Avaliação Docente em Questão: tendências e estratégias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/543 |
Resumo: | Esse artigo tem por objetivo conhecer a política de avaliação docente, as leis que a regulamentam, os critérios utilizados para sua implantação e as implicações sobre os docentes e a carreira em si. Por meio de uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, fundamentado em autores como: Mosé (2015), Gatti (2013), Bauer (2013), Danielson (2011) entre outros. O texto apresenta uma análise do que é avaliar, contextualizando com a avaliação docente, dentro dos propósitos somativos e formativos utilizados no processo avaliativo, na sequência, discute as propostas para a avaliação docente no Brasil, analisando documentos nacionais para identificar as estratégias e objetivos propostos. |
id |
IPES_6f57925beb46580f6da0c0f9f7042fb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/543 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Avaliação Docente em Questão: tendências e estratégiasProfessor. Avaliação docente. Política educacionalEsse artigo tem por objetivo conhecer a política de avaliação docente, as leis que a regulamentam, os critérios utilizados para sua implantação e as implicações sobre os docentes e a carreira em si. Por meio de uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, fundamentado em autores como: Mosé (2015), Gatti (2013), Bauer (2013), Danielson (2011) entre outros. O texto apresenta uma análise do que é avaliar, contextualizando com a avaliação docente, dentro dos propósitos somativos e formativos utilizados no processo avaliativo, na sequência, discute as propostas para a avaliação docente no Brasil, analisando documentos nacionais para identificar as estratégias e objetivos propostos. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGonçalves, Ana Cristina Oliveira LeiteOliveira, Raimunda Tania Pinheiro de2016-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/54310.14295/idonline.v10i31.543ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 2; 305-3171981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/543/717Direitos autorais 2021 Ana Cristina Oliveira Leite Gonçalves, Raimunda Tania Pinheiro de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-12T22:31:39Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação Docente em Questão: tendências e estratégias |
title |
Avaliação Docente em Questão: tendências e estratégias |
spellingShingle |
Avaliação Docente em Questão: tendências e estratégias Gonçalves, Ana Cristina Oliveira Leite Professor. Avaliação docente. Política educacional |
title_short |
Avaliação Docente em Questão: tendências e estratégias |
title_full |
Avaliação Docente em Questão: tendências e estratégias |
title_fullStr |
Avaliação Docente em Questão: tendências e estratégias |
title_full_unstemmed |
Avaliação Docente em Questão: tendências e estratégias |
title_sort |
Avaliação Docente em Questão: tendências e estratégias |
author |
Gonçalves, Ana Cristina Oliveira Leite |
author_facet |
Gonçalves, Ana Cristina Oliveira Leite Oliveira, Raimunda Tania Pinheiro de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Raimunda Tania Pinheiro de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Ana Cristina Oliveira Leite Oliveira, Raimunda Tania Pinheiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor. Avaliação docente. Política educacional |
topic |
Professor. Avaliação docente. Política educacional |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Esse artigo tem por objetivo conhecer a política de avaliação docente, as leis que a regulamentam, os critérios utilizados para sua implantação e as implicações sobre os docentes e a carreira em si. Por meio de uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, fundamentado em autores como: Mosé (2015), Gatti (2013), Bauer (2013), Danielson (2011) entre outros. O texto apresenta uma análise do que é avaliar, contextualizando com a avaliação docente, dentro dos propósitos somativos e formativos utilizados no processo avaliativo, na sequência, discute as propostas para a avaliação docente no Brasil, analisando documentos nacionais para identificar as estratégias e objetivos propostos. |
description |
Esse artigo tem por objetivo conhecer a política de avaliação docente, as leis que a regulamentam, os critérios utilizados para sua implantação e as implicações sobre os docentes e a carreira em si. Por meio de uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, fundamentado em autores como: Mosé (2015), Gatti (2013), Bauer (2013), Danielson (2011) entre outros. O texto apresenta uma análise do que é avaliar, contextualizando com a avaliação docente, dentro dos propósitos somativos e formativos utilizados no processo avaliativo, na sequência, discute as propostas para a avaliação docente no Brasil, analisando documentos nacionais para identificar as estratégias e objetivos propostos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/543 10.14295/idonline.v10i31.543 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/543 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v10i31.543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/543/717 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ana Cristina Oliveira Leite Gonçalves, Raimunda Tania Pinheiro de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ana Cristina Oliveira Leite Gonçalves, Raimunda Tania Pinheiro de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 2; 305-317 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037430038134784 |