Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2631 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo evidenciar a relevância das contribuições psicopedagógicas na intervenção com idosos, bem como salientar sobre os benefícios da estimulação cognitiva para esses sujeitos. Considerando o extenso contingente de idosos nos últimos anos, torna-se imperativo o investimento em estudos e pesquisas que tenham como propósito investigar substancialmente o processo de envelhecimento e os métodos utilizados com a finalidade de minimizar os declínios cognitivos que afetam este público. A Psicopedagogia é um campo de conhecimento estruturado e configura-se a respeito dos métodos e processos de aprendizagem humana. Segue a perspectiva de que o homem é um ser dinâmico em constante evolução e desenvolvimento, interagindo de maneira participativa com aspectos físicos, sociais, emocionais e intelectuais. É uma área multidisciplinar direcionada a educação e a aprendizagem de todas as idades. Inicialmente este artigo dedica-se a intervenção psicopedagógica e sua contribuição no envelhecimento saudável. Posteriormente ressalta os benefícios da estimulação cognitiva através da ludicidade. Finalmente, apresenta a atuação do psicopedagogo no desenvolvimento cognitivo da pessoa na terceira idade, onde este profissional é visto como um intercessor entre a pessoa idosa e os processos de reestruturação e restauração do conhecimento, participando ativamente do progresso de superação das dificuldades descobertas, bem como dos momentos de interação, devendo estar atento e capacitado para a atuação reflexiva, bem como efetivar as práticas psicopedagógicas direcionadas ao idoso de forma coerente e precisa, visando sempre sua evolução e desempenho. |
id |
IPES_6b15db5622acfb58c9441876f1569226 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2631 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with ElderlyProcesso de envelhecimentoidosoestimulação cognitivaintervenção psicopedagógica e ludicidadeEste artigo tem por objetivo evidenciar a relevância das contribuições psicopedagógicas na intervenção com idosos, bem como salientar sobre os benefícios da estimulação cognitiva para esses sujeitos. Considerando o extenso contingente de idosos nos últimos anos, torna-se imperativo o investimento em estudos e pesquisas que tenham como propósito investigar substancialmente o processo de envelhecimento e os métodos utilizados com a finalidade de minimizar os declínios cognitivos que afetam este público. A Psicopedagogia é um campo de conhecimento estruturado e configura-se a respeito dos métodos e processos de aprendizagem humana. Segue a perspectiva de que o homem é um ser dinâmico em constante evolução e desenvolvimento, interagindo de maneira participativa com aspectos físicos, sociais, emocionais e intelectuais. É uma área multidisciplinar direcionada a educação e a aprendizagem de todas as idades. Inicialmente este artigo dedica-se a intervenção psicopedagógica e sua contribuição no envelhecimento saudável. Posteriormente ressalta os benefícios da estimulação cognitiva através da ludicidade. Finalmente, apresenta a atuação do psicopedagogo no desenvolvimento cognitivo da pessoa na terceira idade, onde este profissional é visto como um intercessor entre a pessoa idosa e os processos de reestruturação e restauração do conhecimento, participando ativamente do progresso de superação das dificuldades descobertas, bem como dos momentos de interação, devendo estar atento e capacitado para a atuação reflexiva, bem como efetivar as práticas psicopedagógicas direcionadas ao idoso de forma coerente e precisa, visando sempre sua evolução e desempenho.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/263110.14295/idonline.v14i51.2631ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 727-7441981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2631/4098Copyright (c) 2021 Elaine Rodrigues Galvão, Léa Barbosa de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessGalvão, Elaine RodriguesSousa, Léa Barbosa de2022-08-11T17:41:51Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2631Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-11T17:41:51ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly |
title |
Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly |
spellingShingle |
Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly Galvão, Elaine Rodrigues Processo de envelhecimento idoso estimulação cognitiva intervenção psicopedagógica e ludicidade |
title_short |
Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly |
title_full |
Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly |
title_fullStr |
Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly |
title_full_unstemmed |
Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly |
title_sort |
Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly |
author |
Galvão, Elaine Rodrigues |
author_facet |
Galvão, Elaine Rodrigues Sousa, Léa Barbosa de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Léa Barbosa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Elaine Rodrigues Sousa, Léa Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de envelhecimento idoso estimulação cognitiva intervenção psicopedagógica e ludicidade |
topic |
Processo de envelhecimento idoso estimulação cognitiva intervenção psicopedagógica e ludicidade |
description |
Este artigo tem por objetivo evidenciar a relevância das contribuições psicopedagógicas na intervenção com idosos, bem como salientar sobre os benefícios da estimulação cognitiva para esses sujeitos. Considerando o extenso contingente de idosos nos últimos anos, torna-se imperativo o investimento em estudos e pesquisas que tenham como propósito investigar substancialmente o processo de envelhecimento e os métodos utilizados com a finalidade de minimizar os declínios cognitivos que afetam este público. A Psicopedagogia é um campo de conhecimento estruturado e configura-se a respeito dos métodos e processos de aprendizagem humana. Segue a perspectiva de que o homem é um ser dinâmico em constante evolução e desenvolvimento, interagindo de maneira participativa com aspectos físicos, sociais, emocionais e intelectuais. É uma área multidisciplinar direcionada a educação e a aprendizagem de todas as idades. Inicialmente este artigo dedica-se a intervenção psicopedagógica e sua contribuição no envelhecimento saudável. Posteriormente ressalta os benefícios da estimulação cognitiva através da ludicidade. Finalmente, apresenta a atuação do psicopedagogo no desenvolvimento cognitivo da pessoa na terceira idade, onde este profissional é visto como um intercessor entre a pessoa idosa e os processos de reestruturação e restauração do conhecimento, participando ativamente do progresso de superação das dificuldades descobertas, bem como dos momentos de interação, devendo estar atento e capacitado para a atuação reflexiva, bem como efetivar as práticas psicopedagógicas direcionadas ao idoso de forma coerente e precisa, visando sempre sua evolução e desempenho. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2631 10.14295/idonline.v14i51.2631 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2631 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i51.2631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2631/4098 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Elaine Rodrigues Galvão, Léa Barbosa de Sousa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Elaine Rodrigues Galvão, Léa Barbosa de Sousa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 727-744 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053944838488064 |