Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary Society
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1712 |
Resumo: | A sociedade contemporânea apresenta-se imersa em meio a um conjunto de recursos tecnológicos que proporcionam um novo modo de se comunicar, com mais rapidez ao acesso de informações e facilidade de comunicação. A geração atual vive em um contexto altamente tecnológico e com necessidades distintas. Essas exigências se estendem ao campo da educação, abrindo reflexões sobre os processos atuais de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o presente estudo busca investigar a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação voltadas ao âmbito da educação na contemporaneidade, utilizando como método uma revisão bibliográfica de caráter narrativa e estudos retrospectivos relevantes que proporcionaram a construção de pensamentos e conceitos sobre o assunto. O estudo aponta alguns aspectos da sociedade contemporânea, retrata o contexto das tecnologias da informação e comunicação na educação e permeia a importância da reconstrução do fazer pedagógico na perspectiva das novas tecnologias. |
id |
IPES_7706fde2a824da60ba8617d10e9fa02d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1712 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary SocietyEnsino-aprendizagem; Sociedade contemporânea; Tecnologias.A sociedade contemporânea apresenta-se imersa em meio a um conjunto de recursos tecnológicos que proporcionam um novo modo de se comunicar, com mais rapidez ao acesso de informações e facilidade de comunicação. A geração atual vive em um contexto altamente tecnológico e com necessidades distintas. Essas exigências se estendem ao campo da educação, abrindo reflexões sobre os processos atuais de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o presente estudo busca investigar a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação voltadas ao âmbito da educação na contemporaneidade, utilizando como método uma revisão bibliográfica de caráter narrativa e estudos retrospectivos relevantes que proporcionaram a construção de pensamentos e conceitos sobre o assunto. O estudo aponta alguns aspectos da sociedade contemporânea, retrata o contexto das tecnologias da informação e comunicação na educação e permeia a importância da reconstrução do fazer pedagógico na perspectiva das novas tecnologias.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCedro, Pâmala Évelin PiresMorbeck, Lorena Lôbo Brito2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/171210.14295/idonline.v13i45.1712ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 420-4321981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1712/2726https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/1712/169Direitos autorais 2021 Pâmala Évelin Pires Cedro, Lorena Lôbo Brito Morbeckhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-05T16:26:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary Society |
title |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary Society |
spellingShingle |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary Society Cedro, Pâmala Évelin Pires Ensino-aprendizagem; Sociedade contemporânea; Tecnologias. |
title_short |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary Society |
title_full |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary Society |
title_fullStr |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary Society |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary Society |
title_sort |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Âmbito da Educação em uma Sociedade Contemporânea / Information and Communication Technologies in Education in a Contemporary Society |
author |
Cedro, Pâmala Évelin Pires |
author_facet |
Cedro, Pâmala Évelin Pires Morbeck, Lorena Lôbo Brito |
author_role |
author |
author2 |
Morbeck, Lorena Lôbo Brito |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cedro, Pâmala Évelin Pires Morbeck, Lorena Lôbo Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem; Sociedade contemporânea; Tecnologias. |
topic |
Ensino-aprendizagem; Sociedade contemporânea; Tecnologias. |
description |
A sociedade contemporânea apresenta-se imersa em meio a um conjunto de recursos tecnológicos que proporcionam um novo modo de se comunicar, com mais rapidez ao acesso de informações e facilidade de comunicação. A geração atual vive em um contexto altamente tecnológico e com necessidades distintas. Essas exigências se estendem ao campo da educação, abrindo reflexões sobre os processos atuais de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o presente estudo busca investigar a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação voltadas ao âmbito da educação na contemporaneidade, utilizando como método uma revisão bibliográfica de caráter narrativa e estudos retrospectivos relevantes que proporcionaram a construção de pensamentos e conceitos sobre o assunto. O estudo aponta alguns aspectos da sociedade contemporânea, retrata o contexto das tecnologias da informação e comunicação na educação e permeia a importância da reconstrução do fazer pedagógico na perspectiva das novas tecnologias. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1712 10.14295/idonline.v13i45.1712 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1712 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i45.1712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1712/2726 https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/1712/169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Pâmala Évelin Pires Cedro, Lorena Lôbo Brito Morbeck https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Pâmala Évelin Pires Cedro, Lorena Lôbo Brito Morbeck https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 420-432 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053953146355712 |