Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School Environment
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3429 |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa aborda a temática sobre Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar. Contextualiza e enfatiza como o docente vem trabalhando as práticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem referente à alfabetização no ensino fundamental I das escolas da rede pública municipal da cidade de Miraíma/CE. A amostra não probabilística, contou com 24 professores que atuam no ensino fundamental I da rede municipal de ensino, 04 gestores e 04 coordenadores pedagógicos, que atuam, respectivamente, na zona urbana e rural do referido município. Seu aporte teórico foi construído na perspectiva dos autores: Freire (1981;1983); Ferreiro (2013); Dowing, 1990) e Soares (2017), dentre outros. Os resultados expressaram que existe, em certa medida, uma visão conjunta em relação à importância de se adotar práticas pedagógicas mais lúdicas e interativas. Entretanto, alguns obstáculos e dificuldades foram mencionados, especialmente no tocante à participação dos pais no processo de educação dos filhos e o acesso a materiais pedagógicos variados na escola. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Práticas pedagógicas. Formação. Abstract: This research addresses the issue of literacy and initial reading instruction: Conceptions and pedagogical practices in the school environment. It contextualizes and emphasizes how the teacher has been working with pedagogical practices in the teaching-learning process regarding literacy in elementary school I of municipal public schools in the city of Miraíma/CE. The non-probabilistic sample had 24 teachers who work in elementary school I of the municipal school system, 04 managers and 04 pedagogical coordinators, who work, respectively, in the urban and rural areas of that municipality. Its theoretical contribution was built from the perspective of the authors: Freire (1981;1983); Blacksmith (2013); Dowing, 1990) and Soares (2017), among others. The results expressed that there is, to a certain extent, a joint vision regarding the importance of adopting more playful and interactive pedagogical practices. However, some obstacles and difficulties were mentioned, especially regarding the participation of parents in the process of educating their children and access to varied pedagogical materials at school. Keywords: Teaching. Learning. Pedagogical practices. Formation. |
id |
IPES_8f113915ec405bee888780fcb6f4f17c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3429 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School EnvironmentEnsino. Aprendizagem. Práticas pedagógicas. FormaçãoResumo: A presente pesquisa aborda a temática sobre Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar. Contextualiza e enfatiza como o docente vem trabalhando as práticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem referente à alfabetização no ensino fundamental I das escolas da rede pública municipal da cidade de Miraíma/CE. A amostra não probabilística, contou com 24 professores que atuam no ensino fundamental I da rede municipal de ensino, 04 gestores e 04 coordenadores pedagógicos, que atuam, respectivamente, na zona urbana e rural do referido município. Seu aporte teórico foi construído na perspectiva dos autores: Freire (1981;1983); Ferreiro (2013); Dowing, 1990) e Soares (2017), dentre outros. Os resultados expressaram que existe, em certa medida, uma visão conjunta em relação à importância de se adotar práticas pedagógicas mais lúdicas e interativas. Entretanto, alguns obstáculos e dificuldades foram mencionados, especialmente no tocante à participação dos pais no processo de educação dos filhos e o acesso a materiais pedagógicos variados na escola. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Práticas pedagógicas. Formação. Abstract: This research addresses the issue of literacy and initial reading instruction: Conceptions and pedagogical practices in the school environment. It contextualizes and emphasizes how the teacher has been working with pedagogical practices in the teaching-learning process regarding literacy in elementary school I of municipal public schools in the city of Miraíma/CE. The non-probabilistic sample had 24 teachers who work in elementary school I of the municipal school system, 04 managers and 04 pedagogical coordinators, who work, respectively, in the urban and rural areas of that municipality. Its theoretical contribution was built from the perspective of the authors: Freire (1981;1983); Blacksmith (2013); Dowing, 1990) and Soares (2017), among others. The results expressed that there is, to a certain extent, a joint vision regarding the importance of adopting more playful and interactive pedagogical practices. However, some obstacles and difficulties were mentioned, especially regarding the participation of parents in the process of educating their children and access to varied pedagogical materials at school. Keywords: Teaching. Learning. Pedagogical practices. Formation.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/342910.14295/idonline.v16i60.3429ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 200-2351981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3429/5337Copyright (c) 2022 Silvia Alexandre Moura Santos, Joelson Rodrigues Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Silvia Alexandre MouraMiguel, Joelson Rodrigues2022-05-31T01:34:12Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3429Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-05-31T01:34:12ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School Environment |
title |
Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School Environment |
spellingShingle |
Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School Environment Santos, Silvia Alexandre Moura Ensino. Aprendizagem. Práticas pedagógicas. Formação |
title_short |
Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School Environment |
title_full |
Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School Environment |
title_fullStr |
Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School Environment |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School Environment |
title_sort |
Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School Environment |
author |
Santos, Silvia Alexandre Moura |
author_facet |
Santos, Silvia Alexandre Moura Miguel, Joelson Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Miguel, Joelson Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Silvia Alexandre Moura Miguel, Joelson Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Aprendizagem. Práticas pedagógicas. Formação |
topic |
Ensino. Aprendizagem. Práticas pedagógicas. Formação |
description |
Resumo: A presente pesquisa aborda a temática sobre Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar. Contextualiza e enfatiza como o docente vem trabalhando as práticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem referente à alfabetização no ensino fundamental I das escolas da rede pública municipal da cidade de Miraíma/CE. A amostra não probabilística, contou com 24 professores que atuam no ensino fundamental I da rede municipal de ensino, 04 gestores e 04 coordenadores pedagógicos, que atuam, respectivamente, na zona urbana e rural do referido município. Seu aporte teórico foi construído na perspectiva dos autores: Freire (1981;1983); Ferreiro (2013); Dowing, 1990) e Soares (2017), dentre outros. Os resultados expressaram que existe, em certa medida, uma visão conjunta em relação à importância de se adotar práticas pedagógicas mais lúdicas e interativas. Entretanto, alguns obstáculos e dificuldades foram mencionados, especialmente no tocante à participação dos pais no processo de educação dos filhos e o acesso a materiais pedagógicos variados na escola. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Práticas pedagógicas. Formação. Abstract: This research addresses the issue of literacy and initial reading instruction: Conceptions and pedagogical practices in the school environment. It contextualizes and emphasizes how the teacher has been working with pedagogical practices in the teaching-learning process regarding literacy in elementary school I of municipal public schools in the city of Miraíma/CE. The non-probabilistic sample had 24 teachers who work in elementary school I of the municipal school system, 04 managers and 04 pedagogical coordinators, who work, respectively, in the urban and rural areas of that municipality. Its theoretical contribution was built from the perspective of the authors: Freire (1981;1983); Blacksmith (2013); Dowing, 1990) and Soares (2017), among others. The results expressed that there is, to a certain extent, a joint vision regarding the importance of adopting more playful and interactive pedagogical practices. However, some obstacles and difficulties were mentioned, especially regarding the participation of parents in the process of educating their children and access to varied pedagogical materials at school. Keywords: Teaching. Learning. Pedagogical practices. Formation. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3429 10.14295/idonline.v16i60.3429 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3429 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v16i60.3429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3429/5337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Silvia Alexandre Moura Santos, Joelson Rodrigues Miguel info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Silvia Alexandre Moura Santos, Joelson Rodrigues Miguel |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 200-235 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053945311395840 |