Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2811 |
Resumo: | Objetivo: Analisar os impactos do distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus no comportamento de crianças e adolescentes. Método: Revisão Integrativa, realizada a partir das plataformas de busca U.S. National Library of Medicine and the National Institutes Health, Biblioteca Virtual em Saúde Brasil e Scientific Electronic Library Online. Usaram-se os descritores pandemia, criança, adaptação psicológica, adolescente e saúde mental. Constituíram a amostra 17 publicações, conforme critérios de elegibilidade. Resultados: Houve falta de acesso a serviços de apoio e as crianças ficaram isoladas sem contato com os pares, indispensável ao processo de desenvolvimento neurológico e social. Aumentou-se o uso de mídias digitais e exposição a situações de violência, com grande potencial de gerar desregulação emocional e psicopatologias no grupo. Conclusão: O comportamento de crianças e adolescentes tem sido afetado de forma negativa. Houve acréscimo de transtornos emocionais/humor e comportamentais, do uso de tecnologias, alterações do sono, transtornos do estresse pós-traumático. |
id |
IPES_8c6854aa3c9507f079f38e57837069e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2811 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents BehaviorPandemia; Criança; AdolescenteObjetivo: Analisar os impactos do distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus no comportamento de crianças e adolescentes. Método: Revisão Integrativa, realizada a partir das plataformas de busca U.S. National Library of Medicine and the National Institutes Health, Biblioteca Virtual em Saúde Brasil e Scientific Electronic Library Online. Usaram-se os descritores pandemia, criança, adaptação psicológica, adolescente e saúde mental. Constituíram a amostra 17 publicações, conforme critérios de elegibilidade. Resultados: Houve falta de acesso a serviços de apoio e as crianças ficaram isoladas sem contato com os pares, indispensável ao processo de desenvolvimento neurológico e social. Aumentou-se o uso de mídias digitais e exposição a situações de violência, com grande potencial de gerar desregulação emocional e psicopatologias no grupo. Conclusão: O comportamento de crianças e adolescentes tem sido afetado de forma negativa. Houve acréscimo de transtornos emocionais/humor e comportamentais, do uso de tecnologias, alterações do sono, transtornos do estresse pós-traumático. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCentro Universitário de PatosSouza, Patrícia Bezerra deSantos, Jéssica BenevidesHolanda, Vilma Raquel Lima Ramalho deGondim, Thaiza Milaynne Gomes de SáDantas, Teodoro AraújoSousa, Milena Nunes Alves de2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/281110.14295/idonline.v14i53.2811ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 962-9781981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2811/4610Direitos autorais 2021 Patrícia Bezerra de Souza, Jéssica Benevides Santos, Vilma Raquel Lima Ramalho de Holanda, Thaiza Milaynne Gomes de Sá Gondim, Teodoro Araújo Dantas, Milena Nunes Alves de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:21Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior |
title |
Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior |
spellingShingle |
Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior Souza, Patrícia Bezerra de Pandemia; Criança; Adolescente |
title_short |
Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior |
title_full |
Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior |
title_fullStr |
Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior |
title_full_unstemmed |
Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior |
title_sort |
Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior |
author |
Souza, Patrícia Bezerra de |
author_facet |
Souza, Patrícia Bezerra de Santos, Jéssica Benevides Holanda, Vilma Raquel Lima Ramalho de Gondim, Thaiza Milaynne Gomes de Sá Dantas, Teodoro Araújo Sousa, Milena Nunes Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Jéssica Benevides Holanda, Vilma Raquel Lima Ramalho de Gondim, Thaiza Milaynne Gomes de Sá Dantas, Teodoro Araújo Sousa, Milena Nunes Alves de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Patos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Patrícia Bezerra de Santos, Jéssica Benevides Holanda, Vilma Raquel Lima Ramalho de Gondim, Thaiza Milaynne Gomes de Sá Dantas, Teodoro Araújo Sousa, Milena Nunes Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia; Criança; Adolescente |
topic |
Pandemia; Criança; Adolescente |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Objetivo: Analisar os impactos do distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus no comportamento de crianças e adolescentes. Método: Revisão Integrativa, realizada a partir das plataformas de busca U.S. National Library of Medicine and the National Institutes Health, Biblioteca Virtual em Saúde Brasil e Scientific Electronic Library Online. Usaram-se os descritores pandemia, criança, adaptação psicológica, adolescente e saúde mental. Constituíram a amostra 17 publicações, conforme critérios de elegibilidade. Resultados: Houve falta de acesso a serviços de apoio e as crianças ficaram isoladas sem contato com os pares, indispensável ao processo de desenvolvimento neurológico e social. Aumentou-se o uso de mídias digitais e exposição a situações de violência, com grande potencial de gerar desregulação emocional e psicopatologias no grupo. Conclusão: O comportamento de crianças e adolescentes tem sido afetado de forma negativa. Houve acréscimo de transtornos emocionais/humor e comportamentais, do uso de tecnologias, alterações do sono, transtornos do estresse pós-traumático. |
description |
Objetivo: Analisar os impactos do distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus no comportamento de crianças e adolescentes. Método: Revisão Integrativa, realizada a partir das plataformas de busca U.S. National Library of Medicine and the National Institutes Health, Biblioteca Virtual em Saúde Brasil e Scientific Electronic Library Online. Usaram-se os descritores pandemia, criança, adaptação psicológica, adolescente e saúde mental. Constituíram a amostra 17 publicações, conforme critérios de elegibilidade. Resultados: Houve falta de acesso a serviços de apoio e as crianças ficaram isoladas sem contato com os pares, indispensável ao processo de desenvolvimento neurológico e social. Aumentou-se o uso de mídias digitais e exposição a situações de violência, com grande potencial de gerar desregulação emocional e psicopatologias no grupo. Conclusão: O comportamento de crianças e adolescentes tem sido afetado de forma negativa. Houve acréscimo de transtornos emocionais/humor e comportamentais, do uso de tecnologias, alterações do sono, transtornos do estresse pós-traumático. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2811 10.14295/idonline.v14i53.2811 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2811 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i53.2811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2811/4610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Patrícia Bezerra de Souza, Jéssica Benevides Santos, Vilma Raquel Lima Ramalho de Holanda, Thaiza Milaynne Gomes de Sá Gondim, Teodoro Araújo Dantas, Milena Nunes Alves de Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Patrícia Bezerra de Souza, Jéssica Benevides Santos, Vilma Raquel Lima Ramalho de Holanda, Thaiza Milaynne Gomes de Sá Gondim, Teodoro Araújo Dantas, Milena Nunes Alves de Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 962-978 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037435300937728 |