A Violência Simbólica e Espaço Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/537 |
Resumo: | Fenômeno complexo e multicausal, a violência apresenta conceitos que fogem ao dogmatismo preciso e estruturado, sendo alguns destes contraditórios e/ou divergentes. Entretanto, podemos apontar, diante do processo histórico, que a violência é um fato humano e social e como construção social tem solução ou pelo menos diminuição num patamar menos epidêmico. No Ceará, como de fato na maioria dos Estados brasileiros, as pesquisas sobre violências, especialmente sobre violência simbólica são escassas, quando muitas vezes também inexistem estatísticas acerca do fenômeno. Sob um ponto de vista mais amplo, podemos concluir que as agressões físicas, simbólicas ou patrimoniais infligidas pelos alunos, são reproduzidas no espaço escolar a partir das vivências sociais e familiares. |
id |
IPES_93a74952146d60215d08d55c53f1beaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/537 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
A Violência Simbólica e Espaço EscolarViolência. Espaço escolar. Violência simbólicaFenômeno complexo e multicausal, a violência apresenta conceitos que fogem ao dogmatismo preciso e estruturado, sendo alguns destes contraditórios e/ou divergentes. Entretanto, podemos apontar, diante do processo histórico, que a violência é um fato humano e social e como construção social tem solução ou pelo menos diminuição num patamar menos epidêmico. No Ceará, como de fato na maioria dos Estados brasileiros, as pesquisas sobre violências, especialmente sobre violência simbólica são escassas, quando muitas vezes também inexistem estatísticas acerca do fenômeno. Sob um ponto de vista mais amplo, podemos concluir que as agressões físicas, simbólicas ou patrimoniais infligidas pelos alunos, são reproduzidas no espaço escolar a partir das vivências sociais e familiares. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORTimoteo, Emidia InacioCarvalho, Anna Christina Farias de2016-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/53710.14295/idonline.v10i31.537ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 2; 194-2011981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/537/708Direitos autorais 2021 Emidia Inacio Timoteo, Anna Christina Farias de Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-20T23:50:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Violência Simbólica e Espaço Escolar |
title |
A Violência Simbólica e Espaço Escolar |
spellingShingle |
A Violência Simbólica e Espaço Escolar Timoteo, Emidia Inacio Violência. Espaço escolar. Violência simbólica |
title_short |
A Violência Simbólica e Espaço Escolar |
title_full |
A Violência Simbólica e Espaço Escolar |
title_fullStr |
A Violência Simbólica e Espaço Escolar |
title_full_unstemmed |
A Violência Simbólica e Espaço Escolar |
title_sort |
A Violência Simbólica e Espaço Escolar |
author |
Timoteo, Emidia Inacio |
author_facet |
Timoteo, Emidia Inacio Carvalho, Anna Christina Farias de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Anna Christina Farias de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Timoteo, Emidia Inacio Carvalho, Anna Christina Farias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência. Espaço escolar. Violência simbólica |
topic |
Violência. Espaço escolar. Violência simbólica |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Fenômeno complexo e multicausal, a violência apresenta conceitos que fogem ao dogmatismo preciso e estruturado, sendo alguns destes contraditórios e/ou divergentes. Entretanto, podemos apontar, diante do processo histórico, que a violência é um fato humano e social e como construção social tem solução ou pelo menos diminuição num patamar menos epidêmico. No Ceará, como de fato na maioria dos Estados brasileiros, as pesquisas sobre violências, especialmente sobre violência simbólica são escassas, quando muitas vezes também inexistem estatísticas acerca do fenômeno. Sob um ponto de vista mais amplo, podemos concluir que as agressões físicas, simbólicas ou patrimoniais infligidas pelos alunos, são reproduzidas no espaço escolar a partir das vivências sociais e familiares. |
description |
Fenômeno complexo e multicausal, a violência apresenta conceitos que fogem ao dogmatismo preciso e estruturado, sendo alguns destes contraditórios e/ou divergentes. Entretanto, podemos apontar, diante do processo histórico, que a violência é um fato humano e social e como construção social tem solução ou pelo menos diminuição num patamar menos epidêmico. No Ceará, como de fato na maioria dos Estados brasileiros, as pesquisas sobre violências, especialmente sobre violência simbólica são escassas, quando muitas vezes também inexistem estatísticas acerca do fenômeno. Sob um ponto de vista mais amplo, podemos concluir que as agressões físicas, simbólicas ou patrimoniais infligidas pelos alunos, são reproduzidas no espaço escolar a partir das vivências sociais e familiares. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/537 10.14295/idonline.v10i31.537 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/537 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v10i31.537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/537/708 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Emidia Inacio Timoteo, Anna Christina Farias de Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Emidia Inacio Timoteo, Anna Christina Farias de Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 2; 194-201 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037435358609408 |