Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School Environment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Silvia Alexandre Moura
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Miguel, Joelson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3429
Resumo: Resumo: A presente pesquisa aborda a temática sobre Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar. Contextualiza e enfatiza como o docente vem trabalhando as práticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem referente à alfabetização no ensino fundamental I das escolas da rede pública municipal da cidade de Miraíma/CE. A amostra não probabilística, contou com 24 professores que atuam no ensino fundamental I da rede municipal de ensino, 04 gestores e 04 coordenadores pedagógicos, que atuam, respectivamente, na zona urbana e rural do referido município. Seu aporte teórico foi construído na perspectiva dos autores:  Freire (1981;1983); Ferreiro (2013); Dowing, 1990) e Soares (2017), dentre outros. Os resultados expressaram que existe, em certa medida, uma visão conjunta em relação à importância de se adotar práticas pedagógicas mais lúdicas e interativas. Entretanto, alguns obstáculos e dificuldades foram mencionados, especialmente no tocante à participação dos pais no processo de educação dos filhos e o acesso a materiais pedagógicos variados na escola. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Práticas pedagógicas. Formação. Abstract: This research addresses the issue of literacy and initial reading instruction: Conceptions and pedagogical practices in the school environment. It contextualizes and emphasizes how the teacher has been working with pedagogical practices in the teaching-learning process regarding literacy in elementary school I of municipal public schools in the city of Miraíma/CE. The non-probabilistic sample had 24 teachers who work in elementary school I of the municipal school system, 04 managers and 04 pedagogical coordinators, who work, respectively, in the urban and rural areas of that municipality. Its theoretical contribution was built from the perspective of the authors: Freire (1981;1983); Blacksmith (2013); Dowing, 1990) and Soares (2017), among others. The results expressed that there is, to a certain extent, a joint vision regarding the importance of adopting more playful and interactive pedagogical practices. However, some obstacles and difficulties were mentioned, especially regarding the participation of parents in the process of educating their children and access to varied pedagogical materials at school. Keywords: Teaching. Learning. Pedagogical practices. Formation.
id IPES_8f113915ec405bee888780fcb6f4f17c
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3429
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School EnvironmentEnsino. Aprendizagem. Práticas pedagógicas. FormaçãoResumo: A presente pesquisa aborda a temática sobre Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar. Contextualiza e enfatiza como o docente vem trabalhando as práticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem referente à alfabetização no ensino fundamental I das escolas da rede pública municipal da cidade de Miraíma/CE. A amostra não probabilística, contou com 24 professores que atuam no ensino fundamental I da rede municipal de ensino, 04 gestores e 04 coordenadores pedagógicos, que atuam, respectivamente, na zona urbana e rural do referido município. Seu aporte teórico foi construído na perspectiva dos autores:  Freire (1981;1983); Ferreiro (2013); Dowing, 1990) e Soares (2017), dentre outros. Os resultados expressaram que existe, em certa medida, uma visão conjunta em relação à importância de se adotar práticas pedagógicas mais lúdicas e interativas. Entretanto, alguns obstáculos e dificuldades foram mencionados, especialmente no tocante à participação dos pais no processo de educação dos filhos e o acesso a materiais pedagógicos variados na escola. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Práticas pedagógicas. Formação. Abstract: This research addresses the issue of literacy and initial reading instruction: Conceptions and pedagogical practices in the school environment. It contextualizes and emphasizes how the teacher has been working with pedagogical practices in the teaching-learning process regarding literacy in elementary school I of municipal public schools in the city of Miraíma/CE. The non-probabilistic sample had 24 teachers who work in elementary school I of the municipal school system, 04 managers and 04 pedagogical coordinators, who work, respectively, in the urban and rural areas of that municipality. Its theoretical contribution was built from the perspective of the authors: Freire (1981;1983); Blacksmith (2013); Dowing, 1990) and Soares (2017), among others. The results expressed that there is, to a certain extent, a joint vision regarding the importance of adopting more playful and interactive pedagogical practices. However, some obstacles and difficulties were mentioned, especially regarding the participation of parents in the process of educating their children and access to varied pedagogical materials at school. Keywords: Teaching. Learning. Pedagogical practices. Formation.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/342910.14295/idonline.v16i60.3429ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 200-2351981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3429/5337Copyright (c) 2022 Silvia Alexandre Moura Santos, Joelson Rodrigues Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Silvia Alexandre MouraMiguel, Joelson Rodrigues2022-05-31T01:34:12Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3429Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-05-31T01:34:12ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School Environment
title Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School Environment
spellingShingle Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School Environment
Santos, Silvia Alexandre Moura
Ensino. Aprendizagem. Práticas pedagógicas. Formação
title_short Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School Environment
title_full Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School Environment
title_fullStr Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School Environment
title_full_unstemmed Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School Environment
title_sort Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School Environment
author Santos, Silvia Alexandre Moura
author_facet Santos, Silvia Alexandre Moura
Miguel, Joelson Rodrigues
author_role author
author2 Miguel, Joelson Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Silvia Alexandre Moura
Miguel, Joelson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Aprendizagem. Práticas pedagógicas. Formação
topic Ensino. Aprendizagem. Práticas pedagógicas. Formação
description Resumo: A presente pesquisa aborda a temática sobre Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar. Contextualiza e enfatiza como o docente vem trabalhando as práticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem referente à alfabetização no ensino fundamental I das escolas da rede pública municipal da cidade de Miraíma/CE. A amostra não probabilística, contou com 24 professores que atuam no ensino fundamental I da rede municipal de ensino, 04 gestores e 04 coordenadores pedagógicos, que atuam, respectivamente, na zona urbana e rural do referido município. Seu aporte teórico foi construído na perspectiva dos autores:  Freire (1981;1983); Ferreiro (2013); Dowing, 1990) e Soares (2017), dentre outros. Os resultados expressaram que existe, em certa medida, uma visão conjunta em relação à importância de se adotar práticas pedagógicas mais lúdicas e interativas. Entretanto, alguns obstáculos e dificuldades foram mencionados, especialmente no tocante à participação dos pais no processo de educação dos filhos e o acesso a materiais pedagógicos variados na escola. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Práticas pedagógicas. Formação. Abstract: This research addresses the issue of literacy and initial reading instruction: Conceptions and pedagogical practices in the school environment. It contextualizes and emphasizes how the teacher has been working with pedagogical practices in the teaching-learning process regarding literacy in elementary school I of municipal public schools in the city of Miraíma/CE. The non-probabilistic sample had 24 teachers who work in elementary school I of the municipal school system, 04 managers and 04 pedagogical coordinators, who work, respectively, in the urban and rural areas of that municipality. Its theoretical contribution was built from the perspective of the authors: Freire (1981;1983); Blacksmith (2013); Dowing, 1990) and Soares (2017), among others. The results expressed that there is, to a certain extent, a joint vision regarding the importance of adopting more playful and interactive pedagogical practices. However, some obstacles and difficulties were mentioned, especially regarding the participation of parents in the process of educating their children and access to varied pedagogical materials at school. Keywords: Teaching. Learning. Pedagogical practices. Formation.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3429
10.14295/idonline.v16i60.3429
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3429
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i60.3429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3429/5337
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Silvia Alexandre Moura Santos, Joelson Rodrigues Miguel
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Silvia Alexandre Moura Santos, Joelson Rodrigues Miguel
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 200-235
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945311395840