Marketing de Relacionamento no Esporte para Captação e Fidelização de Alunos de Jiu-Jítsu em uma Academia do Centro de Imperatriz-MA / Relationship Marketing to Attract Jiu-Jítsu Students in an Academy Center in Imperatriz-MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rafael Rodrigues de Sousa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Francilice Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3597
Resumo: O marketing é uma ferramenta essencial para divulgação de empreendimentos, no entanto, não basta somente despertar o interesse do cliente em adquirir o produto ou serviço. Portanto, o marketing de relacionamento precisa fazer parte do contexto, para se construir a fidelização do cliente. Seguindo esse pressuposto, o presente trabalho foi construído com o propósito de analisar o marketing de relacionamento para captação e fidelização de alunos de jiu-jítsu em uma academia no Centro de Imperatriz - MA. Inicialmente o trabalho faz ressalva do contexto histórico do jiu-jítsu, correlacionando o jiu-jítsu e o marketing, dando ênfase ao diferencial no esporte e a relevância do marketing de relacionamento para competitividade de academia de jiu-jítsu. A metodologia adotada foi o estudo bibliográfico, com amostragem de 1 administrador de uma academia do Centro de Imperatriz, o que tornou-se a pesquisa em abordagem qualitativa. Em síntese, pode-se constatar que o marketing é um aliado para atrair e fidelizar os alunos do jiu-jítsu.Abstract: Marketing is an essential tool for promoting ventures, however, it is not enough to just arouse the customer's interest in acquiring the product or service. Therefore, relationship marketing needs to be part of the context, to build customer loyalty. Following this assumption, the present work was built with the purpose of analyzing relationship marketing to attract and retain jiu-jítsu students in a gym in the Center of Imperatriz - MA. Initially, the work makes a reservation about the historical context of jiu-jítsu, correlating jiu-jítsu and marketing, emphasizing the differential in the sport and the relevance of relationship marketing for the competitiveness of a jiu-jítsu academy. The methodology adopted was the bibliographic study, with a sample of 1 administrator of an academy in the Center of Imperatriz, which became the research in a qualitative approach. In summary, it can be seen that marketing is an ally to attract and retain jiu-jítsu students.Keywords: Marketing. Loyalty. Competitiveness. 
id IPES_813a0a7e2c31e4e606c85d88009433ae
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3597
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Marketing de Relacionamento no Esporte para Captação e Fidelização de Alunos de Jiu-Jítsu em uma Academia do Centro de Imperatriz-MA / Relationship Marketing to Attract Jiu-Jítsu Students in an Academy Center in Imperatriz-MAMarketing. Fidelização. Competitividade.O marketing é uma ferramenta essencial para divulgação de empreendimentos, no entanto, não basta somente despertar o interesse do cliente em adquirir o produto ou serviço. Portanto, o marketing de relacionamento precisa fazer parte do contexto, para se construir a fidelização do cliente. Seguindo esse pressuposto, o presente trabalho foi construído com o propósito de analisar o marketing de relacionamento para captação e fidelização de alunos de jiu-jítsu em uma academia no Centro de Imperatriz - MA. Inicialmente o trabalho faz ressalva do contexto histórico do jiu-jítsu, correlacionando o jiu-jítsu e o marketing, dando ênfase ao diferencial no esporte e a relevância do marketing de relacionamento para competitividade de academia de jiu-jítsu. A metodologia adotada foi o estudo bibliográfico, com amostragem de 1 administrador de uma academia do Centro de Imperatriz, o que tornou-se a pesquisa em abordagem qualitativa. Em síntese, pode-se constatar que o marketing é um aliado para atrair e fidelizar os alunos do jiu-jítsu.Abstract: Marketing is an essential tool for promoting ventures, however, it is not enough to just arouse the customer's interest in acquiring the product or service. Therefore, relationship marketing needs to be part of the context, to build customer loyalty. Following this assumption, the present work was built with the purpose of analyzing relationship marketing to attract and retain jiu-jítsu students in a gym in the Center of Imperatriz - MA. Initially, the work makes a reservation about the historical context of jiu-jítsu, correlating jiu-jítsu and marketing, emphasizing the differential in the sport and the relevance of relationship marketing for the competitiveness of a jiu-jítsu academy. The methodology adopted was the bibliographic study, with a sample of 1 administrator of an academy in the Center of Imperatriz, which became the research in a qualitative approach. In summary, it can be seen that marketing is an ally to attract and retain jiu-jítsu students.Keywords: Marketing. Loyalty. Competitiveness. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3597ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 64 (2022); 58-751981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3597/5703Copyright (c) 2022 Rafael Rodrigues de Sousa Gomeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Rafael Rodrigues de SousaSilva, Francilice Rodrigues2022-12-30T14:32:57Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3597Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-12-30T14:32:57ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing de Relacionamento no Esporte para Captação e Fidelização de Alunos de Jiu-Jítsu em uma Academia do Centro de Imperatriz-MA / Relationship Marketing to Attract Jiu-Jítsu Students in an Academy Center in Imperatriz-MA
title Marketing de Relacionamento no Esporte para Captação e Fidelização de Alunos de Jiu-Jítsu em uma Academia do Centro de Imperatriz-MA / Relationship Marketing to Attract Jiu-Jítsu Students in an Academy Center in Imperatriz-MA
spellingShingle Marketing de Relacionamento no Esporte para Captação e Fidelização de Alunos de Jiu-Jítsu em uma Academia do Centro de Imperatriz-MA / Relationship Marketing to Attract Jiu-Jítsu Students in an Academy Center in Imperatriz-MA
Gomes, Rafael Rodrigues de Sousa
Marketing. Fidelização. Competitividade.
title_short Marketing de Relacionamento no Esporte para Captação e Fidelização de Alunos de Jiu-Jítsu em uma Academia do Centro de Imperatriz-MA / Relationship Marketing to Attract Jiu-Jítsu Students in an Academy Center in Imperatriz-MA
title_full Marketing de Relacionamento no Esporte para Captação e Fidelização de Alunos de Jiu-Jítsu em uma Academia do Centro de Imperatriz-MA / Relationship Marketing to Attract Jiu-Jítsu Students in an Academy Center in Imperatriz-MA
title_fullStr Marketing de Relacionamento no Esporte para Captação e Fidelização de Alunos de Jiu-Jítsu em uma Academia do Centro de Imperatriz-MA / Relationship Marketing to Attract Jiu-Jítsu Students in an Academy Center in Imperatriz-MA
title_full_unstemmed Marketing de Relacionamento no Esporte para Captação e Fidelização de Alunos de Jiu-Jítsu em uma Academia do Centro de Imperatriz-MA / Relationship Marketing to Attract Jiu-Jítsu Students in an Academy Center in Imperatriz-MA
title_sort Marketing de Relacionamento no Esporte para Captação e Fidelização de Alunos de Jiu-Jítsu em uma Academia do Centro de Imperatriz-MA / Relationship Marketing to Attract Jiu-Jítsu Students in an Academy Center in Imperatriz-MA
author Gomes, Rafael Rodrigues de Sousa
author_facet Gomes, Rafael Rodrigues de Sousa
Silva, Francilice Rodrigues
author_role author
author2 Silva, Francilice Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Rafael Rodrigues de Sousa
Silva, Francilice Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing. Fidelização. Competitividade.
topic Marketing. Fidelização. Competitividade.
description O marketing é uma ferramenta essencial para divulgação de empreendimentos, no entanto, não basta somente despertar o interesse do cliente em adquirir o produto ou serviço. Portanto, o marketing de relacionamento precisa fazer parte do contexto, para se construir a fidelização do cliente. Seguindo esse pressuposto, o presente trabalho foi construído com o propósito de analisar o marketing de relacionamento para captação e fidelização de alunos de jiu-jítsu em uma academia no Centro de Imperatriz - MA. Inicialmente o trabalho faz ressalva do contexto histórico do jiu-jítsu, correlacionando o jiu-jítsu e o marketing, dando ênfase ao diferencial no esporte e a relevância do marketing de relacionamento para competitividade de academia de jiu-jítsu. A metodologia adotada foi o estudo bibliográfico, com amostragem de 1 administrador de uma academia do Centro de Imperatriz, o que tornou-se a pesquisa em abordagem qualitativa. Em síntese, pode-se constatar que o marketing é um aliado para atrair e fidelizar os alunos do jiu-jítsu.Abstract: Marketing is an essential tool for promoting ventures, however, it is not enough to just arouse the customer's interest in acquiring the product or service. Therefore, relationship marketing needs to be part of the context, to build customer loyalty. Following this assumption, the present work was built with the purpose of analyzing relationship marketing to attract and retain jiu-jítsu students in a gym in the Center of Imperatriz - MA. Initially, the work makes a reservation about the historical context of jiu-jítsu, correlating jiu-jítsu and marketing, emphasizing the differential in the sport and the relevance of relationship marketing for the competitiveness of a jiu-jítsu academy. The methodology adopted was the bibliographic study, with a sample of 1 administrator of an academy in the Center of Imperatriz, which became the research in a qualitative approach. In summary, it can be seen that marketing is an ally to attract and retain jiu-jítsu students.Keywords: Marketing. Loyalty. Competitiveness. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3597
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3597/5703
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Rafael Rodrigues de Sousa Gomes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Rafael Rodrigues de Sousa Gomes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 64 (2022); 58-75
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945949978624