Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliane Caldas da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1599
Resumo: Cada vez mais, devido a sua importância, o tema da afetividade entre os docentes e discentes no ensino superior está sendo objeto de estudos. O objetivo deste estudo é verificar quais são as percepções sobre a afetividade que os professores de Terapia Ocupacional têm nas suas práticas docentes. Este artigo é resultante de uma pesquisa de abordagem qualitativa, empírica e exploratória, que foi realizada com seis docentes dos cursos de Terapia Ocupacional de duas universidades do interior do Rio Grande do Sul. As respostas foram agrupadas de acordo com as semelhanças das mesmas e através das análises, percebeu-se que, embora os professores não tenham um conhecimento concreto sobre conceitos de afetividade, eles aplicam os princípios de afetividade. Espera-se que com este estudo incentive os docentes a buscarem um aprofundamento sobre a importância da afetividade em suas práticas docentes.
id IPES_50f05e6cb1052509200083be81d7543b
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1599
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health courseAfetividade. Práticas Docentes e Ensino SuperiorCada vez mais, devido a sua importância, o tema da afetividade entre os docentes e discentes no ensino superior está sendo objeto de estudos. O objetivo deste estudo é verificar quais são as percepções sobre a afetividade que os professores de Terapia Ocupacional têm nas suas práticas docentes. Este artigo é resultante de uma pesquisa de abordagem qualitativa, empírica e exploratória, que foi realizada com seis docentes dos cursos de Terapia Ocupacional de duas universidades do interior do Rio Grande do Sul. As respostas foram agrupadas de acordo com as semelhanças das mesmas e através das análises, percebeu-se que, embora os professores não tenham um conhecimento concreto sobre conceitos de afetividade, eles aplicam os princípios de afetividade. Espera-se que com este estudo incentive os docentes a buscarem um aprofundamento sobre a importância da afetividade em suas práticas docentes.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Eliane Caldas daZucolotto, Marcele Pereira da Rosa2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/159910.14295/idonline.v13i44.1599ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 44 (2019); 240-2521981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1599/2457Direitos autorais 2021 Eliane Caldas da Silva, Marcele Pereira da Rosa Zucolottohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-04T20:59:22Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health course
title Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health course
spellingShingle Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health course
Silva, Eliane Caldas da
Afetividade. Práticas Docentes e Ensino Superior
title_short Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health course
title_full Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health course
title_fullStr Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health course
title_full_unstemmed Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health course
title_sort Percepção dos docentes sobre afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde / Teachers' perception about affectivity in Higher Education in a Health course
author Silva, Eliane Caldas da
author_facet Silva, Eliane Caldas da
Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
author_role author
author2 Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliane Caldas da
Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade. Práticas Docentes e Ensino Superior
topic Afetividade. Práticas Docentes e Ensino Superior
description Cada vez mais, devido a sua importância, o tema da afetividade entre os docentes e discentes no ensino superior está sendo objeto de estudos. O objetivo deste estudo é verificar quais são as percepções sobre a afetividade que os professores de Terapia Ocupacional têm nas suas práticas docentes. Este artigo é resultante de uma pesquisa de abordagem qualitativa, empírica e exploratória, que foi realizada com seis docentes dos cursos de Terapia Ocupacional de duas universidades do interior do Rio Grande do Sul. As respostas foram agrupadas de acordo com as semelhanças das mesmas e através das análises, percebeu-se que, embora os professores não tenham um conhecimento concreto sobre conceitos de afetividade, eles aplicam os princípios de afetividade. Espera-se que com este estudo incentive os docentes a buscarem um aprofundamento sobre a importância da afetividade em suas práticas docentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1599
10.14295/idonline.v13i44.1599
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1599
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i44.1599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1599/2457
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Eliane Caldas da Silva, Marcele Pereira da Rosa Zucolotto
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Eliane Caldas da Silva, Marcele Pereira da Rosa Zucolotto
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 44 (2019); 240-252
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053951137284096