Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary Society

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cedro, Pâmala Évelin Pires
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Morbeck, Lorena Lôbo Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1712
Resumo: A sociedade contemporânea apresenta-se imersa em meio a um conjunto de recursos tecnológicos que proporcionam um novo modo de se comunicar, com mais rapidez ao acesso de informações e facilidade de comunicação. A geração atual vive em um contexto altamente tecnológico e com necessidades distintas. Essas exigências se estendem ao campo da educação, abrindo reflexões sobre os processos atuais de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o presente estudo busca investigar a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação voltadas ao âmbito da educação na contemporaneidade, utilizando como método uma revisão bibliográfica de caráter narrativa e estudos retrospectivos relevantes que proporcionaram a construção de pensamentos e conceitos sobre o assunto. O estudo aponta alguns aspectos da sociedade contemporânea, retrata o contexto das tecnologias da informação e comunicação na educação e permeia a importância da reconstrução do fazer pedagógico na perspectiva das novas tecnologias.
id IPES_7706fde2a824da60ba8617d10e9fa02d
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1712
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary SocietyEnsino-aprendizagem; Sociedade contemporânea; Tecnologias.A sociedade contemporânea apresenta-se imersa em meio a um conjunto de recursos tecnológicos que proporcionam um novo modo de se comunicar, com mais rapidez ao acesso de informações e facilidade de comunicação. A geração atual vive em um contexto altamente tecnológico e com necessidades distintas. Essas exigências se estendem ao campo da educação, abrindo reflexões sobre os processos atuais de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o presente estudo busca investigar a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação voltadas ao âmbito da educação na contemporaneidade, utilizando como método uma revisão bibliográfica de caráter narrativa e estudos retrospectivos relevantes que proporcionaram a construção de pensamentos e conceitos sobre o assunto. O estudo aponta alguns aspectos da sociedade contemporânea, retrata o contexto das tecnologias da informação e comunicação na educação e permeia a importância da reconstrução do fazer pedagógico na perspectiva das novas tecnologias.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCedro, Pâmala Évelin PiresMorbeck, Lorena Lôbo Brito2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/171210.14295/idonline.v13i45.1712ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 420-4321981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1712/2726https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/1712/169Direitos autorais 2021 Pâmala Évelin Pires Cedro, Lorena Lôbo Brito Morbeckhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-05T16:26:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary Society
title Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary Society
spellingShingle Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary Society
Cedro, Pâmala Évelin Pires
Ensino-aprendizagem; Sociedade contemporânea; Tecnologias.
title_short Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary Society
title_full Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary Society
title_fullStr Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary Society
title_full_unstemmed Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary Society
title_sort Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary Society
author Cedro, Pâmala Évelin Pires
author_facet Cedro, Pâmala Évelin Pires
Morbeck, Lorena Lôbo Brito
author_role author
author2 Morbeck, Lorena Lôbo Brito
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cedro, Pâmala Évelin Pires
Morbeck, Lorena Lôbo Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem; Sociedade contemporânea; Tecnologias.
topic Ensino-aprendizagem; Sociedade contemporânea; Tecnologias.
description A sociedade contemporânea apresenta-se imersa em meio a um conjunto de recursos tecnológicos que proporcionam um novo modo de se comunicar, com mais rapidez ao acesso de informações e facilidade de comunicação. A geração atual vive em um contexto altamente tecnológico e com necessidades distintas. Essas exigências se estendem ao campo da educação, abrindo reflexões sobre os processos atuais de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o presente estudo busca investigar a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação voltadas ao âmbito da educação na contemporaneidade, utilizando como método uma revisão bibliográfica de caráter narrativa e estudos retrospectivos relevantes que proporcionaram a construção de pensamentos e conceitos sobre o assunto. O estudo aponta alguns aspectos da sociedade contemporânea, retrata o contexto das tecnologias da informação e comunicação na educação e permeia a importância da reconstrução do fazer pedagógico na perspectiva das novas tecnologias.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1712
10.14295/idonline.v13i45.1712
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1712
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i45.1712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1712/2726
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/1712/169
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Pâmala Évelin Pires Cedro, Lorena Lôbo Brito Morbeck
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Pâmala Évelin Pires Cedro, Lorena Lôbo Brito Morbeck
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 420-432
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053953146355712