Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Elaine Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Léa Barbosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2631
Resumo: Este artigo tem por objetivo evidenciar a relevância das contribuições psicopedagógicas na intervenção com idosos, bem como salientar sobre os benefícios da estimulação cognitiva para esses sujeitos. Considerando o extenso contingente de idosos nos últimos anos, torna-se imperativo o investimento em estudos e pesquisas que tenham como propósito investigar substancialmente o processo de envelhecimento e os métodos utilizados com a finalidade de minimizar os declínios cognitivos que afetam este público. A Psicopedagogia é um campo de conhecimento estruturado e configura-se a respeito dos métodos e processos de aprendizagem humana. Segue a perspectiva de que o homem é um ser dinâmico em constante evolução e desenvolvimento, interagindo de maneira participativa com aspectos físicos, sociais, emocionais e intelectuais. É uma área multidisciplinar direcionada a educação e a aprendizagem de todas as idades. Inicialmente este artigo dedica-se a intervenção psicopedagógica e sua contribuição no envelhecimento saudável. Posteriormente ressalta os benefícios da estimulação cognitiva através da ludicidade. Finalmente, apresenta a atuação do psicopedagogo no desenvolvimento cognitivo da pessoa na terceira idade, onde este profissional é visto como um intercessor entre a pessoa idosa e os processos de reestruturação e restauração do conhecimento, participando ativamente do progresso de superação das dificuldades descobertas, bem como dos momentos de interação, devendo estar atento e capacitado para a atuação reflexiva, bem como efetivar as práticas psicopedagógicas direcionadas ao idoso de forma coerente e precisa, visando sempre sua evolução e desempenho.
id IPES_6b15db5622acfb58c9441876f1569226
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2631
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with ElderlyProcesso de envelhecimentoidosoestimulação cognitivaintervenção psicopedagógica e ludicidadeEste artigo tem por objetivo evidenciar a relevância das contribuições psicopedagógicas na intervenção com idosos, bem como salientar sobre os benefícios da estimulação cognitiva para esses sujeitos. Considerando o extenso contingente de idosos nos últimos anos, torna-se imperativo o investimento em estudos e pesquisas que tenham como propósito investigar substancialmente o processo de envelhecimento e os métodos utilizados com a finalidade de minimizar os declínios cognitivos que afetam este público. A Psicopedagogia é um campo de conhecimento estruturado e configura-se a respeito dos métodos e processos de aprendizagem humana. Segue a perspectiva de que o homem é um ser dinâmico em constante evolução e desenvolvimento, interagindo de maneira participativa com aspectos físicos, sociais, emocionais e intelectuais. É uma área multidisciplinar direcionada a educação e a aprendizagem de todas as idades. Inicialmente este artigo dedica-se a intervenção psicopedagógica e sua contribuição no envelhecimento saudável. Posteriormente ressalta os benefícios da estimulação cognitiva através da ludicidade. Finalmente, apresenta a atuação do psicopedagogo no desenvolvimento cognitivo da pessoa na terceira idade, onde este profissional é visto como um intercessor entre a pessoa idosa e os processos de reestruturação e restauração do conhecimento, participando ativamente do progresso de superação das dificuldades descobertas, bem como dos momentos de interação, devendo estar atento e capacitado para a atuação reflexiva, bem como efetivar as práticas psicopedagógicas direcionadas ao idoso de forma coerente e precisa, visando sempre sua evolução e desempenho.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/263110.14295/idonline.v14i51.2631ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 727-7441981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2631/4098Copyright (c) 2021 Elaine Rodrigues Galvão, Léa Barbosa de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessGalvão, Elaine RodriguesSousa, Léa Barbosa de2022-08-11T17:41:51Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2631Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-11T17:41:51ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly
title Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly
spellingShingle Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly
Galvão, Elaine Rodrigues
Processo de envelhecimento
idoso
estimulação cognitiva
intervenção psicopedagógica e ludicidade
title_short Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly
title_full Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly
title_fullStr Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly
title_full_unstemmed Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly
title_sort Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly
author Galvão, Elaine Rodrigues
author_facet Galvão, Elaine Rodrigues
Sousa, Léa Barbosa de
author_role author
author2 Sousa, Léa Barbosa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Elaine Rodrigues
Sousa, Léa Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de envelhecimento
idoso
estimulação cognitiva
intervenção psicopedagógica e ludicidade
topic Processo de envelhecimento
idoso
estimulação cognitiva
intervenção psicopedagógica e ludicidade
description Este artigo tem por objetivo evidenciar a relevância das contribuições psicopedagógicas na intervenção com idosos, bem como salientar sobre os benefícios da estimulação cognitiva para esses sujeitos. Considerando o extenso contingente de idosos nos últimos anos, torna-se imperativo o investimento em estudos e pesquisas que tenham como propósito investigar substancialmente o processo de envelhecimento e os métodos utilizados com a finalidade de minimizar os declínios cognitivos que afetam este público. A Psicopedagogia é um campo de conhecimento estruturado e configura-se a respeito dos métodos e processos de aprendizagem humana. Segue a perspectiva de que o homem é um ser dinâmico em constante evolução e desenvolvimento, interagindo de maneira participativa com aspectos físicos, sociais, emocionais e intelectuais. É uma área multidisciplinar direcionada a educação e a aprendizagem de todas as idades. Inicialmente este artigo dedica-se a intervenção psicopedagógica e sua contribuição no envelhecimento saudável. Posteriormente ressalta os benefícios da estimulação cognitiva através da ludicidade. Finalmente, apresenta a atuação do psicopedagogo no desenvolvimento cognitivo da pessoa na terceira idade, onde este profissional é visto como um intercessor entre a pessoa idosa e os processos de reestruturação e restauração do conhecimento, participando ativamente do progresso de superação das dificuldades descobertas, bem como dos momentos de interação, devendo estar atento e capacitado para a atuação reflexiva, bem como efetivar as práticas psicopedagógicas direcionadas ao idoso de forma coerente e precisa, visando sempre sua evolução e desempenho.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2631
10.14295/idonline.v14i51.2631
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2631
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i51.2631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2631/4098
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Elaine Rodrigues Galvão, Léa Barbosa de Sousa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Elaine Rodrigues Galvão, Léa Barbosa de Sousa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 727-744
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053944838488064