Políticas públicas no combate a evasão e abandono escolar na educação básica brasileira: uma revisão de literatura / Public Policies to combat evasion and school dropout in Brazilian Basic Education: A Literature Review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2925 |
Resumo: | Resumo: A evasão e o abandono escolar atingem todas as esferas educacionais e modalidades de ensino, inclusive a educação básica, que se apresenta como tema desse ensaio. A presente pesquisa teve como objetivo estudar as políticas públicas educacionais direcionadas ao enfrentamento da evasão e abandono escolar na educação básica brasileira. Quanto aos procedimentos, tratou-se de uma pesquisa bibliométrica e documental, realizada a partir de uma revisão de literatura na base de dados Periódicos Capes. Os artigos foram pesquisados pelos descritores “evasão escolar”; “abandono escolar”; “educação básica” e “políticas públicas”. Após a busca foram filtrados os artigos relacionados ao tema em um período de 06 anos (2014-2019), totalizando 09 artigos. A partir da realização da pesquisa foi possível averiguar os diferentes motivos que levam os estudantes a evadirem ou abandonarem a escola, e conhecer algumas políticas públicas educacionais voltadas para reduzir as dificuldades encontradas pelos estudantes para sua permanência na escola. |
id |
IPES_5b48e21080e46e13159c05c3112227f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2925 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas públicas no combate a evasão e abandono escolar na educação básica brasileira: uma revisão de literatura / Public Policies to combat evasion and school dropout in Brazilian Basic Education: A Literature ReviewEvasão escolar. Educação Brasileira . Políticas Públicas.Resumo: A evasão e o abandono escolar atingem todas as esferas educacionais e modalidades de ensino, inclusive a educação básica, que se apresenta como tema desse ensaio. A presente pesquisa teve como objetivo estudar as políticas públicas educacionais direcionadas ao enfrentamento da evasão e abandono escolar na educação básica brasileira. Quanto aos procedimentos, tratou-se de uma pesquisa bibliométrica e documental, realizada a partir de uma revisão de literatura na base de dados Periódicos Capes. Os artigos foram pesquisados pelos descritores “evasão escolar”; “abandono escolar”; “educação básica” e “políticas públicas”. Após a busca foram filtrados os artigos relacionados ao tema em um período de 06 anos (2014-2019), totalizando 09 artigos. A partir da realização da pesquisa foi possível averiguar os diferentes motivos que levam os estudantes a evadirem ou abandonarem a escola, e conhecer algumas políticas públicas educacionais voltadas para reduzir as dificuldades encontradas pelos estudantes para sua permanência na escola.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Giselly de OliveiraAlbuquerque, José de LimaPinho, Marco Aurélio Benevides deMoraes Filho, Rodolfo Araújo deAraújo, Carlos William Ferreira de2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/292510.14295/idonline.v14i53.2925ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 1010-10251981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2925/4611Direitos autorais 2021 Giselly de Oliveira Silva, José de Lima Albuquerque, Marco Aurélio Benevides de Pinho, Rodolfo Araújo de Moraes Filho, Carlos William Ferreira de Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:21Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas públicas no combate a evasão e abandono escolar na educação básica brasileira: uma revisão de literatura / Public Policies to combat evasion and school dropout in Brazilian Basic Education: A Literature Review |
title |
Políticas públicas no combate a evasão e abandono escolar na educação básica brasileira: uma revisão de literatura / Public Policies to combat evasion and school dropout in Brazilian Basic Education: A Literature Review |
spellingShingle |
Políticas públicas no combate a evasão e abandono escolar na educação básica brasileira: uma revisão de literatura / Public Policies to combat evasion and school dropout in Brazilian Basic Education: A Literature Review Silva, Giselly de Oliveira Evasão escolar. Educação Brasileira . Políticas Públicas. |
title_short |
Políticas públicas no combate a evasão e abandono escolar na educação básica brasileira: uma revisão de literatura / Public Policies to combat evasion and school dropout in Brazilian Basic Education: A Literature Review |
title_full |
Políticas públicas no combate a evasão e abandono escolar na educação básica brasileira: uma revisão de literatura / Public Policies to combat evasion and school dropout in Brazilian Basic Education: A Literature Review |
title_fullStr |
Políticas públicas no combate a evasão e abandono escolar na educação básica brasileira: uma revisão de literatura / Public Policies to combat evasion and school dropout in Brazilian Basic Education: A Literature Review |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas no combate a evasão e abandono escolar na educação básica brasileira: uma revisão de literatura / Public Policies to combat evasion and school dropout in Brazilian Basic Education: A Literature Review |
title_sort |
Políticas públicas no combate a evasão e abandono escolar na educação básica brasileira: uma revisão de literatura / Public Policies to combat evasion and school dropout in Brazilian Basic Education: A Literature Review |
author |
Silva, Giselly de Oliveira |
author_facet |
Silva, Giselly de Oliveira Albuquerque, José de Lima Pinho, Marco Aurélio Benevides de Moraes Filho, Rodolfo Araújo de Araújo, Carlos William Ferreira de |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, José de Lima Pinho, Marco Aurélio Benevides de Moraes Filho, Rodolfo Araújo de Araújo, Carlos William Ferreira de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Giselly de Oliveira Albuquerque, José de Lima Pinho, Marco Aurélio Benevides de Moraes Filho, Rodolfo Araújo de Araújo, Carlos William Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão escolar. Educação Brasileira . Políticas Públicas. |
topic |
Evasão escolar. Educação Brasileira . Políticas Públicas. |
description |
Resumo: A evasão e o abandono escolar atingem todas as esferas educacionais e modalidades de ensino, inclusive a educação básica, que se apresenta como tema desse ensaio. A presente pesquisa teve como objetivo estudar as políticas públicas educacionais direcionadas ao enfrentamento da evasão e abandono escolar na educação básica brasileira. Quanto aos procedimentos, tratou-se de uma pesquisa bibliométrica e documental, realizada a partir de uma revisão de literatura na base de dados Periódicos Capes. Os artigos foram pesquisados pelos descritores “evasão escolar”; “abandono escolar”; “educação básica” e “políticas públicas”. Após a busca foram filtrados os artigos relacionados ao tema em um período de 06 anos (2014-2019), totalizando 09 artigos. A partir da realização da pesquisa foi possível averiguar os diferentes motivos que levam os estudantes a evadirem ou abandonarem a escola, e conhecer algumas políticas públicas educacionais voltadas para reduzir as dificuldades encontradas pelos estudantes para sua permanência na escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2925 10.14295/idonline.v14i53.2925 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2925 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i53.2925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2925/4611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 1010-1025 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053956499701760 |