Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1599 |
Resumo: | Cada vez mais, devido a sua importância, o tema da afetividade entre os docentes e discentes no ensino superior está sendo objeto de estudos. O objetivo deste estudo é verificar quais são as percepções sobre a afetividade que os professores de Terapia Ocupacional têm nas suas práticas docentes. Este artigo é resultante de uma pesquisa de abordagem qualitativa, empírica e exploratória, que foi realizada com seis docentes dos cursos de Terapia Ocupacional de duas universidades do interior do Rio Grande do Sul. As respostas foram agrupadas de acordo com as semelhanças das mesmas e através das análises, percebeu-se que, embora os professores não tenham um conhecimento concreto sobre conceitos de afetividade, eles aplicam os princípios de afetividade. Espera-se que com este estudo incentive os docentes a buscarem um aprofundamento sobre a importância da afetividade em suas práticas docentes. |
id |
IPES_50f05e6cb1052509200083be81d7543b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1599 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health courseAfetividade. Práticas Docentes e Ensino SuperiorCada vez mais, devido a sua importância, o tema da afetividade entre os docentes e discentes no ensino superior está sendo objeto de estudos. O objetivo deste estudo é verificar quais são as percepções sobre a afetividade que os professores de Terapia Ocupacional têm nas suas práticas docentes. Este artigo é resultante de uma pesquisa de abordagem qualitativa, empírica e exploratória, que foi realizada com seis docentes dos cursos de Terapia Ocupacional de duas universidades do interior do Rio Grande do Sul. As respostas foram agrupadas de acordo com as semelhanças das mesmas e através das análises, percebeu-se que, embora os professores não tenham um conhecimento concreto sobre conceitos de afetividade, eles aplicam os princípios de afetividade. Espera-se que com este estudo incentive os docentes a buscarem um aprofundamento sobre a importância da afetividade em suas práticas docentes.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Eliane Caldas daZucolotto, Marcele Pereira da Rosa2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/159910.14295/idonline.v13i44.1599ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 44 (2019); 240-2521981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1599/2457Direitos autorais 2021 Eliane Caldas da Silva, Marcele Pereira da Rosa Zucolottohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-04T20:59:22Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health course |
title |
Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health course |
spellingShingle |
Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health course Silva, Eliane Caldas da Afetividade. Práticas Docentes e Ensino Superior |
title_short |
Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health course |
title_full |
Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health course |
title_fullStr |
Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health course |
title_full_unstemmed |
Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health course |
title_sort |
Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health course |
author |
Silva, Eliane Caldas da |
author_facet |
Silva, Eliane Caldas da Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eliane Caldas da Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade. Práticas Docentes e Ensino Superior |
topic |
Afetividade. Práticas Docentes e Ensino Superior |
description |
Cada vez mais, devido a sua importância, o tema da afetividade entre os docentes e discentes no ensino superior está sendo objeto de estudos. O objetivo deste estudo é verificar quais são as percepções sobre a afetividade que os professores de Terapia Ocupacional têm nas suas práticas docentes. Este artigo é resultante de uma pesquisa de abordagem qualitativa, empírica e exploratória, que foi realizada com seis docentes dos cursos de Terapia Ocupacional de duas universidades do interior do Rio Grande do Sul. As respostas foram agrupadas de acordo com as semelhanças das mesmas e através das análises, percebeu-se que, embora os professores não tenham um conhecimento concreto sobre conceitos de afetividade, eles aplicam os princípios de afetividade. Espera-se que com este estudo incentive os docentes a buscarem um aprofundamento sobre a importância da afetividade em suas práticas docentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1599 10.14295/idonline.v13i44.1599 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1599 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i44.1599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1599/2457 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Eliane Caldas da Silva, Marcele Pereira da Rosa Zucolotto https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Eliane Caldas da Silva, Marcele Pereira da Rosa Zucolotto https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 44 (2019); 240-252 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053951137284096 |