Inclusão de Crianças com Paralisia Cerebral nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Inclusion of Children with Cerebral Palsy in the Early Years of Elementary School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Michele Vivia da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Teixeira, Verônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3331
Resumo: Resumo: Esse trabalho irá mencionar assuntos bastante relevante, e que faz parte do nosso dia a dia em quando profissional da educação, como também formadores de cidadãos, falar de inclusão não é fácil, e principalmente colocá-la em prática. Mas é de suma importância, pois a educação é um direito de todos, e dever do Estado assegurar esse direito as crianças, jovens e adolescentes. Incluir ou inserir crianças diagnosticadas com Paralisia Cerebral no ambiente educacional é uma tarefa, um pouco complicada, pois requer um olhar diferenciado. Com isso, a escola precisa da ajuda da família nesse processo, como também da contribuição da comunidade em geral, pra trazer essas crianças pra esse ambiente, e assim desperta o conhecimento e as habilidades delas em questão cognitivo, emocional e afetivo, como também, o social. A visão que esse trabalho trará em seus pontos fundamentais e essenciais, na construção do saber e do fazer, uma educação inclusiva e acessiva de todos para todos; cabe os órgãos garantir formações específicas aos profissionais de educação, como os de apoios de sala de aula, sendo que, essas formações têm que abordar temas ligados a realidade do aluno que foram diagnosticados com tal deficiência.Palavras-Chave: Inclusão, Habilidades, Família, Direitos Deficiência Paralisia Cerebral. Abstract: This work will mention very relevant issues, which are part of our daily lives as education professionals, as well as citizen educators, talking about inclusion is not easy, and especially putting it into practice. But it is of paramount importance, as education is a right for all, and the State’s duty to ensure this right for children, young people and adolescents. Including or inserting children diagnosed with Cerebral Palsy in the educational environment is a task, a little complicated, as it requires a different look. With this, the school needs the help of the family in this process, as well as the contribution of the community in general, to bring these children to this environment, and thus awaken their knowledge and skills in cognitive, emotional and affective matters, as well as, the social. The vision that this work will bring in its fundamental and essential points, in the construction of knowledge and action, na inclusive and accessible education from all to all; it is up to the bodies to guarantee specific training for education professionals, such as classroom support, and these trainings have to address issues related to the reality of the student who has been diagnosed with such a disability.Keywords: Inclusion, Skills, Family, Rights Disability Cerebral Palsy.
id IPES_7418bc40f75bdd228f12d594ed20bdf7
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3331
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Inclusão de Crianças com Paralisia Cerebral nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Inclusion of Children with Cerebral Palsy in the Early Years of Elementary SchoolResumo: Esse trabalho irá mencionar assuntos bastante relevante, e que faz parte do nosso dia a dia em quando profissional da educação, como também formadores de cidadãos, falar de inclusão não é fácil, e principalmente colocá-la em prática. Mas é de suma importância, pois a educação é um direito de todos, e dever do Estado assegurar esse direito as crianças, jovens e adolescentes. Incluir ou inserir crianças diagnosticadas com Paralisia Cerebral no ambiente educacional é uma tarefa, um pouco complicada, pois requer um olhar diferenciado. Com isso, a escola precisa da ajuda da família nesse processo, como também da contribuição da comunidade em geral, pra trazer essas crianças pra esse ambiente, e assim desperta o conhecimento e as habilidades delas em questão cognitivo, emocional e afetivo, como também, o social. A visão que esse trabalho trará em seus pontos fundamentais e essenciais, na construção do saber e do fazer, uma educação inclusiva e acessiva de todos para todos; cabe os órgãos garantir formações específicas aos profissionais de educação, como os de apoios de sala de aula, sendo que, essas formações têm que abordar temas ligados a realidade do aluno que foram diagnosticados com tal deficiência.Palavras-Chave: Inclusão, Habilidades, Família, Direitos Deficiência Paralisia Cerebral. Abstract: This work will mention very relevant issues, which are part of our daily lives as education professionals, as well as citizen educators, talking about inclusion is not easy, and especially putting it into practice. But it is of paramount importance, as education is a right for all, and the State’s duty to ensure this right for children, young people and adolescents. Including or inserting children diagnosed with Cerebral Palsy in the educational environment is a task, a little complicated, as it requires a different look. With this, the school needs the help of the family in this process, as well as the contribution of the community in general, to bring these children to this environment, and thus awaken their knowledge and skills in cognitive, emotional and affective matters, as well as, the social. The vision that this work will bring in its fundamental and essential points, in the construction of knowledge and action, na inclusive and accessible education from all to all; it is up to the bodies to guarantee specific training for education professionals, such as classroom support, and these trainings have to address issues related to the reality of the student who has been diagnosed with such a disability.Keywords: Inclusion, Skills, Family, Rights Disability Cerebral Palsy.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORNascimento, Michele Vivia da SilvaTeixeira, Verônica2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/333110.14295/idonline.v15i58.3331ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 304-3121981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3331/5205Direitos autorais 2021 Michele Vivia da Silva Nascimento, Verônica Teixeirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-30T23:34:31Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de Crianças com Paralisia Cerebral nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Inclusion of Children with Cerebral Palsy in the Early Years of Elementary School
title Inclusão de Crianças com Paralisia Cerebral nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Inclusion of Children with Cerebral Palsy in the Early Years of Elementary School
spellingShingle Inclusão de Crianças com Paralisia Cerebral nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Inclusion of Children with Cerebral Palsy in the Early Years of Elementary School
Nascimento, Michele Vivia da Silva
title_short Inclusão de Crianças com Paralisia Cerebral nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Inclusion of Children with Cerebral Palsy in the Early Years of Elementary School
title_full Inclusão de Crianças com Paralisia Cerebral nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Inclusion of Children with Cerebral Palsy in the Early Years of Elementary School
title_fullStr Inclusão de Crianças com Paralisia Cerebral nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Inclusion of Children with Cerebral Palsy in the Early Years of Elementary School
title_full_unstemmed Inclusão de Crianças com Paralisia Cerebral nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Inclusion of Children with Cerebral Palsy in the Early Years of Elementary School
title_sort Inclusão de Crianças com Paralisia Cerebral nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Inclusion of Children with Cerebral Palsy in the Early Years of Elementary School
author Nascimento, Michele Vivia da Silva
author_facet Nascimento, Michele Vivia da Silva
Teixeira, Verônica
author_role author
author2 Teixeira, Verônica
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Michele Vivia da Silva
Teixeira, Verônica
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Esse trabalho irá mencionar assuntos bastante relevante, e que faz parte do nosso dia a dia em quando profissional da educação, como também formadores de cidadãos, falar de inclusão não é fácil, e principalmente colocá-la em prática. Mas é de suma importância, pois a educação é um direito de todos, e dever do Estado assegurar esse direito as crianças, jovens e adolescentes. Incluir ou inserir crianças diagnosticadas com Paralisia Cerebral no ambiente educacional é uma tarefa, um pouco complicada, pois requer um olhar diferenciado. Com isso, a escola precisa da ajuda da família nesse processo, como também da contribuição da comunidade em geral, pra trazer essas crianças pra esse ambiente, e assim desperta o conhecimento e as habilidades delas em questão cognitivo, emocional e afetivo, como também, o social. A visão que esse trabalho trará em seus pontos fundamentais e essenciais, na construção do saber e do fazer, uma educação inclusiva e acessiva de todos para todos; cabe os órgãos garantir formações específicas aos profissionais de educação, como os de apoios de sala de aula, sendo que, essas formações têm que abordar temas ligados a realidade do aluno que foram diagnosticados com tal deficiência.Palavras-Chave: Inclusão, Habilidades, Família, Direitos Deficiência Paralisia Cerebral. Abstract: This work will mention very relevant issues, which are part of our daily lives as education professionals, as well as citizen educators, talking about inclusion is not easy, and especially putting it into practice. But it is of paramount importance, as education is a right for all, and the State’s duty to ensure this right for children, young people and adolescents. Including or inserting children diagnosed with Cerebral Palsy in the educational environment is a task, a little complicated, as it requires a different look. With this, the school needs the help of the family in this process, as well as the contribution of the community in general, to bring these children to this environment, and thus awaken their knowledge and skills in cognitive, emotional and affective matters, as well as, the social. The vision that this work will bring in its fundamental and essential points, in the construction of knowledge and action, na inclusive and accessible education from all to all; it is up to the bodies to guarantee specific training for education professionals, such as classroom support, and these trainings have to address issues related to the reality of the student who has been diagnosed with such a disability.Keywords: Inclusion, Skills, Family, Rights Disability Cerebral Palsy.
description Resumo: Esse trabalho irá mencionar assuntos bastante relevante, e que faz parte do nosso dia a dia em quando profissional da educação, como também formadores de cidadãos, falar de inclusão não é fácil, e principalmente colocá-la em prática. Mas é de suma importância, pois a educação é um direito de todos, e dever do Estado assegurar esse direito as crianças, jovens e adolescentes. Incluir ou inserir crianças diagnosticadas com Paralisia Cerebral no ambiente educacional é uma tarefa, um pouco complicada, pois requer um olhar diferenciado. Com isso, a escola precisa da ajuda da família nesse processo, como também da contribuição da comunidade em geral, pra trazer essas crianças pra esse ambiente, e assim desperta o conhecimento e as habilidades delas em questão cognitivo, emocional e afetivo, como também, o social. A visão que esse trabalho trará em seus pontos fundamentais e essenciais, na construção do saber e do fazer, uma educação inclusiva e acessiva de todos para todos; cabe os órgãos garantir formações específicas aos profissionais de educação, como os de apoios de sala de aula, sendo que, essas formações têm que abordar temas ligados a realidade do aluno que foram diagnosticados com tal deficiência.Palavras-Chave: Inclusão, Habilidades, Família, Direitos Deficiência Paralisia Cerebral. Abstract: This work will mention very relevant issues, which are part of our daily lives as education professionals, as well as citizen educators, talking about inclusion is not easy, and especially putting it into practice. But it is of paramount importance, as education is a right for all, and the State’s duty to ensure this right for children, young people and adolescents. Including or inserting children diagnosed with Cerebral Palsy in the educational environment is a task, a little complicated, as it requires a different look. With this, the school needs the help of the family in this process, as well as the contribution of the community in general, to bring these children to this environment, and thus awaken their knowledge and skills in cognitive, emotional and affective matters, as well as, the social. The vision that this work will bring in its fundamental and essential points, in the construction of knowledge and action, na inclusive and accessible education from all to all; it is up to the bodies to guarantee specific training for education professionals, such as classroom support, and these trainings have to address issues related to the reality of the student who has been diagnosed with such a disability.Keywords: Inclusion, Skills, Family, Rights Disability Cerebral Palsy.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3331
10.14295/idonline.v15i58.3331
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3331
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i58.3331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3331/5205
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Michele Vivia da Silva Nascimento, Verônica Teixeira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Michele Vivia da Silva Nascimento, Verônica Teixeira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 304-312
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037421834076160