Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting Inclusion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Mayara de Sousa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Aline Cássia Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2843
Resumo: Resumo: “Relatos de experiência: LIBRAS na escola, despertando uma nova língua e promovendo a inclusão” se constitui um artigo científico motivado por experiências de estágio vivenciadas em uma instituição privada de ensino, localizada na cidade de Salgueiro – PE, onde se observou que a inserção da LIBRAS no cotidiano escolar poderia auxiliar na promoção da inclusão de um aluno com deficiência auditiva. Assim, o artigo aborda as experiências vivenciadas e tem como objetivo apresentar a importância da inserção da LIBRAS enquanto parte do componente curricular nas escolas, de modo a promover a inclusão do indivíduo com deficiência auditiva. Dentre os pontos estudados, aborda-se a conceituação de deficiência, a conceituação de deficiência auditiva, um aprofundamento sobre LIBRAS e sua relevância no processo de inclusão e, por fim, a importância da LIBRAS na escola desde a Educação Infantil. Essa inserção se constitui importante tanto para promover a inclusão dos alunos com deficiência auditiva que adentram a escola quanto para estimular práticas inclusivas nos demais estudantes, nos mais diversos espaços em que estiverem. O estudo é movido por um problema da pesquisa que visa verificar se a inserção da LIBRAS nas escolas desde a Educação Infantil promove a inclusão do indivíduo com deficiência auditiva. Ao fim das pesquisas observa-se que a LIBRAS de fato tem um papel fundamental no processo de inclusão desses alunos, se caracterizando como uma forma de promover a socialização, o desenvolvimento psicomotor e possibilitar a inserção desse indivíduo na comunidade surda. A metodologia de estudo se constitui uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva que tem dentre os autores pesquisados Alves e Frassetto (2018), Diniz (2007), Marques, Barroco e Silva (2013) e Mendonça et al. (2018).
id IPES_74f95710cdadb19acc5a8089610bd6dc
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2843
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting InclusionDeficiência. Deficiência auditiva. Educação Infantil. Inclusão. LIBRAS.Resumo: “Relatos de experiência: LIBRAS na escola, despertando uma nova língua e promovendo a inclusão” se constitui um artigo científico motivado por experiências de estágio vivenciadas em uma instituição privada de ensino, localizada na cidade de Salgueiro – PE, onde se observou que a inserção da LIBRAS no cotidiano escolar poderia auxiliar na promoção da inclusão de um aluno com deficiência auditiva. Assim, o artigo aborda as experiências vivenciadas e tem como objetivo apresentar a importância da inserção da LIBRAS enquanto parte do componente curricular nas escolas, de modo a promover a inclusão do indivíduo com deficiência auditiva. Dentre os pontos estudados, aborda-se a conceituação de deficiência, a conceituação de deficiência auditiva, um aprofundamento sobre LIBRAS e sua relevância no processo de inclusão e, por fim, a importância da LIBRAS na escola desde a Educação Infantil. Essa inserção se constitui importante tanto para promover a inclusão dos alunos com deficiência auditiva que adentram a escola quanto para estimular práticas inclusivas nos demais estudantes, nos mais diversos espaços em que estiverem. O estudo é movido por um problema da pesquisa que visa verificar se a inserção da LIBRAS nas escolas desde a Educação Infantil promove a inclusão do indivíduo com deficiência auditiva. Ao fim das pesquisas observa-se que a LIBRAS de fato tem um papel fundamental no processo de inclusão desses alunos, se caracterizando como uma forma de promover a socialização, o desenvolvimento psicomotor e possibilitar a inserção desse indivíduo na comunidade surda. A metodologia de estudo se constitui uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva que tem dentre os autores pesquisados Alves e Frassetto (2018), Diniz (2007), Marques, Barroco e Silva (2013) e Mendonça et al. (2018).INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLeite, Mayara de SousaAraújo, Aline Cássia Silva2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/284310.14295/idonline.v14i53.2843ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 108-1191981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2843/4558Direitos autorais 2021 Mayara de Sousa Leite, Aline Cássia Silva Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:22Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting Inclusion
title Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting Inclusion
spellingShingle Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting Inclusion
Leite, Mayara de Sousa
Deficiência. Deficiência auditiva. Educação Infantil. Inclusão. LIBRAS.
title_short Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting Inclusion
title_full Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting Inclusion
title_fullStr Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting Inclusion
title_full_unstemmed Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting Inclusion
title_sort Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting Inclusion
author Leite, Mayara de Sousa
author_facet Leite, Mayara de Sousa
Araújo, Aline Cássia Silva
author_role author
author2 Araújo, Aline Cássia Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Mayara de Sousa
Araújo, Aline Cássia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência. Deficiência auditiva. Educação Infantil. Inclusão. LIBRAS.
topic Deficiência. Deficiência auditiva. Educação Infantil. Inclusão. LIBRAS.
description Resumo: “Relatos de experiência: LIBRAS na escola, despertando uma nova língua e promovendo a inclusão” se constitui um artigo científico motivado por experiências de estágio vivenciadas em uma instituição privada de ensino, localizada na cidade de Salgueiro – PE, onde se observou que a inserção da LIBRAS no cotidiano escolar poderia auxiliar na promoção da inclusão de um aluno com deficiência auditiva. Assim, o artigo aborda as experiências vivenciadas e tem como objetivo apresentar a importância da inserção da LIBRAS enquanto parte do componente curricular nas escolas, de modo a promover a inclusão do indivíduo com deficiência auditiva. Dentre os pontos estudados, aborda-se a conceituação de deficiência, a conceituação de deficiência auditiva, um aprofundamento sobre LIBRAS e sua relevância no processo de inclusão e, por fim, a importância da LIBRAS na escola desde a Educação Infantil. Essa inserção se constitui importante tanto para promover a inclusão dos alunos com deficiência auditiva que adentram a escola quanto para estimular práticas inclusivas nos demais estudantes, nos mais diversos espaços em que estiverem. O estudo é movido por um problema da pesquisa que visa verificar se a inserção da LIBRAS nas escolas desde a Educação Infantil promove a inclusão do indivíduo com deficiência auditiva. Ao fim das pesquisas observa-se que a LIBRAS de fato tem um papel fundamental no processo de inclusão desses alunos, se caracterizando como uma forma de promover a socialização, o desenvolvimento psicomotor e possibilitar a inserção desse indivíduo na comunidade surda. A metodologia de estudo se constitui uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva que tem dentre os autores pesquisados Alves e Frassetto (2018), Diniz (2007), Marques, Barroco e Silva (2013) e Mendonça et al. (2018).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2843
10.14295/idonline.v14i53.2843
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2843
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i53.2843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2843/4558
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Mayara de Sousa Leite, Aline Cássia Silva Araújo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Mayara de Sousa Leite, Aline Cássia Silva Araújo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 108-119
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053957472780288