Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/542 |
Resumo: | Quando se fala sobre autismo, percebe-se que são muitas as dúvidas e indagações a serem respondidas sobre o referido tema. Neste contexto fica difícil identificar as características de uma criança com autismo. No âmbito escolar há um grande desafio para se lidar com esse transtorno, tornando assim mais difícil a identificação e o acompanhamento junto a clientela. O papel do psicopedagogo nesse processo de acompanhamento e adaptação da criança autista é primordial e de grande importância para a família, pois proporciona uma melhor comunicação entre pais e filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA. O objetivo do presente estudo foi identificar as dificuldades encontradas tanto pela família como pelos professores que trabalham com as crianças autistas. A metodologia usada foi a qualitativa, através de uma visita a uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Foi utilizado um questionário com a psicopedagoga e com a profissional que faz o atendimento as crianças com autismo. |
id |
IPES_dbc169ae782f1d366ba552130f1fa145 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/542 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e ProfessoresCriança autista. Processo ensino – aprendizagem. MétodosQuando se fala sobre autismo, percebe-se que são muitas as dúvidas e indagações a serem respondidas sobre o referido tema. Neste contexto fica difícil identificar as características de uma criança com autismo. No âmbito escolar há um grande desafio para se lidar com esse transtorno, tornando assim mais difícil a identificação e o acompanhamento junto a clientela. O papel do psicopedagogo nesse processo de acompanhamento e adaptação da criança autista é primordial e de grande importância para a família, pois proporciona uma melhor comunicação entre pais e filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA. O objetivo do presente estudo foi identificar as dificuldades encontradas tanto pela família como pelos professores que trabalham com as crianças autistas. A metodologia usada foi a qualitativa, através de uma visita a uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Foi utilizado um questionário com a psicopedagoga e com a profissional que faz o atendimento as crianças com autismo. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCarvalho, Cicera Reuva da Silva2016-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/54210.14295/idonline.v10i31.542ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 2; 291-3041981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/542/719Direitos autorais 2021 Cicera Reuva da Silva Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-12T22:31:38Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e Professores |
title |
Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e Professores |
spellingShingle |
Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e Professores Carvalho, Cicera Reuva da Silva Criança autista. Processo ensino – aprendizagem. Métodos |
title_short |
Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e Professores |
title_full |
Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e Professores |
title_fullStr |
Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e Professores |
title_full_unstemmed |
Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e Professores |
title_sort |
Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e Professores |
author |
Carvalho, Cicera Reuva da Silva |
author_facet |
Carvalho, Cicera Reuva da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Cicera Reuva da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança autista. Processo ensino – aprendizagem. Métodos |
topic |
Criança autista. Processo ensino – aprendizagem. Métodos |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Quando se fala sobre autismo, percebe-se que são muitas as dúvidas e indagações a serem respondidas sobre o referido tema. Neste contexto fica difícil identificar as características de uma criança com autismo. No âmbito escolar há um grande desafio para se lidar com esse transtorno, tornando assim mais difícil a identificação e o acompanhamento junto a clientela. O papel do psicopedagogo nesse processo de acompanhamento e adaptação da criança autista é primordial e de grande importância para a família, pois proporciona uma melhor comunicação entre pais e filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA. O objetivo do presente estudo foi identificar as dificuldades encontradas tanto pela família como pelos professores que trabalham com as crianças autistas. A metodologia usada foi a qualitativa, através de uma visita a uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Foi utilizado um questionário com a psicopedagoga e com a profissional que faz o atendimento as crianças com autismo. |
description |
Quando se fala sobre autismo, percebe-se que são muitas as dúvidas e indagações a serem respondidas sobre o referido tema. Neste contexto fica difícil identificar as características de uma criança com autismo. No âmbito escolar há um grande desafio para se lidar com esse transtorno, tornando assim mais difícil a identificação e o acompanhamento junto a clientela. O papel do psicopedagogo nesse processo de acompanhamento e adaptação da criança autista é primordial e de grande importância para a família, pois proporciona uma melhor comunicação entre pais e filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA. O objetivo do presente estudo foi identificar as dificuldades encontradas tanto pela família como pelos professores que trabalham com as crianças autistas. A metodologia usada foi a qualitativa, através de uma visita a uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Foi utilizado um questionário com a psicopedagoga e com a profissional que faz o atendimento as crianças com autismo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/542 10.14295/idonline.v10i31.542 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/542 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v10i31.542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/542/719 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cicera Reuva da Silva Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cicera Reuva da Silva Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 2; 291-304 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037427338051584 |