A Violência Simbólica e Espaço Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Timoteo, Emidia Inacio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carvalho, Anna Christina Farias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/537
Resumo: Fenômeno complexo e multicausal, a violência apresenta conceitos que fogem ao dogmatismo preciso e estruturado, sendo alguns destes contraditórios e/ou divergentes. Entretanto, podemos apontar, diante do processo histórico, que a violência é um fato humano e social e como construção social tem solução ou pelo menos diminuição num patamar menos epidêmico. No Ceará, como de fato na maioria dos Estados brasileiros, as pesquisas sobre violências, especialmente sobre violência simbólica são escassas, quando muitas vezes também inexistem estatísticas acerca do fenômeno. Sob um ponto de vista mais amplo, podemos concluir que as agressões físicas, simbólicas ou patrimoniais infligidas pelos alunos, são reproduzidas no espaço escolar a partir das vivências sociais e familiares.  
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