O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of Brazill

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cirico Junior, Ademir
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rafael Galvao, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2795
Resumo:  Este estudo se propõe a analisar as disciplinas de tecnologia na matriz curricular do curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) federais da Região Sul do Brasil, tendo em vista que, a priori, há incipiência de contribuições científicas no que tange a estudos realizados referentes a novas tecnologias, inovações e tendências para a área contábil (Migliorini; Da Rocha, 2019). Atualmente, considerando as mudanças ocorridas na contabilidade motivadas pelos avanços tecnológicos, há a necessidade da análise, revisão e atualização das estruturas curriculares da graduação em Ciências Contábeis das IES brasileiras por meio da inclusão de novas disciplinas, como contribuição institucional para a formação de discentes, futuros profissionais da contabilidade capacitados, para a eficiente atuação profissional, munidos de Know How agregado baseados em informações atualizadas, frente às demandas existentes no mercado presente, bem como, no tocante as tendências futuras para a profissão contábil (Iudícibus, 2019). Para a fundamentação teórica utilizou-se como suporte estudos realizados em matéria de inovações tecnológicas aplicáveis a área contábil. Para o cumprimento dos objetivos deste estudo, foi realizado um estudo exploratório e descritivo, por meio do mapeamento das IES federais da região Sul do Brasil que possuem o curso de Ciências Contábeis, por meio da mineração de dados na plataforma digital do Ministério da Educação, Portal e-MEC (BRASIL, 2019).   
id IPES_679feb479bac4f3b268f9d3ace173de9
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2795
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of BrazillEnsino da contabilidade; Saberes inovadores tecnológicos; Disciplinas de tecnologia; Curso de Ciências Contábeis. Este estudo se propõe a analisar as disciplinas de tecnologia na matriz curricular do curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) federais da Região Sul do Brasil, tendo em vista que, a priori, há incipiência de contribuições científicas no que tange a estudos realizados referentes a novas tecnologias, inovações e tendências para a área contábil (Migliorini; Da Rocha, 2019). Atualmente, considerando as mudanças ocorridas na contabilidade motivadas pelos avanços tecnológicos, há a necessidade da análise, revisão e atualização das estruturas curriculares da graduação em Ciências Contábeis das IES brasileiras por meio da inclusão de novas disciplinas, como contribuição institucional para a formação de discentes, futuros profissionais da contabilidade capacitados, para a eficiente atuação profissional, munidos de Know How agregado baseados em informações atualizadas, frente às demandas existentes no mercado presente, bem como, no tocante as tendências futuras para a profissão contábil (Iudícibus, 2019). Para a fundamentação teórica utilizou-se como suporte estudos realizados em matéria de inovações tecnológicas aplicáveis a área contábil. Para o cumprimento dos objetivos deste estudo, foi realizado um estudo exploratório e descritivo, por meio do mapeamento das IES federais da região Sul do Brasil que possuem o curso de Ciências Contábeis, por meio da mineração de dados na plataforma digital do Ministério da Educação, Portal e-MEC (BRASIL, 2019).   INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCirico Junior, AdemirRafael Galvao, Carlos2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/279510.14295/idonline.v14i53.2795ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 392-4071981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2795/4536Direitos autorais 2021 Ademir Cirico Junior, Carlos Rafael Galvaohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of Brazill
title O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of Brazill
spellingShingle O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of Brazill
Cirico Junior, Ademir
Ensino da contabilidade; Saberes inovadores tecnológicos; Disciplinas de tecnologia; Curso de Ciências Contábeis.
title_short O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of Brazill
title_full O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of Brazill
title_fullStr O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of Brazill
title_full_unstemmed O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of Brazill
title_sort O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of Brazill
author Cirico Junior, Ademir
author_facet Cirico Junior, Ademir
Rafael Galvao, Carlos
author_role author
author2 Rafael Galvao, Carlos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cirico Junior, Ademir
Rafael Galvao, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da contabilidade; Saberes inovadores tecnológicos; Disciplinas de tecnologia; Curso de Ciências Contábeis.
topic Ensino da contabilidade; Saberes inovadores tecnológicos; Disciplinas de tecnologia; Curso de Ciências Contábeis.
description  Este estudo se propõe a analisar as disciplinas de tecnologia na matriz curricular do curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) federais da Região Sul do Brasil, tendo em vista que, a priori, há incipiência de contribuições científicas no que tange a estudos realizados referentes a novas tecnologias, inovações e tendências para a área contábil (Migliorini; Da Rocha, 2019). Atualmente, considerando as mudanças ocorridas na contabilidade motivadas pelos avanços tecnológicos, há a necessidade da análise, revisão e atualização das estruturas curriculares da graduação em Ciências Contábeis das IES brasileiras por meio da inclusão de novas disciplinas, como contribuição institucional para a formação de discentes, futuros profissionais da contabilidade capacitados, para a eficiente atuação profissional, munidos de Know How agregado baseados em informações atualizadas, frente às demandas existentes no mercado presente, bem como, no tocante as tendências futuras para a profissão contábil (Iudícibus, 2019). Para a fundamentação teórica utilizou-se como suporte estudos realizados em matéria de inovações tecnológicas aplicáveis a área contábil. Para o cumprimento dos objetivos deste estudo, foi realizado um estudo exploratório e descritivo, por meio do mapeamento das IES federais da região Sul do Brasil que possuem o curso de Ciências Contábeis, por meio da mineração de dados na plataforma digital do Ministério da Educação, Portal e-MEC (BRASIL, 2019).   
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2795
10.14295/idonline.v14i53.2795
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2795
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i53.2795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2795/4536
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Ademir Cirico Junior, Carlos Rafael Galvao
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Ademir Cirico Junior, Carlos Rafael Galvao
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 392-407
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053955310616576