Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3354 |
Resumo: | Resumo: Esse trabalho teve por objetivo apresentar uma abordagem geral dos pacientes autistas bem como, as características e dificuldades que são enfrentadas para a inclusão destes, no âmbito escolar. Para fundamentação da pesquisa, foram realizadas buscas nas bases de dados, usando as palavras-chaves: autismo, inclusão escolar, educação básica. Também foram realizadas leituras de aportes teóricos que ampliam e enriquecem a discussão da temática. A busca se deu através de artigos indexados nas plataformas de dados (Google acadêmico) e Biblioteca Virtual De Saúde (BVS) e SCIELO. Foi constatado que ainda existe uma larga escala de pessoas na sociedade, que precisam ter mais conhecimento acerca da síndrome para que desse modo, saibam lidar e possam entender o paciente autista, porque compreendendo é mais fácil a inclusão destes no meio social e escolar. Entender o comportamento de cada autista também favorece a melhor forma para desenvolvimentos de estratégias de ensinos que visem estimular a aprendizagem e o comportamento destes. Palavras-Chave: Autismo; Inclusão Escolar; Atenção Básica. --- Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation Abstract: This work aimed to present a general approach to autistic patients as well as the characteristics and difficulties that are faced for their inclusion in the school environment. To support the research, searches were carried out in the databases, using the keywords: autism, school inclusion, basic education. There were also readings of theoretical contributions that broaden and enrich the discussion of the subject. The search was carried out through articles indexed in data platforms (academic Google) and Virtual Health Library (BVS) and SCIELO. It was found that there is still a large scale of people in society, who need to have more knowledge about the syndrome so that, in this way, they know how to deal with and can understand the autistic patient, because understanding their inclusion in the social and school environment is easier. Understanding the behavior of each autistic person also favors the best way to develop teaching strategies aimed at stimulating their learning and behavior. Keywords: Autism; School inclusion; Primary Care. |
id |
IPES_6ffa934af6ab481ca1c3800c6d64ad97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3354 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical MediationAutismo; Inclusão Escolar; Atenção Básica.Resumo: Esse trabalho teve por objetivo apresentar uma abordagem geral dos pacientes autistas bem como, as características e dificuldades que são enfrentadas para a inclusão destes, no âmbito escolar. Para fundamentação da pesquisa, foram realizadas buscas nas bases de dados, usando as palavras-chaves: autismo, inclusão escolar, educação básica. Também foram realizadas leituras de aportes teóricos que ampliam e enriquecem a discussão da temática. A busca se deu através de artigos indexados nas plataformas de dados (Google acadêmico) e Biblioteca Virtual De Saúde (BVS) e SCIELO. Foi constatado que ainda existe uma larga escala de pessoas na sociedade, que precisam ter mais conhecimento acerca da síndrome para que desse modo, saibam lidar e possam entender o paciente autista, porque compreendendo é mais fácil a inclusão destes no meio social e escolar. Entender o comportamento de cada autista também favorece a melhor forma para desenvolvimentos de estratégias de ensinos que visem estimular a aprendizagem e o comportamento destes. Palavras-Chave: Autismo; Inclusão Escolar; Atenção Básica. --- Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation Abstract: This work aimed to present a general approach to autistic patients as well as the characteristics and difficulties that are faced for their inclusion in the school environment. To support the research, searches were carried out in the databases, using the keywords: autism, school inclusion, basic education. There were also readings of theoretical contributions that broaden and enrich the discussion of the subject. The search was carried out through articles indexed in data platforms (academic Google) and Virtual Health Library (BVS) and SCIELO. It was found that there is still a large scale of people in society, who need to have more knowledge about the syndrome so that, in this way, they know how to deal with and can understand the autistic patient, because understanding their inclusion in the social and school environment is easier. Understanding the behavior of each autistic person also favors the best way to develop teaching strategies aimed at stimulating their learning and behavior. Keywords: Autism; School inclusion; Primary Care.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAraújo, Iracelia Pereira Silva deMenezes, Aurelania Maria de Carvalho2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/335410.14295/idonline.v15i58.3354ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 679-6861981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3354/5264Direitos autorais 2021 Iracelia Pereira Silva de Araújo, Aurelania Maria de Carvalho Menezeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-30T23:34:31Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation |
title |
Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation |
spellingShingle |
Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation Araújo, Iracelia Pereira Silva de Autismo; Inclusão Escolar; Atenção Básica. |
title_short |
Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation |
title_full |
Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation |
title_fullStr |
Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation |
title_full_unstemmed |
Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation |
title_sort |
Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation |
author |
Araújo, Iracelia Pereira Silva de |
author_facet |
Araújo, Iracelia Pereira Silva de Menezes, Aurelania Maria de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Iracelia Pereira Silva de Menezes, Aurelania Maria de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo; Inclusão Escolar; Atenção Básica. |
topic |
Autismo; Inclusão Escolar; Atenção Básica. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Esse trabalho teve por objetivo apresentar uma abordagem geral dos pacientes autistas bem como, as características e dificuldades que são enfrentadas para a inclusão destes, no âmbito escolar. Para fundamentação da pesquisa, foram realizadas buscas nas bases de dados, usando as palavras-chaves: autismo, inclusão escolar, educação básica. Também foram realizadas leituras de aportes teóricos que ampliam e enriquecem a discussão da temática. A busca se deu através de artigos indexados nas plataformas de dados (Google acadêmico) e Biblioteca Virtual De Saúde (BVS) e SCIELO. Foi constatado que ainda existe uma larga escala de pessoas na sociedade, que precisam ter mais conhecimento acerca da síndrome para que desse modo, saibam lidar e possam entender o paciente autista, porque compreendendo é mais fácil a inclusão destes no meio social e escolar. Entender o comportamento de cada autista também favorece a melhor forma para desenvolvimentos de estratégias de ensinos que visem estimular a aprendizagem e o comportamento destes. Palavras-Chave: Autismo; Inclusão Escolar; Atenção Básica. --- Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation Abstract: This work aimed to present a general approach to autistic patients as well as the characteristics and difficulties that are faced for their inclusion in the school environment. To support the research, searches were carried out in the databases, using the keywords: autism, school inclusion, basic education. There were also readings of theoretical contributions that broaden and enrich the discussion of the subject. The search was carried out through articles indexed in data platforms (academic Google) and Virtual Health Library (BVS) and SCIELO. It was found that there is still a large scale of people in society, who need to have more knowledge about the syndrome so that, in this way, they know how to deal with and can understand the autistic patient, because understanding their inclusion in the social and school environment is easier. Understanding the behavior of each autistic person also favors the best way to develop teaching strategies aimed at stimulating their learning and behavior. Keywords: Autism; School inclusion; Primary Care. |
description |
Resumo: Esse trabalho teve por objetivo apresentar uma abordagem geral dos pacientes autistas bem como, as características e dificuldades que são enfrentadas para a inclusão destes, no âmbito escolar. Para fundamentação da pesquisa, foram realizadas buscas nas bases de dados, usando as palavras-chaves: autismo, inclusão escolar, educação básica. Também foram realizadas leituras de aportes teóricos que ampliam e enriquecem a discussão da temática. A busca se deu através de artigos indexados nas plataformas de dados (Google acadêmico) e Biblioteca Virtual De Saúde (BVS) e SCIELO. Foi constatado que ainda existe uma larga escala de pessoas na sociedade, que precisam ter mais conhecimento acerca da síndrome para que desse modo, saibam lidar e possam entender o paciente autista, porque compreendendo é mais fácil a inclusão destes no meio social e escolar. Entender o comportamento de cada autista também favorece a melhor forma para desenvolvimentos de estratégias de ensinos que visem estimular a aprendizagem e o comportamento destes. Palavras-Chave: Autismo; Inclusão Escolar; Atenção Básica. --- Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation Abstract: This work aimed to present a general approach to autistic patients as well as the characteristics and difficulties that are faced for their inclusion in the school environment. To support the research, searches were carried out in the databases, using the keywords: autism, school inclusion, basic education. There were also readings of theoretical contributions that broaden and enrich the discussion of the subject. The search was carried out through articles indexed in data platforms (academic Google) and Virtual Health Library (BVS) and SCIELO. It was found that there is still a large scale of people in society, who need to have more knowledge about the syndrome so that, in this way, they know how to deal with and can understand the autistic patient, because understanding their inclusion in the social and school environment is easier. Understanding the behavior of each autistic person also favors the best way to develop teaching strategies aimed at stimulating their learning and behavior. Keywords: Autism; School inclusion; Primary Care. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3354 10.14295/idonline.v15i58.3354 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3354 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i58.3354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3354/5264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Iracelia Pereira Silva de Araújo, Aurelania Maria de Carvalho Menezes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Iracelia Pereira Silva de Araújo, Aurelania Maria de Carvalho Menezes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 679-686 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037423874605056 |