Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the Classroom
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2775 |
Resumo: | Resumo: Neste artigo científico buscamos discutir a importância das competências socioemocionais em sala de aula da educação básica. A partir da questão principal do estudo “por que desenvolver as competências socioemocionais em sala de aula da educação básica?” a pesquisa foi desenvolvida discutindo inicialmente os fundamentos conceituais das competências socioemocionais, contextualizando com a educação socioemocional. Apresentamos na sequência como a BNCC compreende o tema, e por fim, apresentamos a discussão sobre o papel do professor no desenvolvimento das competências socioemocionais em prol da promoção da saúde mental das crianças e adolescentes. O método utilizado foi uma pesquisa qualitativa, exploratória e de campo. A análise dos resultados da pesquisa possibilitou ratificar a necessidade de se implantar as competências socioemocionais em sala de aula na educação básica brasileira. |
id |
IPES_82a09af91dbd6b1667cc9bd32da939b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2775 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the ClassroomCompetênciais sociemocionais. Educação socioemocional. Habilidades socioemocionaisResumo: Neste artigo científico buscamos discutir a importância das competências socioemocionais em sala de aula da educação básica. A partir da questão principal do estudo “por que desenvolver as competências socioemocionais em sala de aula da educação básica?” a pesquisa foi desenvolvida discutindo inicialmente os fundamentos conceituais das competências socioemocionais, contextualizando com a educação socioemocional. Apresentamos na sequência como a BNCC compreende o tema, e por fim, apresentamos a discussão sobre o papel do professor no desenvolvimento das competências socioemocionais em prol da promoção da saúde mental das crianças e adolescentes. O método utilizado foi uma pesquisa qualitativa, exploratória e de campo. A análise dos resultados da pesquisa possibilitou ratificar a necessidade de se implantar as competências socioemocionais em sala de aula na educação básica brasileira. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCarneiro, Maria Daniele LungasLopes, Cícera Alves Nunes2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/277510.14295/idonline.v14i53.2775ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 1-141981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2775/4615Direitos autorais 2021 Maria Daniele Lungas Carneiro, Cícera Alves Nunes Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T19:40:31Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the Classroom |
title |
Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the Classroom |
spellingShingle |
Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the Classroom Carneiro, Maria Daniele Lungas Competênciais sociemocionais. Educação socioemocional. Habilidades socioemocionais |
title_short |
Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the Classroom |
title_full |
Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the Classroom |
title_fullStr |
Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the Classroom |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the Classroom |
title_sort |
Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the Classroom |
author |
Carneiro, Maria Daniele Lungas |
author_facet |
Carneiro, Maria Daniele Lungas Lopes, Cícera Alves Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Cícera Alves Nunes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Maria Daniele Lungas Lopes, Cícera Alves Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competênciais sociemocionais. Educação socioemocional. Habilidades socioemocionais |
topic |
Competênciais sociemocionais. Educação socioemocional. Habilidades socioemocionais |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Neste artigo científico buscamos discutir a importância das competências socioemocionais em sala de aula da educação básica. A partir da questão principal do estudo “por que desenvolver as competências socioemocionais em sala de aula da educação básica?” a pesquisa foi desenvolvida discutindo inicialmente os fundamentos conceituais das competências socioemocionais, contextualizando com a educação socioemocional. Apresentamos na sequência como a BNCC compreende o tema, e por fim, apresentamos a discussão sobre o papel do professor no desenvolvimento das competências socioemocionais em prol da promoção da saúde mental das crianças e adolescentes. O método utilizado foi uma pesquisa qualitativa, exploratória e de campo. A análise dos resultados da pesquisa possibilitou ratificar a necessidade de se implantar as competências socioemocionais em sala de aula na educação básica brasileira. |
description |
Resumo: Neste artigo científico buscamos discutir a importância das competências socioemocionais em sala de aula da educação básica. A partir da questão principal do estudo “por que desenvolver as competências socioemocionais em sala de aula da educação básica?” a pesquisa foi desenvolvida discutindo inicialmente os fundamentos conceituais das competências socioemocionais, contextualizando com a educação socioemocional. Apresentamos na sequência como a BNCC compreende o tema, e por fim, apresentamos a discussão sobre o papel do professor no desenvolvimento das competências socioemocionais em prol da promoção da saúde mental das crianças e adolescentes. O método utilizado foi uma pesquisa qualitativa, exploratória e de campo. A análise dos resultados da pesquisa possibilitou ratificar a necessidade de se implantar as competências socioemocionais em sala de aula na educação básica brasileira. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2775 10.14295/idonline.v14i53.2775 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2775 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i53.2775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2775/4615 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Daniele Lungas Carneiro, Cícera Alves Nunes Lopes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Daniele Lungas Carneiro, Cícera Alves Nunes Lopes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 1-14 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037429559984128 |