Leitura e Escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Francisca Ilka Oliveira Bezerra da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cunha, Francisco Roberto Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/747
Resumo: Este Artigo discute as teorias de Paulo Freire, Luiz Carlos Cagliari, Piaget e Vygotsky, à partir de uma análise das referidas teorias, e à luz das dificuldades e deficiências que os alunos de rede pública do ensino fundamental apresentam em relação a leitura e a escrita. Entende-se aqui, que a leitura é um processo que envolve outras habilidades além da decodificação. A leitura é um processo linguístico que acompanha o desenvolvimento da própria linguística seguindo o processo ascendente, descendente e interativo. Pode-se dizer que o significado que uma leitura tem para o leitor, é uma tradução do significado que o autor quis lhe dar, mais uma construção que envolve o texto, os conhecimentos prévios de leitura, que o aborda e seus objetivos, de acordo com os pensadores o ensino da língua portuguesa deve desenvolver no aluno a capacidade de compreender o texto como uma atividade necessária ao universo da vida social e escolar estabelecendo relação entre leitura de códigos e leitura de mundo. Para reverter o quadro apresentado do baixo índice de aprendizagem em relação aos estudos realizados, o professor deve ser um mediador que desenvolva no educando o senso crítico e sua maturidade respeitando a individualidade e a necessidade da realidade de cada um em relação ao ritmo de aprendizagem traçando caminhos que leve o educando a ser livre de preconceitos, respeitando as diversidades étnicas e variedades linguísticas. Entende-se que não desenvolvendo bons leitores, limitando-se as possibilidades de leitura de mundo quanto a realidade social. Constatou-se que a sociedade carece de profissionais competentes e compromissados que desenvolvam suas competências e habilidades, na consciência do seu papel como agentes transformadores da sociedade.  
id IPES_511e771b44626c131d2994b65f38482a
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/747
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Leitura e EscritaLeitura. Escrita. AprendizagemEste Artigo discute as teorias de Paulo Freire, Luiz Carlos Cagliari, Piaget e Vygotsky, à partir de uma análise das referidas teorias, e à luz das dificuldades e deficiências que os alunos de rede pública do ensino fundamental apresentam em relação a leitura e a escrita. Entende-se aqui, que a leitura é um processo que envolve outras habilidades além da decodificação. A leitura é um processo linguístico que acompanha o desenvolvimento da própria linguística seguindo o processo ascendente, descendente e interativo. Pode-se dizer que o significado que uma leitura tem para o leitor, é uma tradução do significado que o autor quis lhe dar, mais uma construção que envolve o texto, os conhecimentos prévios de leitura, que o aborda e seus objetivos, de acordo com os pensadores o ensino da língua portuguesa deve desenvolver no aluno a capacidade de compreender o texto como uma atividade necessária ao universo da vida social e escolar estabelecendo relação entre leitura de códigos e leitura de mundo. Para reverter o quadro apresentado do baixo índice de aprendizagem em relação aos estudos realizados, o professor deve ser um mediador que desenvolva no educando o senso crítico e sua maturidade respeitando a individualidade e a necessidade da realidade de cada um em relação ao ritmo de aprendizagem traçando caminhos que leve o educando a ser livre de preconceitos, respeitando as diversidades étnicas e variedades linguísticas. Entende-se que não desenvolvendo bons leitores, limitando-se as possibilidades de leitura de mundo quanto a realidade social. Constatou-se que a sociedade carece de profissionais competentes e compromissados que desenvolvam suas competências e habilidades, na consciência do seu papel como agentes transformadores da sociedade.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCosta, Francisca Ilka Oliveira Bezerra daCunha, Francisco Roberto Brito2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/74710.14295/idonline.v11i35.747ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 35 (2017); 405-4231981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/747/1048Direitos autorais 2021 Francisca Ilka Oliveira Bezerra da Costa, Francisco Roberto Brito Cunhahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-09T00:55:26Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e Escrita
title Leitura e Escrita
spellingShingle Leitura e Escrita
Costa, Francisca Ilka Oliveira Bezerra da
Leitura. Escrita. Aprendizagem
title_short Leitura e Escrita
title_full Leitura e Escrita
title_fullStr Leitura e Escrita
title_full_unstemmed Leitura e Escrita
title_sort Leitura e Escrita
author Costa, Francisca Ilka Oliveira Bezerra da
author_facet Costa, Francisca Ilka Oliveira Bezerra da
Cunha, Francisco Roberto Brito
author_role author
author2 Cunha, Francisco Roberto Brito
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Francisca Ilka Oliveira Bezerra da
Cunha, Francisco Roberto Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Escrita. Aprendizagem
topic Leitura. Escrita. Aprendizagem
dc.description.none.fl_txt_mv Este Artigo discute as teorias de Paulo Freire, Luiz Carlos Cagliari, Piaget e Vygotsky, à partir de uma análise das referidas teorias, e à luz das dificuldades e deficiências que os alunos de rede pública do ensino fundamental apresentam em relação a leitura e a escrita. Entende-se aqui, que a leitura é um processo que envolve outras habilidades além da decodificação. A leitura é um processo linguístico que acompanha o desenvolvimento da própria linguística seguindo o processo ascendente, descendente e interativo. Pode-se dizer que o significado que uma leitura tem para o leitor, é uma tradução do significado que o autor quis lhe dar, mais uma construção que envolve o texto, os conhecimentos prévios de leitura, que o aborda e seus objetivos, de acordo com os pensadores o ensino da língua portuguesa deve desenvolver no aluno a capacidade de compreender o texto como uma atividade necessária ao universo da vida social e escolar estabelecendo relação entre leitura de códigos e leitura de mundo. Para reverter o quadro apresentado do baixo índice de aprendizagem em relação aos estudos realizados, o professor deve ser um mediador que desenvolva no educando o senso crítico e sua maturidade respeitando a individualidade e a necessidade da realidade de cada um em relação ao ritmo de aprendizagem traçando caminhos que leve o educando a ser livre de preconceitos, respeitando as diversidades étnicas e variedades linguísticas. Entende-se que não desenvolvendo bons leitores, limitando-se as possibilidades de leitura de mundo quanto a realidade social. Constatou-se que a sociedade carece de profissionais competentes e compromissados que desenvolvam suas competências e habilidades, na consciência do seu papel como agentes transformadores da sociedade.  
description Este Artigo discute as teorias de Paulo Freire, Luiz Carlos Cagliari, Piaget e Vygotsky, à partir de uma análise das referidas teorias, e à luz das dificuldades e deficiências que os alunos de rede pública do ensino fundamental apresentam em relação a leitura e a escrita. Entende-se aqui, que a leitura é um processo que envolve outras habilidades além da decodificação. A leitura é um processo linguístico que acompanha o desenvolvimento da própria linguística seguindo o processo ascendente, descendente e interativo. Pode-se dizer que o significado que uma leitura tem para o leitor, é uma tradução do significado que o autor quis lhe dar, mais uma construção que envolve o texto, os conhecimentos prévios de leitura, que o aborda e seus objetivos, de acordo com os pensadores o ensino da língua portuguesa deve desenvolver no aluno a capacidade de compreender o texto como uma atividade necessária ao universo da vida social e escolar estabelecendo relação entre leitura de códigos e leitura de mundo. Para reverter o quadro apresentado do baixo índice de aprendizagem em relação aos estudos realizados, o professor deve ser um mediador que desenvolva no educando o senso crítico e sua maturidade respeitando a individualidade e a necessidade da realidade de cada um em relação ao ritmo de aprendizagem traçando caminhos que leve o educando a ser livre de preconceitos, respeitando as diversidades étnicas e variedades linguísticas. Entende-se que não desenvolvendo bons leitores, limitando-se as possibilidades de leitura de mundo quanto a realidade social. Constatou-se que a sociedade carece de profissionais competentes e compromissados que desenvolvam suas competências e habilidades, na consciência do seu papel como agentes transformadores da sociedade.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/747
10.14295/idonline.v11i35.747
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/747
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i35.747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/747/1048
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Francisca Ilka Oliveira Bezerra da Costa, Francisco Roberto Brito Cunha
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Francisca Ilka Oliveira Bezerra da Costa, Francisco Roberto Brito Cunha
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 35 (2017); 405-423
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037420021088256