A aprendizagem inicial da leitura e da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Catarina Maia da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14415
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_e4cda6749b832487c908076fdd478dcb
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14415
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem inicial da leitura e da escritaAprendizagemLeituraEscritaRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório tem como objetivo descrever de forma reflexiva o período de observação, intervenção e avaliação da prática pedagógica- nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico- bem como apresentar um estudo de investigação relacionado com a primeira prática referida. A investigação intitulada “A Aprendizagem inicial da leitura e da escrita” teve como finalidade estudar a influência que a aprendizagem da correspondência fonema-grafema tem no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Em conformidade com o objetivo do estudo, identificaram-se três objetivos específicos: (i) caracterizar o conhecimento dos alunos das correspondências fonema-grafema avaliadas; (ii) avaliar o conhecimento de regularidades ortográficas ao nível do grafema, da sílaba e da palavra; (iii) promover o conhecimento dos alunos das correspondências fonema-grafema avaliadas. Para o efeito, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, privilegiando-se, na recolha de dados, a tarefa de ditado e a análise de escritos. Participaram no estudo vinte e um alunos do 1.º ano da turma em que foi realizada a intervenção. Os resultados do estudo permitem destacar a importância de uma intervenção na zona de desenvolvimento proximal dos alunos, bem como a importância da aprendizagem estatística no ensino de padrões ortográficos regulares. Neste ponto, é de salientar que o ditado se revelou uma estratégia importante na consolidação de conhecimentos ortográficos.ABSTRACT This report was prepared in the scope of the course of Supervised Teaching Practice II (Practicum), part of the Master's Degree in Primary School Teaching and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This report aims to describe in a reflective way the observation, intervention and evaluation of the practicum - in the contexts of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education - as well as to present a research study. The research entitled "The initial learning of reading and writing" aims to study the influence of phoneme-grapheme correspondence learning in the process of reading and writing.Three specific objectives were defined: (i) to characterize the students' knowledge of the phoneme-grapheme correspondences; (ii) to assess the knowledge of orthographic regularities at the grapheme, syllable and word level; (iii) to promote the students' knowledge of the phoneme-grapheme correspondences. A qualitative methodology was used, and data collection techniques include dictation and analysis of students' writings. Twenty-one 1st graders participated in the study. The results of the study highlight the importance of an intervention in the students' zone of proximal development, as well as the importance of statistical learning in the teaching of regular patterns. It should be noted that dictation has proved to be a fundamental strategy for the consolidation of orthographic knowledge.Sousa, OtíliaPereira, TeresaRCIPLSilva, Ana Catarina Maia da2022-03-09T09:34:51Z2021-07-132021-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14415TID:202937909porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:13.551067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem inicial da leitura e da escrita
title A aprendizagem inicial da leitura e da escrita
spellingShingle A aprendizagem inicial da leitura e da escrita
Silva, Ana Catarina Maia da
Aprendizagem
Leitura
Escrita
title_short A aprendizagem inicial da leitura e da escrita
title_full A aprendizagem inicial da leitura e da escrita
title_fullStr A aprendizagem inicial da leitura e da escrita
title_full_unstemmed A aprendizagem inicial da leitura e da escrita
title_sort A aprendizagem inicial da leitura e da escrita
author Silva, Ana Catarina Maia da
author_facet Silva, Ana Catarina Maia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Otília
Pereira, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Catarina Maia da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Leitura
Escrita
topic Aprendizagem
Leitura
Escrita
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-13
2021-07-13T00:00:00Z
2022-03-09T09:34:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14415
TID:202937909
url http://hdl.handle.net/10400.21/14415
identifier_str_mv TID:202937909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133493857353728