Um Estudo de Caso sobre a Educação Infantil, Pobreza e Desigualdade Social no Município de Afrânio- PE
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1299 |
Resumo: | O presente trabalho consiste num estudo de caso, realizado através de uma pesquisa qualitativa e análise de documentos, tendo como campos de pesquisas a Secretaria de Educação do Ensino Básico-SEEB, Conselho Municipal de Educação de Afrânio-CMEA, Escola Municipal Aureliano Francisco Neto e a Creche Tipo C – Padrão FNDE, ambas localizadas no Distrito de Extrema- Afrânio-PE. Os sujeitos da pesquisa são os membros do CMEA, Coordenadores e técnicos da SEEB e a comunidade escolar do Distrito de Extrema. Foram utilizados para análise da temática em estudo, o Plano Municipal de Educação - PME 2015-2025, dados do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle/ Plano de Ações Articuladas – SIMEC- PAR Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, oportunizando uma reflexão acerca das politicas educacionais no âmbito da Educação Infantil, pobreza e desigualdade social no município de Afrânio- PE, tendo em vista, o que impede o pleno funcionamento da Educação Infantil neste município e as ações da gestão para as possíveis resoluções da falta de creches, o aumento de atendimento de crianças nesta modalidade de ensino, implementação da proposta pedagógica garantindo uma educação de qualidade. Neste contexto, faz-se necessário reconhecer também a pobreza e as desigualdades, ou seja, admitir que a existência persistente dos pobres nas escolas traz reflexões importantes para as práticas pedagógicas e para a gestão educacional. Nota-se também que é preciso não apenas saber que as escolas estão repletas de alunos pobres, mas atentar-se para as exigências que essas vivências da pobreza, da precariedade material extrema, fazem às nossas práticas. |
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O presente trabalho consiste num estudo de caso, realizado através de uma pesquisa qualitativa e análise de documentos, tendo como campos de pesquisas a Secretaria de Educação do Ensino Básico-SEEB, Conselho Municipal de Educação de Afrânio-CMEA, Escola Municipal Aureliano Francisco Neto e a Creche Tipo C – Padrão FNDE, ambas localizadas no Distrito de Extrema- Afrânio-PE. Os sujeitos da pesquisa são os membros do CMEA, Coordenadores e técnicos da SEEB e a comunidade escolar do Distrito de Extrema. Foram utilizados para análise da temática em estudo, o Plano Municipal de Educação - PME 2015-2025, dados do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle/ Plano de Ações Articuladas – SIMEC- PAR Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, oportunizando uma reflexão acerca das politicas educacionais no âmbito da Educação Infantil, pobreza e desigualdade social no município de Afrânio- PE, tendo em vista, o que impede o pleno funcionamento da Educação Infantil neste município e as ações da gestão para as possíveis resoluções da falta de creches, o aumento de atendimento de crianças nesta modalidade de ensino, implementação da proposta pedagógica garantindo uma educação de qualidade. Neste contexto, faz-se necessário reconhecer também a pobreza e as desigualdades, ou seja, admitir que a existência persistente dos pobres nas escolas traz reflexões importantes para as práticas pedagógicas e para a gestão educacional. Nota-se também que é preciso não apenas saber que as escolas estão repletas de alunos pobres, mas atentar-se para as exigências que essas vivências da pobreza, da precariedade material extrema, fazem às nossas práticas. |
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