Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3056 |
Resumo: | Analisamos de que modo os memoriais para concurso de professor-titular possibilitam conhecer, entre outros aspectos, as vivências e experiências de mulheres que chegaram ao topo da carreira acadêmica. Trata-se de alguns resultados do estágio de pós-doutoramento, concluído em 2017, que privilegiou abordagem qualitativa, valendo-se de pesquisa bibliográfica e documental como caminho metodológico. A Lei 12.772/2012 prevê a análise e defesa pública de memorial. Intencionalmente, selecionamos 16 professoras titulares. Buscamos identificar percursos, por meio dos memoriais acadêmicos, que respondessem: como se vem a ser a profissional que se está sendo? Concluímos que ainda não temos a tradição de publicar memoriais e que analisá-los mostra-se profícua ferramenta e fonte de pesquisas para dialogar com as teorias curriculares, com a história da educação e questões de gênero. |
id |
IPES_4b779f5d798d433f6c3388a6cf0a5374 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3056 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives: memorial acadêmico; professora-titular; histórias de vida.Analisamos de que modo os memoriais para concurso de professor-titular possibilitam conhecer, entre outros aspectos, as vivências e experiências de mulheres que chegaram ao topo da carreira acadêmica. Trata-se de alguns resultados do estágio de pós-doutoramento, concluído em 2017, que privilegiou abordagem qualitativa, valendo-se de pesquisa bibliográfica e documental como caminho metodológico. A Lei 12.772/2012 prevê a análise e defesa pública de memorial. Intencionalmente, selecionamos 16 professoras titulares. Buscamos identificar percursos, por meio dos memoriais acadêmicos, que respondessem: como se vem a ser a profissional que se está sendo? Concluímos que ainda não temos a tradição de publicar memoriais e que analisá-los mostra-se profícua ferramenta e fonte de pesquisas para dialogar com as teorias curriculares, com a história da educação e questões de gênero.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLuiz, Ronilson de Souza2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/305610.14295/idonline.v15i55.3056ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 469-4841981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3056/4794Direitos autorais 2021 Ronilson de Souza Luizhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T20:48:58Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives |
title |
Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives |
spellingShingle |
Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives Luiz, Ronilson de Souza : memorial acadêmico; professora-titular; histórias de vida. |
title_short |
Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives |
title_full |
Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives |
title_fullStr |
Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives |
title_full_unstemmed |
Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives |
title_sort |
Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives |
author |
Luiz, Ronilson de Souza |
author_facet |
Luiz, Ronilson de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiz, Ronilson de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
: memorial acadêmico; professora-titular; histórias de vida. |
topic |
: memorial acadêmico; professora-titular; histórias de vida. |
description |
Analisamos de que modo os memoriais para concurso de professor-titular possibilitam conhecer, entre outros aspectos, as vivências e experiências de mulheres que chegaram ao topo da carreira acadêmica. Trata-se de alguns resultados do estágio de pós-doutoramento, concluído em 2017, que privilegiou abordagem qualitativa, valendo-se de pesquisa bibliográfica e documental como caminho metodológico. A Lei 12.772/2012 prevê a análise e defesa pública de memorial. Intencionalmente, selecionamos 16 professoras titulares. Buscamos identificar percursos, por meio dos memoriais acadêmicos, que respondessem: como se vem a ser a profissional que se está sendo? Concluímos que ainda não temos a tradição de publicar memoriais e que analisá-los mostra-se profícua ferramenta e fonte de pesquisas para dialogar com as teorias curriculares, com a história da educação e questões de gênero. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3056 10.14295/idonline.v15i55.3056 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3056 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i55.3056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3056/4794 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ronilson de Souza Luiz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ronilson de Souza Luiz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 469-484 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053957052301312 |