Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montanha Filho, José Pinheiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Soares, José Mauro Madeiros Velôso, Souza Neto, Moisés Ozório de, Quirino, Márcio César Oliveira, Souza, Arlindo Nonato Morais de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2343
Resumo: O presente estudo busca analisar a percepção dos discentes quanto a influência do endividamento no desempenho. Para tanto, como objetivos específicos é necessário (i) verificar como ocorre o endividamento, e a propensão, dos discentes; (ii) analisar o perfil socioeconômico e a propensão ao endividamento; (iii) identificar como o desempenho do discente é afetado pelo endividamento. O estudo enquadra-se como quantitativo e qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de questionários. A unidade de análise é composta por 137 estudantes que participaram desta pesquisa e responderam aos instrumentos. Após transcrição e a codificação os dados foram analisados em planilha eletrônica e em software de análise de dados qualitativos. Os principais resultados evidenciam que os estudantes apresentaram endividamento, ainda que não possuam atividade extra-classe sendo desempenhadas. No tocante a como o endividamento ocorre, a má gestão foi relatada como a principal causa, seguida do desemprego. Sobre a influência no desempenho acadêmico, em síntese, as evidências corroboram com a perspectiva de que o desempenho pode ser influenciado pelo endividamento, tanto de forma positiva como de forma negativa (mais frequentemente relatada).
id IPES_e3eb0d9806a16d57a2060ef0adbe720e
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2343
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspectiveEndividamento; Desempenho acadêmico; ContabilidadeO presente estudo busca analisar a percepção dos discentes quanto a influência do endividamento no desempenho. Para tanto, como objetivos específicos é necessário (i) verificar como ocorre o endividamento, e a propensão, dos discentes; (ii) analisar o perfil socioeconômico e a propensão ao endividamento; (iii) identificar como o desempenho do discente é afetado pelo endividamento. O estudo enquadra-se como quantitativo e qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de questionários. A unidade de análise é composta por 137 estudantes que participaram desta pesquisa e responderam aos instrumentos. Após transcrição e a codificação os dados foram analisados em planilha eletrônica e em software de análise de dados qualitativos. Os principais resultados evidenciam que os estudantes apresentaram endividamento, ainda que não possuam atividade extra-classe sendo desempenhadas. No tocante a como o endividamento ocorre, a má gestão foi relatada como a principal causa, seguida do desemprego. Sobre a influência no desempenho acadêmico, em síntese, as evidências corroboram com a perspectiva de que o desempenho pode ser influenciado pelo endividamento, tanto de forma positiva como de forma negativa (mais frequentemente relatada).INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMontanha Filho, José PinheiroSoares, José Mauro Madeiros VelôsoSouza Neto, Moisés Ozório deQuirino, Márcio César OliveiraSouza, Arlindo Nonato Morais de2020-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/234310.14295/idonline.v14i49.2343ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 394-4111981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2343/3618Direitos autorais 2021 José Pinheiro Montanha Filho, José Mauro Madeiros Velôso Soares, Moisés Ozório de Souza Neto, Márcio César Oliveira Quirino, Arlindo Nonato Morais de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-09T14:35:19Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspective
title Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspective
spellingShingle Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspective
Montanha Filho, José Pinheiro
Endividamento; Desempenho acadêmico; Contabilidade
title_short Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspective
title_full Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspective
title_fullStr Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspective
title_full_unstemmed Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspective
title_sort Endividamento e Desempenho Acadêmico sob a perspectiva dos Discentes de Contabilidade / Debt and Academic Performance under Accounting Student's perspective
author Montanha Filho, José Pinheiro
author_facet Montanha Filho, José Pinheiro
Soares, José Mauro Madeiros Velôso
Souza Neto, Moisés Ozório de
Quirino, Márcio César Oliveira
Souza, Arlindo Nonato Morais de
author_role author
author2 Soares, José Mauro Madeiros Velôso
Souza Neto, Moisés Ozório de
Quirino, Márcio César Oliveira
Souza, Arlindo Nonato Morais de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Montanha Filho, José Pinheiro
Soares, José Mauro Madeiros Velôso
Souza Neto, Moisés Ozório de
Quirino, Márcio César Oliveira
Souza, Arlindo Nonato Morais de
dc.subject.por.fl_str_mv Endividamento; Desempenho acadêmico; Contabilidade
topic Endividamento; Desempenho acadêmico; Contabilidade
description O presente estudo busca analisar a percepção dos discentes quanto a influência do endividamento no desempenho. Para tanto, como objetivos específicos é necessário (i) verificar como ocorre o endividamento, e a propensão, dos discentes; (ii) analisar o perfil socioeconômico e a propensão ao endividamento; (iii) identificar como o desempenho do discente é afetado pelo endividamento. O estudo enquadra-se como quantitativo e qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de questionários. A unidade de análise é composta por 137 estudantes que participaram desta pesquisa e responderam aos instrumentos. Após transcrição e a codificação os dados foram analisados em planilha eletrônica e em software de análise de dados qualitativos. Os principais resultados evidenciam que os estudantes apresentaram endividamento, ainda que não possuam atividade extra-classe sendo desempenhadas. No tocante a como o endividamento ocorre, a má gestão foi relatada como a principal causa, seguida do desemprego. Sobre a influência no desempenho acadêmico, em síntese, as evidências corroboram com a perspectiva de que o desempenho pode ser influenciado pelo endividamento, tanto de forma positiva como de forma negativa (mais frequentemente relatada).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2343
10.14295/idonline.v14i49.2343
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2343
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i49.2343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2343/3618
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 394-411
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053953951662080