Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Iracelia Pereira Silva de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3354
Resumo: Resumo: Esse trabalho teve por objetivo apresentar uma abordagem geral dos pacientes autistas bem como, as características e dificuldades que são enfrentadas para a inclusão destes, no âmbito escolar. Para fundamentação da pesquisa, foram realizadas buscas nas bases de dados, usando as palavras-chaves: autismo, inclusão escolar, educação básica. Também foram realizadas leituras de aportes teóricos que ampliam e enriquecem a discussão da temática. A busca se deu através de artigos indexados nas plataformas de dados (Google acadêmico) e Biblioteca Virtual De Saúde (BVS) e SCIELO. Foi constatado que ainda existe uma larga escala de pessoas na sociedade, que precisam ter mais conhecimento acerca da síndrome para que desse modo, saibam lidar e possam entender o paciente autista, porque compreendendo é mais fácil a inclusão destes no meio social e escolar. Entender o comportamento de cada autista também favorece a melhor forma para desenvolvimentos de estratégias de ensinos que visem estimular a aprendizagem e o comportamento destes. Palavras-Chave: Autismo; Inclusão Escolar; Atenção Básica. --- Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation Abstract: This work aimed to present a general approach to autistic patients as well as the characteristics and difficulties that are faced for their inclusion in the school environment. To support the research, searches were carried out in the databases, using the keywords: autism, school inclusion, basic education. There were also readings of theoretical contributions that broaden and enrich the discussion of the subject. The search was carried out through articles indexed in data platforms (academic Google) and Virtual Health Library (BVS) and SCIELO. It was found that there is still a large scale of people in society, who need to have more knowledge about the syndrome so that, in this way, they know how to deal with and can understand the autistic patient, because understanding their inclusion in the social and school environment is easier. Understanding the behavior of each autistic person also favors the best way to develop teaching strategies aimed at stimulating their learning and behavior. Keywords: Autism; School inclusion; Primary Care.
id IPES_6ffa934af6ab481ca1c3800c6d64ad97
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3354
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical MediationAutismo; Inclusão Escolar; Atenção Básica.Resumo: Esse trabalho teve por objetivo apresentar uma abordagem geral dos pacientes autistas bem como, as características e dificuldades que são enfrentadas para a inclusão destes, no âmbito escolar. Para fundamentação da pesquisa, foram realizadas buscas nas bases de dados, usando as palavras-chaves: autismo, inclusão escolar, educação básica. Também foram realizadas leituras de aportes teóricos que ampliam e enriquecem a discussão da temática. A busca se deu através de artigos indexados nas plataformas de dados (Google acadêmico) e Biblioteca Virtual De Saúde (BVS) e SCIELO. Foi constatado que ainda existe uma larga escala de pessoas na sociedade, que precisam ter mais conhecimento acerca da síndrome para que desse modo, saibam lidar e possam entender o paciente autista, porque compreendendo é mais fácil a inclusão destes no meio social e escolar. Entender o comportamento de cada autista também favorece a melhor forma para desenvolvimentos de estratégias de ensinos que visem estimular a aprendizagem e o comportamento destes. Palavras-Chave: Autismo; Inclusão Escolar; Atenção Básica. --- Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation Abstract: This work aimed to present a general approach to autistic patients as well as the characteristics and difficulties that are faced for their inclusion in the school environment. To support the research, searches were carried out in the databases, using the keywords: autism, school inclusion, basic education. There were also readings of theoretical contributions that broaden and enrich the discussion of the subject. The search was carried out through articles indexed in data platforms (academic Google) and Virtual Health Library (BVS) and SCIELO. It was found that there is still a large scale of people in society, who need to have more knowledge about the syndrome so that, in this way, they know how to deal with and can understand the autistic patient, because understanding their inclusion in the social and school environment is easier. Understanding the behavior of each autistic person also favors the best way to develop teaching strategies aimed at stimulating their learning and behavior. Keywords: Autism; School inclusion; Primary Care.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAraújo, Iracelia Pereira Silva deMenezes, Aurelania Maria de Carvalho2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/335410.14295/idonline.v15i58.3354ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 679-6861981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3354/5264Direitos autorais 2021 Iracelia Pereira Silva de Araújo, Aurelania Maria de Carvalho Menezeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-30T23:34:31Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation
title Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation
spellingShingle Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation
Araújo, Iracelia Pereira Silva de
Autismo; Inclusão Escolar; Atenção Básica.
title_short Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation
title_full Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation
title_fullStr Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation
title_full_unstemmed Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation
title_sort Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation
author Araújo, Iracelia Pereira Silva de
author_facet Araújo, Iracelia Pereira Silva de
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author_role author
author2 Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Iracelia Pereira Silva de
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo; Inclusão Escolar; Atenção Básica.
topic Autismo; Inclusão Escolar; Atenção Básica.
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Esse trabalho teve por objetivo apresentar uma abordagem geral dos pacientes autistas bem como, as características e dificuldades que são enfrentadas para a inclusão destes, no âmbito escolar. Para fundamentação da pesquisa, foram realizadas buscas nas bases de dados, usando as palavras-chaves: autismo, inclusão escolar, educação básica. Também foram realizadas leituras de aportes teóricos que ampliam e enriquecem a discussão da temática. A busca se deu através de artigos indexados nas plataformas de dados (Google acadêmico) e Biblioteca Virtual De Saúde (BVS) e SCIELO. Foi constatado que ainda existe uma larga escala de pessoas na sociedade, que precisam ter mais conhecimento acerca da síndrome para que desse modo, saibam lidar e possam entender o paciente autista, porque compreendendo é mais fácil a inclusão destes no meio social e escolar. Entender o comportamento de cada autista também favorece a melhor forma para desenvolvimentos de estratégias de ensinos que visem estimular a aprendizagem e o comportamento destes. Palavras-Chave: Autismo; Inclusão Escolar; Atenção Básica. --- Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation Abstract: This work aimed to present a general approach to autistic patients as well as the characteristics and difficulties that are faced for their inclusion in the school environment. To support the research, searches were carried out in the databases, using the keywords: autism, school inclusion, basic education. There were also readings of theoretical contributions that broaden and enrich the discussion of the subject. The search was carried out through articles indexed in data platforms (academic Google) and Virtual Health Library (BVS) and SCIELO. It was found that there is still a large scale of people in society, who need to have more knowledge about the syndrome so that, in this way, they know how to deal with and can understand the autistic patient, because understanding their inclusion in the social and school environment is easier. Understanding the behavior of each autistic person also favors the best way to develop teaching strategies aimed at stimulating their learning and behavior. Keywords: Autism; School inclusion; Primary Care.
description Resumo: Esse trabalho teve por objetivo apresentar uma abordagem geral dos pacientes autistas bem como, as características e dificuldades que são enfrentadas para a inclusão destes, no âmbito escolar. Para fundamentação da pesquisa, foram realizadas buscas nas bases de dados, usando as palavras-chaves: autismo, inclusão escolar, educação básica. Também foram realizadas leituras de aportes teóricos que ampliam e enriquecem a discussão da temática. A busca se deu através de artigos indexados nas plataformas de dados (Google acadêmico) e Biblioteca Virtual De Saúde (BVS) e SCIELO. Foi constatado que ainda existe uma larga escala de pessoas na sociedade, que precisam ter mais conhecimento acerca da síndrome para que desse modo, saibam lidar e possam entender o paciente autista, porque compreendendo é mais fácil a inclusão destes no meio social e escolar. Entender o comportamento de cada autista também favorece a melhor forma para desenvolvimentos de estratégias de ensinos que visem estimular a aprendizagem e o comportamento destes. Palavras-Chave: Autismo; Inclusão Escolar; Atenção Básica. --- Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation Abstract: This work aimed to present a general approach to autistic patients as well as the characteristics and difficulties that are faced for their inclusion in the school environment. To support the research, searches were carried out in the databases, using the keywords: autism, school inclusion, basic education. There were also readings of theoretical contributions that broaden and enrich the discussion of the subject. The search was carried out through articles indexed in data platforms (academic Google) and Virtual Health Library (BVS) and SCIELO. It was found that there is still a large scale of people in society, who need to have more knowledge about the syndrome so that, in this way, they know how to deal with and can understand the autistic patient, because understanding their inclusion in the social and school environment is easier. Understanding the behavior of each autistic person also favors the best way to develop teaching strategies aimed at stimulating their learning and behavior. Keywords: Autism; School inclusion; Primary Care.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3354
10.14295/idonline.v15i58.3354
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3354
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i58.3354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3354/5264
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Iracelia Pereira Silva de Araújo, Aurelania Maria de Carvalho Menezes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Iracelia Pereira Silva de Araújo, Aurelania Maria de Carvalho Menezes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 679-686
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037423874605056