O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of Brazill
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2795 |
Resumo: | Este estudo se propõe a analisar as disciplinas de tecnologia na matriz curricular do curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) federais da Região Sul do Brasil, tendo em vista que, a priori, há incipiência de contribuições científicas no que tange a estudos realizados referentes a novas tecnologias, inovações e tendências para a área contábil (Migliorini; Da Rocha, 2019). Atualmente, considerando as mudanças ocorridas na contabilidade motivadas pelos avanços tecnológicos, há a necessidade da análise, revisão e atualização das estruturas curriculares da graduação em Ciências Contábeis das IES brasileiras por meio da inclusão de novas disciplinas, como contribuição institucional para a formação de discentes, futuros profissionais da contabilidade capacitados, para a eficiente atuação profissional, munidos de Know How agregado baseados em informações atualizadas, frente às demandas existentes no mercado presente, bem como, no tocante as tendências futuras para a profissão contábil (Iudícibus, 2019). Para a fundamentação teórica utilizou-se como suporte estudos realizados em matéria de inovações tecnológicas aplicáveis a área contábil. Para o cumprimento dos objetivos deste estudo, foi realizado um estudo exploratório e descritivo, por meio do mapeamento das IES federais da região Sul do Brasil que possuem o curso de Ciências Contábeis, por meio da mineração de dados na plataforma digital do Ministério da Educação, Portal e-MEC (BRASIL, 2019). |
id |
IPES_679feb479bac4f3b268f9d3ace173de9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2795 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of BrazillEnsino da contabilidade; Saberes inovadores tecnológicos; Disciplinas de tecnologia; Curso de Ciências Contábeis. Este estudo se propõe a analisar as disciplinas de tecnologia na matriz curricular do curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) federais da Região Sul do Brasil, tendo em vista que, a priori, há incipiência de contribuições científicas no que tange a estudos realizados referentes a novas tecnologias, inovações e tendências para a área contábil (Migliorini; Da Rocha, 2019). Atualmente, considerando as mudanças ocorridas na contabilidade motivadas pelos avanços tecnológicos, há a necessidade da análise, revisão e atualização das estruturas curriculares da graduação em Ciências Contábeis das IES brasileiras por meio da inclusão de novas disciplinas, como contribuição institucional para a formação de discentes, futuros profissionais da contabilidade capacitados, para a eficiente atuação profissional, munidos de Know How agregado baseados em informações atualizadas, frente às demandas existentes no mercado presente, bem como, no tocante as tendências futuras para a profissão contábil (Iudícibus, 2019). Para a fundamentação teórica utilizou-se como suporte estudos realizados em matéria de inovações tecnológicas aplicáveis a área contábil. Para o cumprimento dos objetivos deste estudo, foi realizado um estudo exploratório e descritivo, por meio do mapeamento das IES federais da região Sul do Brasil que possuem o curso de Ciências Contábeis, por meio da mineração de dados na plataforma digital do Ministério da Educação, Portal e-MEC (BRASIL, 2019). INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCirico Junior, AdemirRafael Galvao, Carlos2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/279510.14295/idonline.v14i53.2795ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 392-4071981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2795/4536Direitos autorais 2021 Ademir Cirico Junior, Carlos Rafael Galvaohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of Brazill |
title |
O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of Brazill |
spellingShingle |
O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of Brazill Cirico Junior, Ademir Ensino da contabilidade; Saberes inovadores tecnológicos; Disciplinas de tecnologia; Curso de Ciências Contábeis. |
title_short |
O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of Brazill |
title_full |
O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of Brazill |
title_fullStr |
O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of Brazill |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of Brazill |
title_sort |
O Ensino de Saberes Inovadores Tecnológicos nos Cursos de Ciências Contábeis das IES Federais da Região Sul do Brasil / The Teaching of Technological Innovative Knowledge in the Accounting Sciences Courses of the Federal HEIs in the Southern Region of Brazill |
author |
Cirico Junior, Ademir |
author_facet |
Cirico Junior, Ademir Rafael Galvao, Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Rafael Galvao, Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cirico Junior, Ademir Rafael Galvao, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da contabilidade; Saberes inovadores tecnológicos; Disciplinas de tecnologia; Curso de Ciências Contábeis. |
topic |
Ensino da contabilidade; Saberes inovadores tecnológicos; Disciplinas de tecnologia; Curso de Ciências Contábeis. |
description |
Este estudo se propõe a analisar as disciplinas de tecnologia na matriz curricular do curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) federais da Região Sul do Brasil, tendo em vista que, a priori, há incipiência de contribuições científicas no que tange a estudos realizados referentes a novas tecnologias, inovações e tendências para a área contábil (Migliorini; Da Rocha, 2019). Atualmente, considerando as mudanças ocorridas na contabilidade motivadas pelos avanços tecnológicos, há a necessidade da análise, revisão e atualização das estruturas curriculares da graduação em Ciências Contábeis das IES brasileiras por meio da inclusão de novas disciplinas, como contribuição institucional para a formação de discentes, futuros profissionais da contabilidade capacitados, para a eficiente atuação profissional, munidos de Know How agregado baseados em informações atualizadas, frente às demandas existentes no mercado presente, bem como, no tocante as tendências futuras para a profissão contábil (Iudícibus, 2019). Para a fundamentação teórica utilizou-se como suporte estudos realizados em matéria de inovações tecnológicas aplicáveis a área contábil. Para o cumprimento dos objetivos deste estudo, foi realizado um estudo exploratório e descritivo, por meio do mapeamento das IES federais da região Sul do Brasil que possuem o curso de Ciências Contábeis, por meio da mineração de dados na plataforma digital do Ministério da Educação, Portal e-MEC (BRASIL, 2019). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2795 10.14295/idonline.v14i53.2795 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2795 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i53.2795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2795/4536 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ademir Cirico Junior, Carlos Rafael Galvao https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ademir Cirico Junior, Carlos Rafael Galvao https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 392-407 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053955310616576 |