Relato sobre o Programa de Residência Pedagógica: Um olhar sobre a Formação Docente / Report on the Pedagogical Residence Program: A look at the Teacher Education
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2268 |
Resumo: | O presente artigo tem por finalidade apresentar o objetivo do Programa de Residência Pedagógica e uma das ações que integram a política nacional de formação de professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do estudante de Licenciatura em Pedagogia na escola básica. A residência pedagógica, articulada aos demais programas do capes, premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de pedagogia deve assegurar seus egressos, habilidades e competências que lhes permita realizar um ensino de qualidade nas escolas de Educação Básica. O processo de formação realizado no espaço da escola indica para o nosso desenvolvimento profissional. Com o estudo desta iniciativa pode servir de base para a formação de experiências inovadoras na formação inicial de professores da Escola Básica. O programa de residência pedagógica vem buscando o aprimoramento da formação docente por meio da necessária articulação entre o que os alunos aprendem na universidade e o que experimentam na prática da residência, considerando que justamente um dos aspectos mais importantes em relação à formação docente é proporcionar ao aluno de pedagogia oportunidades de relacionar teoria e prática docente. A busca por formação, contribuí para que os professores se adaptem às diversas configurações sociais, culturais e educacionais, que processa, nesse novo contexto histórico, como o objetivo de se fortalecerem para que permeiem a educação dos cidadãos críticos e convictos de que é possível viver e fazer melhor na sociedade brasileira. Ressalta-se, portanto, que o processo de formação docente adquirida de maneira inicial e continuada oferecendo possibilidades aos professores de aperfeiçoarem os seus conhecimentos e disposições para exercer em sua profissão, o que reforça a ideia de que ambas as informações são importantes, pois integram diferentes oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal. |
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Relato sobre o Programa de Residência Pedagógica: Um olhar sobre a Formação Docente / Report on the Pedagogical Residence Program: A look at the Teacher EducationPrograma de residência pedagógica e formação docenteO presente artigo tem por finalidade apresentar o objetivo do Programa de Residência Pedagógica e uma das ações que integram a política nacional de formação de professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do estudante de Licenciatura em Pedagogia na escola básica. A residência pedagógica, articulada aos demais programas do capes, premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de pedagogia deve assegurar seus egressos, habilidades e competências que lhes permita realizar um ensino de qualidade nas escolas de Educação Básica. O processo de formação realizado no espaço da escola indica para o nosso desenvolvimento profissional. Com o estudo desta iniciativa pode servir de base para a formação de experiências inovadoras na formação inicial de professores da Escola Básica. O programa de residência pedagógica vem buscando o aprimoramento da formação docente por meio da necessária articulação entre o que os alunos aprendem na universidade e o que experimentam na prática da residência, considerando que justamente um dos aspectos mais importantes em relação à formação docente é proporcionar ao aluno de pedagogia oportunidades de relacionar teoria e prática docente. A busca por formação, contribuí para que os professores se adaptem às diversas configurações sociais, culturais e educacionais, que processa, nesse novo contexto histórico, como o objetivo de se fortalecerem para que permeiem a educação dos cidadãos críticos e convictos de que é possível viver e fazer melhor na sociedade brasileira. Ressalta-se, portanto, que o processo de formação docente adquirida de maneira inicial e continuada oferecendo possibilidades aos professores de aperfeiçoarem os seus conhecimentos e disposições para exercer em sua profissão, o que reforça a ideia de que ambas as informações são importantes, pois integram diferentes oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGonçalves, Sheila Maria SantosSilva, João Felix daBento, Maria das Graças2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/226810.14295/idonline.v13i48.2268ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 670-6831981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2268/3487Direitos autorais 2021 Sheila Maria Santos Gonçalves, João Felix da Silva, Maria das Graças Bentohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-02T18:43:46Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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O presente artigo tem por finalidade apresentar o objetivo do Programa de Residência Pedagógica e uma das ações que integram a política nacional de formação de professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do estudante de Licenciatura em Pedagogia na escola básica. A residência pedagógica, articulada aos demais programas do capes, premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de pedagogia deve assegurar seus egressos, habilidades e competências que lhes permita realizar um ensino de qualidade nas escolas de Educação Básica. O processo de formação realizado no espaço da escola indica para o nosso desenvolvimento profissional. Com o estudo desta iniciativa pode servir de base para a formação de experiências inovadoras na formação inicial de professores da Escola Básica. O programa de residência pedagógica vem buscando o aprimoramento da formação docente por meio da necessária articulação entre o que os alunos aprendem na universidade e o que experimentam na prática da residência, considerando que justamente um dos aspectos mais importantes em relação à formação docente é proporcionar ao aluno de pedagogia oportunidades de relacionar teoria e prática docente. A busca por formação, contribuí para que os professores se adaptem às diversas configurações sociais, culturais e educacionais, que processa, nesse novo contexto histórico, como o objetivo de se fortalecerem para que permeiem a educação dos cidadãos críticos e convictos de que é possível viver e fazer melhor na sociedade brasileira. Ressalta-se, portanto, que o processo de formação docente adquirida de maneira inicial e continuada oferecendo possibilidades aos professores de aperfeiçoarem os seus conhecimentos e disposições para exercer em sua profissão, o que reforça a ideia de que ambas as informações são importantes, pois integram diferentes oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal. |
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