A Influência da Afetividade na Educação Infantil e o olhar Docente / The Influence of Affectivity in Early Childhood Education and the look teacher
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3625 |
Resumo: | Resumo: O sentimento afetivo faz parte da nossa história de vida, essencial no desenvolvimento tanto psicológico quanto cognitivo e social da criança, e devido a isso deve se fazer presente em cada momento e lugar. Na primeira etapa da educação básica, principalmente, esse sentimento se faz essencial, visto que é para os pequenos, um momento marcado por angústias, medo e insegurança de estar em um meio social diferente do que está habituado a viver. Desta maneira, este trabalho teve por objetivo identificar a relevância, bem como a influência da afetividade no desenvolvimento e relação entre indivíduos para o ensino e aprendizagem. Foi utilizado uma metodologia bibliográfica de cunho qualitativo, utilizando referencial teórico específico, investigando a importância do afeto na vida das crianças, o olhar de teóricos sobre a temática e a contribuição do afeto no processo de ensino e aprendizagem, especificamente durante a educação infantil. Para analisar o olhar docente sobre a temática foi realizado um estudo de caso com questionário direcionados a professoras da educação infantil, contando com a participação de 4 docentes, as quais apresentam suas concepções sobre afetividade, quanto a importância e influência para o desenvolvimento da aprendizagem, bem como para se ter uma boa relação entre professor, aluno e colegas. A partir dos conhecimentos adquiridos, das observações realizadas dentro do referencial e através da pesquisa de campo, destaca-se que o processo afetivo é um instrumento pedagógico que vai além da relação professor-aluno, englobando tudo que o rodeia, nesse contexto, essa relação deve ser baseada na cumplicidade, amizade e segurança, para que as crianças se sintam acolhidas, aceitas e motivadas no espaço que se encontram.Palavras-Chave: Afetividade. Desenvolvimento cognitivo. Aprendizagem. Abstract: The affective feeling is part of our life story, essential in the psychological, cognitive and social development of the child, and due to this it must be present in every moment and place. In the first stage of basic education, especially, this feeling is essential, since it is for the little ones, a moment marked by anguish, fear and insecurity of being in a different social environment than they are used to living. In this way, this work aimed to identify the relevance, as well as the influence of affectivity in the development and relationship between individuals for teaching and learning. A qualitative bibliographic methodology was used, using a specific theoretical framework, investigating the importance of affection in children's lives, the perspective of theorists on the subject and the contribution of affection in the teaching and learning process, specifically during early childhood education. To analyze the teaching perspective on the subject, a case study was carried out with a questionnaire aimed at teachers of early childhood education, with the participation of 4 teachers, who present their conceptions about affectivity, regarding the importance and influence for the development of learning, as well as to have a good relationship between teacher, student and colleagues. From the acquired knowledge, the observations made within the framework and through field research, it is emphasized that the affective process is a pedagogical instrument that goes beyond the teacher-student relationship, encompassing everything that surrounds it, in this context, this relationship it should be based on complicity, friendship and security, so that children feel welcomed, accepted and motivated in the space they are in.Keywords: Affectivity. Cognitive development. Learning. |
id |
IPES_55a39237ececac153ada17a762057610 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3625 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Influência da Afetividade na Educação Infantil e o olhar Docente / The Influence of Affectivity in Early Childhood Education and the look teacherAfetividade. Desenvolvimento cognitivo. Aprendizagem.Resumo: O sentimento afetivo faz parte da nossa história de vida, essencial no desenvolvimento tanto psicológico quanto cognitivo e social da criança, e devido a isso deve se fazer presente em cada momento e lugar. Na primeira etapa da educação básica, principalmente, esse sentimento se faz essencial, visto que é para os pequenos, um momento marcado por angústias, medo e insegurança de estar em um meio social diferente do que está habituado a viver. Desta maneira, este trabalho teve por objetivo identificar a relevância, bem como a influência da afetividade no desenvolvimento e relação entre indivíduos para o ensino e aprendizagem. Foi utilizado uma metodologia bibliográfica de cunho qualitativo, utilizando referencial teórico específico, investigando a importância do afeto na vida das crianças, o olhar de teóricos sobre a temática e a contribuição do afeto no processo de ensino e aprendizagem, especificamente durante a educação infantil. Para analisar o olhar docente sobre a temática foi realizado um estudo de caso com questionário direcionados a professoras da educação infantil, contando com a participação de 4 docentes, as quais apresentam suas concepções sobre afetividade, quanto a importância e influência para o desenvolvimento da aprendizagem, bem como para se ter uma boa relação entre professor, aluno e colegas. A partir dos conhecimentos adquiridos, das observações realizadas dentro do referencial e através da pesquisa de campo, destaca-se que o processo afetivo é um instrumento pedagógico que vai além da relação professor-aluno, englobando tudo que o rodeia, nesse contexto, essa relação deve ser baseada na cumplicidade, amizade e segurança, para que as crianças se sintam acolhidas, aceitas e motivadas no espaço que se encontram.Palavras-Chave: Afetividade. Desenvolvimento cognitivo. Aprendizagem. Abstract: The affective feeling is part of our life story, essential in the psychological, cognitive and social development of the child, and due to this it must be present in every moment and place. In the first stage of basic education, especially, this feeling is essential, since it is for the little ones, a moment marked by anguish, fear and insecurity of being in a different social environment than they are used to living. In this way, this work aimed to identify the relevance, as well as the influence of affectivity in the development and relationship between individuals for teaching and learning. A qualitative bibliographic methodology was used, using a specific theoretical framework, investigating the importance of affection in children's lives, the perspective of theorists on the subject and the contribution of affection in the teaching and learning process, specifically during early childhood education. To analyze the teaching perspective on the subject, a case study was carried out with a questionnaire aimed at teachers of early childhood education, with the participation of 4 teachers, who present their conceptions about affectivity, regarding the importance and influence for the development of learning, as well as to have a good relationship between teacher, student and colleagues. From the acquired knowledge, the observations made within the framework and through field research, it is emphasized that the affective process is a pedagogical instrument that goes beyond the teacher-student relationship, encompassing everything that surrounds it, in this context, this relationship it should be based on complicity, friendship and security, so that children feel welcomed, accepted and motivated in the space they are in.Keywords: Affectivity. Cognitive development. Learning. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3625ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 64 (2022); 25-371981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3625/5699Copyright (c) 2022 Larissa da Silva Felix, Geraldo Martins de Oliveira Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFelix, Larissa da SilvaOliveira Júnior, Geraldo Martins de2022-12-30T14:32:55Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3625Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-12-30T14:32:55ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Influência da Afetividade na Educação Infantil e o olhar Docente / The Influence of Affectivity in Early Childhood Education and the look teacher |
title |
A Influência da Afetividade na Educação Infantil e o olhar Docente / The Influence of Affectivity in Early Childhood Education and the look teacher |
spellingShingle |
A Influência da Afetividade na Educação Infantil e o olhar Docente / The Influence of Affectivity in Early Childhood Education and the look teacher Felix, Larissa da Silva Afetividade. Desenvolvimento cognitivo. Aprendizagem. |
title_short |
A Influência da Afetividade na Educação Infantil e o olhar Docente / The Influence of Affectivity in Early Childhood Education and the look teacher |
title_full |
A Influência da Afetividade na Educação Infantil e o olhar Docente / The Influence of Affectivity in Early Childhood Education and the look teacher |
title_fullStr |
A Influência da Afetividade na Educação Infantil e o olhar Docente / The Influence of Affectivity in Early Childhood Education and the look teacher |
title_full_unstemmed |
A Influência da Afetividade na Educação Infantil e o olhar Docente / The Influence of Affectivity in Early Childhood Education and the look teacher |
title_sort |
A Influência da Afetividade na Educação Infantil e o olhar Docente / The Influence of Affectivity in Early Childhood Education and the look teacher |
author |
Felix, Larissa da Silva |
author_facet |
Felix, Larissa da Silva Oliveira Júnior, Geraldo Martins de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira Júnior, Geraldo Martins de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felix, Larissa da Silva Oliveira Júnior, Geraldo Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade. Desenvolvimento cognitivo. Aprendizagem. |
topic |
Afetividade. Desenvolvimento cognitivo. Aprendizagem. |
description |
Resumo: O sentimento afetivo faz parte da nossa história de vida, essencial no desenvolvimento tanto psicológico quanto cognitivo e social da criança, e devido a isso deve se fazer presente em cada momento e lugar. Na primeira etapa da educação básica, principalmente, esse sentimento se faz essencial, visto que é para os pequenos, um momento marcado por angústias, medo e insegurança de estar em um meio social diferente do que está habituado a viver. Desta maneira, este trabalho teve por objetivo identificar a relevância, bem como a influência da afetividade no desenvolvimento e relação entre indivíduos para o ensino e aprendizagem. Foi utilizado uma metodologia bibliográfica de cunho qualitativo, utilizando referencial teórico específico, investigando a importância do afeto na vida das crianças, o olhar de teóricos sobre a temática e a contribuição do afeto no processo de ensino e aprendizagem, especificamente durante a educação infantil. Para analisar o olhar docente sobre a temática foi realizado um estudo de caso com questionário direcionados a professoras da educação infantil, contando com a participação de 4 docentes, as quais apresentam suas concepções sobre afetividade, quanto a importância e influência para o desenvolvimento da aprendizagem, bem como para se ter uma boa relação entre professor, aluno e colegas. A partir dos conhecimentos adquiridos, das observações realizadas dentro do referencial e através da pesquisa de campo, destaca-se que o processo afetivo é um instrumento pedagógico que vai além da relação professor-aluno, englobando tudo que o rodeia, nesse contexto, essa relação deve ser baseada na cumplicidade, amizade e segurança, para que as crianças se sintam acolhidas, aceitas e motivadas no espaço que se encontram.Palavras-Chave: Afetividade. Desenvolvimento cognitivo. Aprendizagem. Abstract: The affective feeling is part of our life story, essential in the psychological, cognitive and social development of the child, and due to this it must be present in every moment and place. In the first stage of basic education, especially, this feeling is essential, since it is for the little ones, a moment marked by anguish, fear and insecurity of being in a different social environment than they are used to living. In this way, this work aimed to identify the relevance, as well as the influence of affectivity in the development and relationship between individuals for teaching and learning. A qualitative bibliographic methodology was used, using a specific theoretical framework, investigating the importance of affection in children's lives, the perspective of theorists on the subject and the contribution of affection in the teaching and learning process, specifically during early childhood education. To analyze the teaching perspective on the subject, a case study was carried out with a questionnaire aimed at teachers of early childhood education, with the participation of 4 teachers, who present their conceptions about affectivity, regarding the importance and influence for the development of learning, as well as to have a good relationship between teacher, student and colleagues. From the acquired knowledge, the observations made within the framework and through field research, it is emphasized that the affective process is a pedagogical instrument that goes beyond the teacher-student relationship, encompassing everything that surrounds it, in this context, this relationship it should be based on complicity, friendship and security, so that children feel welcomed, accepted and motivated in the space they are in.Keywords: Affectivity. Cognitive development. Learning. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3625 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3625/5699 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Larissa da Silva Felix, Geraldo Martins de Oliveira Júnior https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Larissa da Silva Felix, Geraldo Martins de Oliveira Júnior https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 64 (2022); 25-37 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053946002407424 |