Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting Inclusion
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2843 |
Resumo: | Resumo: “Relatos de experiência: LIBRAS na escola, despertando uma nova língua e promovendo a inclusão” se constitui um artigo científico motivado por experiências de estágio vivenciadas em uma instituição privada de ensino, localizada na cidade de Salgueiro – PE, onde se observou que a inserção da LIBRAS no cotidiano escolar poderia auxiliar na promoção da inclusão de um aluno com deficiência auditiva. Assim, o artigo aborda as experiências vivenciadas e tem como objetivo apresentar a importância da inserção da LIBRAS enquanto parte do componente curricular nas escolas, de modo a promover a inclusão do indivíduo com deficiência auditiva. Dentre os pontos estudados, aborda-se a conceituação de deficiência, a conceituação de deficiência auditiva, um aprofundamento sobre LIBRAS e sua relevância no processo de inclusão e, por fim, a importância da LIBRAS na escola desde a Educação Infantil. Essa inserção se constitui importante tanto para promover a inclusão dos alunos com deficiência auditiva que adentram a escola quanto para estimular práticas inclusivas nos demais estudantes, nos mais diversos espaços em que estiverem. O estudo é movido por um problema da pesquisa que visa verificar se a inserção da LIBRAS nas escolas desde a Educação Infantil promove a inclusão do indivíduo com deficiência auditiva. Ao fim das pesquisas observa-se que a LIBRAS de fato tem um papel fundamental no processo de inclusão desses alunos, se caracterizando como uma forma de promover a socialização, o desenvolvimento psicomotor e possibilitar a inserção desse indivíduo na comunidade surda. A metodologia de estudo se constitui uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva que tem dentre os autores pesquisados Alves e Frassetto (2018), Diniz (2007), Marques, Barroco e Silva (2013) e Mendonça et al. (2018). |
id |
IPES_74f95710cdadb19acc5a8089610bd6dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2843 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting InclusionDeficiência. Deficiência auditiva. Educação Infantil. Inclusão. LIBRAS.Resumo: “Relatos de experiência: LIBRAS na escola, despertando uma nova língua e promovendo a inclusão” se constitui um artigo científico motivado por experiências de estágio vivenciadas em uma instituição privada de ensino, localizada na cidade de Salgueiro – PE, onde se observou que a inserção da LIBRAS no cotidiano escolar poderia auxiliar na promoção da inclusão de um aluno com deficiência auditiva. Assim, o artigo aborda as experiências vivenciadas e tem como objetivo apresentar a importância da inserção da LIBRAS enquanto parte do componente curricular nas escolas, de modo a promover a inclusão do indivíduo com deficiência auditiva. Dentre os pontos estudados, aborda-se a conceituação de deficiência, a conceituação de deficiência auditiva, um aprofundamento sobre LIBRAS e sua relevância no processo de inclusão e, por fim, a importância da LIBRAS na escola desde a Educação Infantil. Essa inserção se constitui importante tanto para promover a inclusão dos alunos com deficiência auditiva que adentram a escola quanto para estimular práticas inclusivas nos demais estudantes, nos mais diversos espaços em que estiverem. O estudo é movido por um problema da pesquisa que visa verificar se a inserção da LIBRAS nas escolas desde a Educação Infantil promove a inclusão do indivíduo com deficiência auditiva. Ao fim das pesquisas observa-se que a LIBRAS de fato tem um papel fundamental no processo de inclusão desses alunos, se caracterizando como uma forma de promover a socialização, o desenvolvimento psicomotor e possibilitar a inserção desse indivíduo na comunidade surda. A metodologia de estudo se constitui uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva que tem dentre os autores pesquisados Alves e Frassetto (2018), Diniz (2007), Marques, Barroco e Silva (2013) e Mendonça et al. (2018).INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLeite, Mayara de SousaAraújo, Aline Cássia Silva2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/284310.14295/idonline.v14i53.2843ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 108-1191981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2843/4558Direitos autorais 2021 Mayara de Sousa Leite, Aline Cássia Silva Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:22Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting Inclusion |
title |
Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting Inclusion |
spellingShingle |
Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting Inclusion Leite, Mayara de Sousa Deficiência. Deficiência auditiva. Educação Infantil. Inclusão. LIBRAS. |
title_short |
Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting Inclusion |
title_full |
Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting Inclusion |
title_fullStr |
Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting Inclusion |
title_full_unstemmed |
Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting Inclusion |
title_sort |
Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua E Promovendo a Inclusão / Experience Reports: Libras at School, Awakening a New Language and Promoting Inclusion |
author |
Leite, Mayara de Sousa |
author_facet |
Leite, Mayara de Sousa Araújo, Aline Cássia Silva |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Aline Cássia Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Mayara de Sousa Araújo, Aline Cássia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência. Deficiência auditiva. Educação Infantil. Inclusão. LIBRAS. |
topic |
Deficiência. Deficiência auditiva. Educação Infantil. Inclusão. LIBRAS. |
description |
Resumo: “Relatos de experiência: LIBRAS na escola, despertando uma nova língua e promovendo a inclusão” se constitui um artigo científico motivado por experiências de estágio vivenciadas em uma instituição privada de ensino, localizada na cidade de Salgueiro – PE, onde se observou que a inserção da LIBRAS no cotidiano escolar poderia auxiliar na promoção da inclusão de um aluno com deficiência auditiva. Assim, o artigo aborda as experiências vivenciadas e tem como objetivo apresentar a importância da inserção da LIBRAS enquanto parte do componente curricular nas escolas, de modo a promover a inclusão do indivíduo com deficiência auditiva. Dentre os pontos estudados, aborda-se a conceituação de deficiência, a conceituação de deficiência auditiva, um aprofundamento sobre LIBRAS e sua relevância no processo de inclusão e, por fim, a importância da LIBRAS na escola desde a Educação Infantil. Essa inserção se constitui importante tanto para promover a inclusão dos alunos com deficiência auditiva que adentram a escola quanto para estimular práticas inclusivas nos demais estudantes, nos mais diversos espaços em que estiverem. O estudo é movido por um problema da pesquisa que visa verificar se a inserção da LIBRAS nas escolas desde a Educação Infantil promove a inclusão do indivíduo com deficiência auditiva. Ao fim das pesquisas observa-se que a LIBRAS de fato tem um papel fundamental no processo de inclusão desses alunos, se caracterizando como uma forma de promover a socialização, o desenvolvimento psicomotor e possibilitar a inserção desse indivíduo na comunidade surda. A metodologia de estudo se constitui uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva que tem dentre os autores pesquisados Alves e Frassetto (2018), Diniz (2007), Marques, Barroco e Silva (2013) e Mendonça et al. (2018). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2843 10.14295/idonline.v14i53.2843 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2843 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i53.2843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2843/4558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Mayara de Sousa Leite, Aline Cássia Silva Araújo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Mayara de Sousa Leite, Aline Cássia Silva Araújo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 108-119 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053957472780288 |