Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cicera Reuva da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/542
Resumo: Quando se fala sobre autismo, percebe-se que são muitas as dúvidas e indagações a serem respondidas sobre o  referido tema. Neste contexto fica difícil identificar as características de uma criança com autismo. No âmbito escolar há um grande desafio para se lidar com esse transtorno, tornando assim mais difícil a identificação e o acompanhamento junto a clientela. O papel do psicopedagogo nesse processo de acompanhamento e adaptação da criança autista é primordial e de grande importância para a família, pois proporciona uma melhor comunicação entre pais e filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA. O objetivo do presente estudo foi identificar as dificuldades encontradas tanto pela família como pelos professores que trabalham com as crianças autistas. A metodologia usada foi a qualitativa, através de uma visita a uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Foi utilizado um questionário com a psicopedagoga e com a profissional que faz o atendimento as crianças com autismo. 
id IPES_874013026530d4e0c6fed916735120ea
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/542
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e ProfessoresCriança autista. Processo ensino – aprendizagem. MétodosQuando se fala sobre autismo, percebe-se que são muitas as dúvidas e indagações a serem respondidas sobre o  referido tema. Neste contexto fica difícil identificar as características de uma criança com autismo. No âmbito escolar há um grande desafio para se lidar com esse transtorno, tornando assim mais difícil a identificação e o acompanhamento junto a clientela. O papel do psicopedagogo nesse processo de acompanhamento e adaptação da criança autista é primordial e de grande importância para a família, pois proporciona uma melhor comunicação entre pais e filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA. O objetivo do presente estudo foi identificar as dificuldades encontradas tanto pela família como pelos professores que trabalham com as crianças autistas. A metodologia usada foi a qualitativa, através de uma visita a uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Foi utilizado um questionário com a psicopedagoga e com a profissional que faz o atendimento as crianças com autismo. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCarvalho, Cicera Reuva da Silva2016-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/54210.14295/idonline.v10i31.542ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 2; 291-3041981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/542/719Direitos autorais 2021 Cicera Reuva da Silva Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-12T22:31:38Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e Professores
title Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e Professores
spellingShingle Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e Professores
Carvalho, Cicera Reuva da Silva
Criança autista. Processo ensino – aprendizagem. Métodos
title_short Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e Professores
title_full Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e Professores
title_fullStr Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e Professores
title_full_unstemmed Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e Professores
title_sort Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e Professores
author Carvalho, Cicera Reuva da Silva
author_facet Carvalho, Cicera Reuva da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cicera Reuva da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Criança autista. Processo ensino – aprendizagem. Métodos
topic Criança autista. Processo ensino – aprendizagem. Métodos
description Quando se fala sobre autismo, percebe-se que são muitas as dúvidas e indagações a serem respondidas sobre o  referido tema. Neste contexto fica difícil identificar as características de uma criança com autismo. No âmbito escolar há um grande desafio para se lidar com esse transtorno, tornando assim mais difícil a identificação e o acompanhamento junto a clientela. O papel do psicopedagogo nesse processo de acompanhamento e adaptação da criança autista é primordial e de grande importância para a família, pois proporciona uma melhor comunicação entre pais e filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA. O objetivo do presente estudo foi identificar as dificuldades encontradas tanto pela família como pelos professores que trabalham com as crianças autistas. A metodologia usada foi a qualitativa, através de uma visita a uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Foi utilizado um questionário com a psicopedagoga e com a profissional que faz o atendimento as crianças com autismo. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/542
10.14295/idonline.v10i31.542
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/542
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i31.542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/542/719
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Cicera Reuva da Silva Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Cicera Reuva da Silva Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 2; 291-304
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053952638844928