Sustentabilidade: Uma Questão Paradigmática / Sustainability: A Paradigmatic Issue
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1691 |
Resumo: | Estudos recentes sobre desequilíbrios ambientais têm confirmado a vulnerabilidade dos ecossistemas à ação humana. Esta pesquisa objetiva refletir sobre as dimensões paradigmáticas da sustentabilidade na agenda contemporânea através de uma pesquisa bibliográfica. A grave crise da Natureza Viva possui raízes no modelo de pensamento linear cartesiano. Encontramos nos teóricos a defesa em favor da manutenção da complexidade da Natureza, assim como o cultivo de valores humanos associados ao cuidado. Os autores configuram argumentos que quando reunidos fornecem a compreensão que isto se dá através da transformação do modelo de pensamento para uma concepção que, centrada na complexidade, conceda à humanidade a possibilidade de se compreender como participante de um sistema complexo: A Natureza Viva. |
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Sustentabilidade: Uma Questão Paradigmática / Sustainability: A Paradigmatic IssueComplexidade. Natureza Viva. SustentabilidadeEstudos recentes sobre desequilíbrios ambientais têm confirmado a vulnerabilidade dos ecossistemas à ação humana. Esta pesquisa objetiva refletir sobre as dimensões paradigmáticas da sustentabilidade na agenda contemporânea através de uma pesquisa bibliográfica. A grave crise da Natureza Viva possui raízes no modelo de pensamento linear cartesiano. Encontramos nos teóricos a defesa em favor da manutenção da complexidade da Natureza, assim como o cultivo de valores humanos associados ao cuidado. Os autores configuram argumentos que quando reunidos fornecem a compreensão que isto se dá através da transformação do modelo de pensamento para uma concepção que, centrada na complexidade, conceda à humanidade a possibilidade de se compreender como participante de um sistema complexo: A Natureza Viva.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSantos, Marcos Andrade Alves dosMedeiros, Jarles Lopes deSouza, Antoniele Silvana de MeloGomes Filho, Antoniel dos SantosAraújo, José EdicarlosFreire, Juliana Alice Costa2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/169110.14295/idonline.v13i45.1691ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 70-811981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1691/2772Direitos autorais 2021 Marcos Andrade Alves dos Santos, Jarles Lopes de Medeiros, Antoniele Silvana de Melo Souza, Antoniel dos Santos Gomes Filho, José Edicarlos Araújo, Juliana Alice Costa Freirehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-13T16:53:38Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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Estudos recentes sobre desequilíbrios ambientais têm confirmado a vulnerabilidade dos ecossistemas à ação humana. Esta pesquisa objetiva refletir sobre as dimensões paradigmáticas da sustentabilidade na agenda contemporânea através de uma pesquisa bibliográfica. A grave crise da Natureza Viva possui raízes no modelo de pensamento linear cartesiano. Encontramos nos teóricos a defesa em favor da manutenção da complexidade da Natureza, assim como o cultivo de valores humanos associados ao cuidado. Os autores configuram argumentos que quando reunidos fornecem a compreensão que isto se dá através da transformação do modelo de pensamento para uma concepção que, centrada na complexidade, conceda à humanidade a possibilidade de se compreender como participante de um sistema complexo: A Natureza Viva. |
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