Memorial acadêmico para Professor Titular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49878
Resumo: Os memoriais têm longa tradição acadêmica no Brasil, constituem-se em documentos que expõem trajetórias de professores universitários para fins de concursos ou de progressões ao longo das suas carreiras. No caso específico das universidades federais e da progressão para a classe de Professor Titular a ampliação do acesso a esse nível da carreira é a resultante de uma greve do movimento docente. Entre as concessões ao Estado e as conquistas da categoria, essa greve garantiu que todos os professores que alcançarem o nível de Professor Associado 4 possam pleitear essa ascensão. Nas regras anteriores de distribuição de vagas para Professor Titular, a possibilidade dessa promoção era muito reduzida, envolvia a perda de direitos trabalhistas, além de produzir uma competição intensa entre pares do mesmo departamento.
id UFPR-4_7882b8b2a7d9d6c6ce6a8ba66103da79
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/49878
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Memorial acadêmico para Professor TitularEducaçãoUniversidade Federal do Paraná; Setor de Educação; Memorial Acadêmico; Professor Titular.EducaçãoOs memoriais têm longa tradição acadêmica no Brasil, constituem-se em documentos que expõem trajetórias de professores universitários para fins de concursos ou de progressões ao longo das suas carreiras. No caso específico das universidades federais e da progressão para a classe de Professor Titular a ampliação do acesso a esse nível da carreira é a resultante de uma greve do movimento docente. Entre as concessões ao Estado e as conquistas da categoria, essa greve garantiu que todos os professores que alcançarem o nível de Professor Associado 4 possam pleitear essa ascensão. Nas regras anteriores de distribuição de vagas para Professor Titular, a possibilidade dessa promoção era muito reduzida, envolvia a perda de direitos trabalhistas, além de produzir uma competição intensa entre pares do mesmo departamento.UFPRVieira, Carlos Eduardo2017-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49878Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 291-312Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 291-312Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 291-3121984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49878/31750https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49878/32726Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T01:47:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/49878Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T01:47:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Memorial acadêmico para Professor Titular
title Memorial acadêmico para Professor Titular
spellingShingle Memorial acadêmico para Professor Titular
Vieira, Carlos Eduardo
Educação
Universidade Federal do Paraná; Setor de Educação; Memorial Acadêmico; Professor Titular.
Educação
title_short Memorial acadêmico para Professor Titular
title_full Memorial acadêmico para Professor Titular
title_fullStr Memorial acadêmico para Professor Titular
title_full_unstemmed Memorial acadêmico para Professor Titular
title_sort Memorial acadêmico para Professor Titular
author Vieira, Carlos Eduardo
author_facet Vieira, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Universidade Federal do Paraná; Setor de Educação; Memorial Acadêmico; Professor Titular.
Educação
topic Educação
Universidade Federal do Paraná; Setor de Educação; Memorial Acadêmico; Professor Titular.
Educação
description Os memoriais têm longa tradição acadêmica no Brasil, constituem-se em documentos que expõem trajetórias de professores universitários para fins de concursos ou de progressões ao longo das suas carreiras. No caso específico das universidades federais e da progressão para a classe de Professor Titular a ampliação do acesso a esse nível da carreira é a resultante de uma greve do movimento docente. Entre as concessões ao Estado e as conquistas da categoria, essa greve garantiu que todos os professores que alcançarem o nível de Professor Associado 4 possam pleitear essa ascensão. Nas regras anteriores de distribuição de vagas para Professor Titular, a possibilidade dessa promoção era muito reduzida, envolvia a perda de direitos trabalhistas, além de produzir uma competição intensa entre pares do mesmo departamento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49878
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49878/31750
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49878/32726
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 291-312
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 291-312
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 291-312
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895997906944