Sustentabilidade na Estratégia como Vantagem Competitiva para as Organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1230 |
Resumo: | A responsabilidade socioambiental das organizações é um tema bastante estudado na contemporaneidade e de grande relevância para a sociedade. O consumo exacerbado impacta o meio ambiente devido a uma maior utilização de recursos por parte das empresas para atender as demandas do mercado. Assim, é necessário que as organizações alinhem seus processos produtivos a métodos que sejam menos agressivos à natureza. O objetivo deste artigo é analisar se organizações prestadoras de serviço de utilidade pública, ao trabalhar com responsabilidade social nos processos de gestão estratégica, melhoram sua imagem junto aos consumidores e se estes fatores agregam valor à organização. Foi realizado um estudo de caso em duas empresas, através de entrevista aplicado aos gestores e questionários direcionados aos clientes das empresas. Verificou-se que, embora uma parcela do público pesquisado tenha conhecimento das ações desempenhadas por parte das organizações, falta às empresas pesquisadas melhor alinhamento dos seus propósitos sociais aos processos de planejamento estratégico. |
id |
IPES_82f0637871560e580f62cc292e8949d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1230 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Sustentabilidade na Estratégia como Vantagem Competitiva para as OrganizaçõesResponsabilidade socioambiental. Gestão estratégica. CompetitividadeA responsabilidade socioambiental das organizações é um tema bastante estudado na contemporaneidade e de grande relevância para a sociedade. O consumo exacerbado impacta o meio ambiente devido a uma maior utilização de recursos por parte das empresas para atender as demandas do mercado. Assim, é necessário que as organizações alinhem seus processos produtivos a métodos que sejam menos agressivos à natureza. O objetivo deste artigo é analisar se organizações prestadoras de serviço de utilidade pública, ao trabalhar com responsabilidade social nos processos de gestão estratégica, melhoram sua imagem junto aos consumidores e se estes fatores agregam valor à organização. Foi realizado um estudo de caso em duas empresas, através de entrevista aplicado aos gestores e questionários direcionados aos clientes das empresas. Verificou-se que, embora uma parcela do público pesquisado tenha conhecimento das ações desempenhadas por parte das organizações, falta às empresas pesquisadas melhor alinhamento dos seus propósitos sociais aos processos de planejamento estratégico. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGomes, Josivania LimaMedeiros, Adriana Vigolvino2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/123010.14295/idonline.v12i41.1230ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 449-4691981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1230/1786Direitos autorais 2021 Josivania Lima Gomes, Adriana Vigolvino Medeiroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T12:01:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sustentabilidade na Estratégia como Vantagem Competitiva para as Organizações |
title |
Sustentabilidade na Estratégia como Vantagem Competitiva para as Organizações |
spellingShingle |
Sustentabilidade na Estratégia como Vantagem Competitiva para as Organizações Gomes, Josivania Lima Responsabilidade socioambiental. Gestão estratégica. Competitividade |
title_short |
Sustentabilidade na Estratégia como Vantagem Competitiva para as Organizações |
title_full |
Sustentabilidade na Estratégia como Vantagem Competitiva para as Organizações |
title_fullStr |
Sustentabilidade na Estratégia como Vantagem Competitiva para as Organizações |
title_full_unstemmed |
Sustentabilidade na Estratégia como Vantagem Competitiva para as Organizações |
title_sort |
Sustentabilidade na Estratégia como Vantagem Competitiva para as Organizações |
author |
Gomes, Josivania Lima |
author_facet |
Gomes, Josivania Lima Medeiros, Adriana Vigolvino |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Adriana Vigolvino |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Josivania Lima Medeiros, Adriana Vigolvino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade socioambiental. Gestão estratégica. Competitividade |
topic |
Responsabilidade socioambiental. Gestão estratégica. Competitividade |
description |
A responsabilidade socioambiental das organizações é um tema bastante estudado na contemporaneidade e de grande relevância para a sociedade. O consumo exacerbado impacta o meio ambiente devido a uma maior utilização de recursos por parte das empresas para atender as demandas do mercado. Assim, é necessário que as organizações alinhem seus processos produtivos a métodos que sejam menos agressivos à natureza. O objetivo deste artigo é analisar se organizações prestadoras de serviço de utilidade pública, ao trabalhar com responsabilidade social nos processos de gestão estratégica, melhoram sua imagem junto aos consumidores e se estes fatores agregam valor à organização. Foi realizado um estudo de caso em duas empresas, através de entrevista aplicado aos gestores e questionários direcionados aos clientes das empresas. Verificou-se que, embora uma parcela do público pesquisado tenha conhecimento das ações desempenhadas por parte das organizações, falta às empresas pesquisadas melhor alinhamento dos seus propósitos sociais aos processos de planejamento estratégico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1230 10.14295/idonline.v12i41.1230 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1230 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i41.1230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1230/1786 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Josivania Lima Gomes, Adriana Vigolvino Medeiros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Josivania Lima Gomes, Adriana Vigolvino Medeiros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 449-469 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053949372530688 |