A Influência Positiva da Brincadeira na Educação Infantil / The Positive Influence of Playing in Child Education
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2871 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar estruturas e bases teóricas que vislumbrassem as influências positivas das brincadeiras nas salas de aula de educação infantil, de modo que fosse possível fazer levantamento bibliográfico de autores e autoras que defendessem a prática de jogos no primeiro acesso da criança a vida escolar, que se dá na educação infantil, determinantemente dividida entre creches e pré-escola. Utilizou-se como metodologia de pesquisa um estudo teórico e bibliográfico, no sentido de identificar e descrever as concepções favoráveis ao trabalho dinâmico e interativo das brincadeiras escolares e/ou populares. Tomamos como base e suporte teórico a obra de Kishimoto, 2008 que retrata o brinquedo a brincadeira e a educação, também nos referenciamos na obra de Frienmann (2012), que trouxe uma discussão mais centrada sobre o ato de brincar na educação infantil, ainda, utilizou-se como suporte teórico a discussão de Oliveira (2012), que nos possibilitou maior aprofundamento e análise sobre o trabalho do professor na educação e infantil, e por fim, enfatizamos Sommerhaider (2011), que nos fez refletir sobre o jogo e a educação da infância, e as possibilidades de aprendizagem por meio da pratica dos jogos e das brincadeiras. O estudo no possibilitou um olhar mais crítico e preciso quanto à necessidade de adaptação e integração das brincadeiras nos currículos e práticas da educação infantil. Contudo, entendemos a urgência de uma proposta de um ensino voltada à prática lúdica, mas que não caracterize a brincadeira apenas como recurso pedagógico, mas como atitudes essenciais que possibilitam a conquista da liberdade de expressão, o conhecimento de si mesmo e do outro, assim como seu espaço no mundo e na sociedade. |
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A Influência Positiva da Brincadeira na Educação Infantil / The Positive Influence of Playing in Child EducationAprendizagem. Desenvolvimento Infantil. Brincadeiras na prática. Prática e Gestão de sala de aulaResumo: O presente estudo teve como objetivo analisar estruturas e bases teóricas que vislumbrassem as influências positivas das brincadeiras nas salas de aula de educação infantil, de modo que fosse possível fazer levantamento bibliográfico de autores e autoras que defendessem a prática de jogos no primeiro acesso da criança a vida escolar, que se dá na educação infantil, determinantemente dividida entre creches e pré-escola. Utilizou-se como metodologia de pesquisa um estudo teórico e bibliográfico, no sentido de identificar e descrever as concepções favoráveis ao trabalho dinâmico e interativo das brincadeiras escolares e/ou populares. Tomamos como base e suporte teórico a obra de Kishimoto, 2008 que retrata o brinquedo a brincadeira e a educação, também nos referenciamos na obra de Frienmann (2012), que trouxe uma discussão mais centrada sobre o ato de brincar na educação infantil, ainda, utilizou-se como suporte teórico a discussão de Oliveira (2012), que nos possibilitou maior aprofundamento e análise sobre o trabalho do professor na educação e infantil, e por fim, enfatizamos Sommerhaider (2011), que nos fez refletir sobre o jogo e a educação da infância, e as possibilidades de aprendizagem por meio da pratica dos jogos e das brincadeiras. O estudo no possibilitou um olhar mais crítico e preciso quanto à necessidade de adaptação e integração das brincadeiras nos currículos e práticas da educação infantil. Contudo, entendemos a urgência de uma proposta de um ensino voltada à prática lúdica, mas que não caracterize a brincadeira apenas como recurso pedagógico, mas como atitudes essenciais que possibilitam a conquista da liberdade de expressão, o conhecimento de si mesmo e do outro, assim como seu espaço no mundo e na sociedade. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBelo, Aparecida Alves LeiteNunes, Cícera Alves2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/287110.14295/idonline.v14i53.2871ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 280-2921981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2871/4516Direitos autorais 2021 Aparecida Alves Leite Belo, Cícera Alves Nuneshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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