Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz, Ronilson de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3056
Resumo: Analisamos de que modo os memoriais para concurso de professor-titular possibilitam conhecer, entre outros aspectos, as vivências e experiências de mulheres que chegaram ao topo da carreira acadêmica. Trata-se de alguns resultados do estágio de pós-doutoramento, concluído em 2017, que privilegiou abordagem qualitativa, valendo-se de pesquisa bibliográfica e documental como caminho metodológico. A Lei 12.772/2012 prevê a análise e defesa pública de memorial. Intencionalmente, selecionamos 16 professoras titulares. Buscamos identificar percursos, por meio dos memoriais acadêmicos, que respondessem: como se vem a ser a profissional que se está sendo? Concluímos que ainda não temos a tradição de publicar memoriais e que analisá-los mostra-se profícua ferramenta e fonte de pesquisas para dialogar com as teorias curriculares, com a história da educação e questões de gênero.
id IPES_4b779f5d798d433f6c3388a6cf0a5374
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3056
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives: memorial acadêmico; professora-titular; histórias de vida.Analisamos de que modo os memoriais para concurso de professor-titular possibilitam conhecer, entre outros aspectos, as vivências e experiências de mulheres que chegaram ao topo da carreira acadêmica. Trata-se de alguns resultados do estágio de pós-doutoramento, concluído em 2017, que privilegiou abordagem qualitativa, valendo-se de pesquisa bibliográfica e documental como caminho metodológico. A Lei 12.772/2012 prevê a análise e defesa pública de memorial. Intencionalmente, selecionamos 16 professoras titulares. Buscamos identificar percursos, por meio dos memoriais acadêmicos, que respondessem: como se vem a ser a profissional que se está sendo? Concluímos que ainda não temos a tradição de publicar memoriais e que analisá-los mostra-se profícua ferramenta e fonte de pesquisas para dialogar com as teorias curriculares, com a história da educação e questões de gênero.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLuiz, Ronilson de Souza2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/305610.14295/idonline.v15i55.3056ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 469-4841981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3056/4794Direitos autorais 2021 Ronilson de Souza Luizhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T20:48:58Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives
title Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives
spellingShingle Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives
Luiz, Ronilson de Souza
: memorial acadêmico; professora-titular; histórias de vida.
title_short Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives
title_full Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives
title_fullStr Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives
title_full_unstemmed Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives
title_sort Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives
author Luiz, Ronilson de Souza
author_facet Luiz, Ronilson de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz, Ronilson de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv : memorial acadêmico; professora-titular; histórias de vida.
topic : memorial acadêmico; professora-titular; histórias de vida.
description Analisamos de que modo os memoriais para concurso de professor-titular possibilitam conhecer, entre outros aspectos, as vivências e experiências de mulheres que chegaram ao topo da carreira acadêmica. Trata-se de alguns resultados do estágio de pós-doutoramento, concluído em 2017, que privilegiou abordagem qualitativa, valendo-se de pesquisa bibliográfica e documental como caminho metodológico. A Lei 12.772/2012 prevê a análise e defesa pública de memorial. Intencionalmente, selecionamos 16 professoras titulares. Buscamos identificar percursos, por meio dos memoriais acadêmicos, que respondessem: como se vem a ser a profissional que se está sendo? Concluímos que ainda não temos a tradição de publicar memoriais e que analisá-los mostra-se profícua ferramenta e fonte de pesquisas para dialogar com as teorias curriculares, com a história da educação e questões de gênero.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3056
10.14295/idonline.v15i55.3056
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3056
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i55.3056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3056/4794
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Ronilson de Souza Luiz
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Ronilson de Souza Luiz
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 469-484
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053957052301312