Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspective
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2343 |
Resumo: | O presente estudo busca analisar a percepção dos discentes quanto a influência do endividamento no desempenho. Para tanto, como objetivos específicos é necessário (i) verificar como ocorre o endividamento, e a propensão, dos discentes; (ii) analisar o perfil socioeconômico e a propensão ao endividamento; (iii) identificar como o desempenho do discente é afetado pelo endividamento. O estudo enquadra-se como quantitativo e qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de questionários. A unidade de análise é composta por 137 estudantes que participaram desta pesquisa e responderam aos instrumentos. Após transcrição e a codificação os dados foram analisados em planilha eletrônica e em software de análise de dados qualitativos. Os principais resultados evidenciam que os estudantes apresentaram endividamento, ainda que não possuam atividade extra-classe sendo desempenhadas. No tocante a como o endividamento ocorre, a má gestão foi relatada como a principal causa, seguida do desemprego. Sobre a influência no desempenho acadêmico, em síntese, as evidências corroboram com a perspectiva de que o desempenho pode ser influenciado pelo endividamento, tanto de forma positiva como de forma negativa (mais frequentemente relatada). |
id |
IPES_958af167f6bebfb1740e5f5c2d50b0c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2343 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspectiveEndividamento; Desempenho acadêmico; ContabilidadeO presente estudo busca analisar a percepção dos discentes quanto a influência do endividamento no desempenho. Para tanto, como objetivos específicos é necessário (i) verificar como ocorre o endividamento, e a propensão, dos discentes; (ii) analisar o perfil socioeconômico e a propensão ao endividamento; (iii) identificar como o desempenho do discente é afetado pelo endividamento. O estudo enquadra-se como quantitativo e qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de questionários. A unidade de análise é composta por 137 estudantes que participaram desta pesquisa e responderam aos instrumentos. Após transcrição e a codificação os dados foram analisados em planilha eletrônica e em software de análise de dados qualitativos. Os principais resultados evidenciam que os estudantes apresentaram endividamento, ainda que não possuam atividade extra-classe sendo desempenhadas. No tocante a como o endividamento ocorre, a má gestão foi relatada como a principal causa, seguida do desemprego. Sobre a influência no desempenho acadêmico, em síntese, as evidências corroboram com a perspectiva de que o desempenho pode ser influenciado pelo endividamento, tanto de forma positiva como de forma negativa (mais frequentemente relatada).INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMontanha Filho, José PinheiroSoares, José Mauro Madeiros VelôsoSouza Neto, Moisés Ozório deQuirino, Márcio César OliveiraSouza, Arlindo Nonato Morais de2020-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/234310.14295/idonline.v14i49.2343ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 394-4111981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2343/3618Direitos autorais 2021 José Pinheiro Montanha Filho, José Mauro Madeiros Velôso Soares, Moisés Ozório de Souza Neto, Márcio César Oliveira Quirino, Arlindo Nonato Morais de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-09T14:35:19Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspective |
title |
Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspective |
spellingShingle |
Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspective Montanha Filho, José Pinheiro Endividamento; Desempenho acadêmico; Contabilidade |
title_short |
Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspective |
title_full |
Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspective |
title_fullStr |
Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspective |
title_full_unstemmed |
Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspective |
title_sort |
Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspective |
author |
Montanha Filho, José Pinheiro |
author_facet |
Montanha Filho, José Pinheiro Soares, José Mauro Madeiros Velôso Souza Neto, Moisés Ozório de Quirino, Márcio César Oliveira Souza, Arlindo Nonato Morais de |
author_role |
author |
author2 |
Soares, José Mauro Madeiros Velôso Souza Neto, Moisés Ozório de Quirino, Márcio César Oliveira Souza, Arlindo Nonato Morais de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montanha Filho, José Pinheiro Soares, José Mauro Madeiros Velôso Souza Neto, Moisés Ozório de Quirino, Márcio César Oliveira Souza, Arlindo Nonato Morais de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Endividamento; Desempenho acadêmico; Contabilidade |
topic |
Endividamento; Desempenho acadêmico; Contabilidade |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente estudo busca analisar a percepção dos discentes quanto a influência do endividamento no desempenho. Para tanto, como objetivos específicos é necessário (i) verificar como ocorre o endividamento, e a propensão, dos discentes; (ii) analisar o perfil socioeconômico e a propensão ao endividamento; (iii) identificar como o desempenho do discente é afetado pelo endividamento. O estudo enquadra-se como quantitativo e qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de questionários. A unidade de análise é composta por 137 estudantes que participaram desta pesquisa e responderam aos instrumentos. Após transcrição e a codificação os dados foram analisados em planilha eletrônica e em software de análise de dados qualitativos. Os principais resultados evidenciam que os estudantes apresentaram endividamento, ainda que não possuam atividade extra-classe sendo desempenhadas. No tocante a como o endividamento ocorre, a má gestão foi relatada como a principal causa, seguida do desemprego. Sobre a influência no desempenho acadêmico, em síntese, as evidências corroboram com a perspectiva de que o desempenho pode ser influenciado pelo endividamento, tanto de forma positiva como de forma negativa (mais frequentemente relatada). |
description |
O presente estudo busca analisar a percepção dos discentes quanto a influência do endividamento no desempenho. Para tanto, como objetivos específicos é necessário (i) verificar como ocorre o endividamento, e a propensão, dos discentes; (ii) analisar o perfil socioeconômico e a propensão ao endividamento; (iii) identificar como o desempenho do discente é afetado pelo endividamento. O estudo enquadra-se como quantitativo e qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de questionários. A unidade de análise é composta por 137 estudantes que participaram desta pesquisa e responderam aos instrumentos. Após transcrição e a codificação os dados foram analisados em planilha eletrônica e em software de análise de dados qualitativos. Os principais resultados evidenciam que os estudantes apresentaram endividamento, ainda que não possuam atividade extra-classe sendo desempenhadas. No tocante a como o endividamento ocorre, a má gestão foi relatada como a principal causa, seguida do desemprego. Sobre a influência no desempenho acadêmico, em síntese, as evidências corroboram com a perspectiva de que o desempenho pode ser influenciado pelo endividamento, tanto de forma positiva como de forma negativa (mais frequentemente relatada). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2343 10.14295/idonline.v14i49.2343 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2343 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i49.2343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2343/3618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 José Pinheiro Montanha Filho, José Mauro Madeiros Velôso Soares, Moisés Ozório de Souza Neto, Márcio César Oliveira Quirino, Arlindo Nonato Morais de Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 José Pinheiro Montanha Filho, José Mauro Madeiros Velôso Soares, Moisés Ozório de Souza Neto, Márcio César Oliveira Quirino, Arlindo Nonato Morais de Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 394-411 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037429578858496 |