sei, porém, enfrentam dificuldades com relação à adaptação do uso do sistema na rotina de trabalho. Os servidores reconhecem implicações positivas e negativas do uso do Sei no processo de trabalho e nos aspectos socioambientais, coadunando com os resultados obtidos em outras pesquisas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2697
10.14295/idonline.v14i52.2697
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2697
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i52.2697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2697/4273
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Thales Fabricio da Costa e Silva, Jônica Marques Coura Aragão, Jacyara Farias Souza, Kevin Ferreira Corcino
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Thales Fabricio da Costa e Silva, Jônica Marques Coura Aragão, Jacyara Farias Souza, Kevin Ferreira Corcino
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 244-261
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037420355584000