A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ana Kalyne Batista Barros de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leite, Maria Dulcicleide Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1869
Resumo: Há algum tempo, no campo da educação, se desenvolvem discussões que englobam o conhecimento e a afetividade. Tais discussões tem aberto um camo vasto de novas possibilidades  para se entender o ser humano, na sua dimensão de totalidade. O presente estudo teve o objetivo de analisar as implicações da afetividade na relação professor-aluno na aprendizagem em contexto universitário. Para isso foi necessário também: a) Analisar a postura do professor em sala de aula; b) Saber como é a experiência de aprendizagem do aluno; e,  c) Identificar os aspectos positivos e negativos na relação afetiva entre professor-aluno em sala de aula. Concluiu-se que a postura do professor em sala de aula tem implicações na experiência de aprendizagem do aluno. Este exerce um importante papel de mediação, que pode favorecer ou não à construção do conhecimento e consequentemente a aprendizagem do aluno.  
id IPES_9bbe82fa95e2e47c88ffa2628b44b1ee
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1869
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University ContextEducação, Afetividade, Relação Professor-alunoHá algum tempo, no campo da educação, se desenvolvem discussões que englobam o conhecimento e a afetividade. Tais discussões tem aberto um camo vasto de novas possibilidades  para se entender o ser humano, na sua dimensão de totalidade. O presente estudo teve o objetivo de analisar as implicações da afetividade na relação professor-aluno na aprendizagem em contexto universitário. Para isso foi necessário também: a) Analisar a postura do professor em sala de aula; b) Saber como é a experiência de aprendizagem do aluno; e,  c) Identificar os aspectos positivos e negativos na relação afetiva entre professor-aluno em sala de aula. Concluiu-se que a postura do professor em sala de aula tem implicações na experiência de aprendizagem do aluno. Este exerce um importante papel de mediação, que pode favorecer ou não à construção do conhecimento e consequentemente a aprendizagem do aluno.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAndrade, Ana Kalyne Batista Barros deLeite, Maria Dulcicleide Braga2019-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/186910.14295/idonline.v13i46.1869ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 58-841981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1869/2852Direitos autorais 2021 Ana Kalyne Batista Barros de Andrade, Maria Dulcicleide Braga Leitehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-28T13:02:09Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context
title A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context
spellingShingle A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context
Andrade, Ana Kalyne Batista Barros de
Educação, Afetividade, Relação Professor-aluno
title_short A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context
title_full A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context
title_fullStr A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context
title_full_unstemmed A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context
title_sort A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context
author Andrade, Ana Kalyne Batista Barros de
author_facet Andrade, Ana Kalyne Batista Barros de
Leite, Maria Dulcicleide Braga
author_role author
author2 Leite, Maria Dulcicleide Braga
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Ana Kalyne Batista Barros de
Leite, Maria Dulcicleide Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Afetividade, Relação Professor-aluno
topic Educação, Afetividade, Relação Professor-aluno
description Há algum tempo, no campo da educação, se desenvolvem discussões que englobam o conhecimento e a afetividade. Tais discussões tem aberto um camo vasto de novas possibilidades  para se entender o ser humano, na sua dimensão de totalidade. O presente estudo teve o objetivo de analisar as implicações da afetividade na relação professor-aluno na aprendizagem em contexto universitário. Para isso foi necessário também: a) Analisar a postura do professor em sala de aula; b) Saber como é a experiência de aprendizagem do aluno; e,  c) Identificar os aspectos positivos e negativos na relação afetiva entre professor-aluno em sala de aula. Concluiu-se que a postura do professor em sala de aula tem implicações na experiência de aprendizagem do aluno. Este exerce um importante papel de mediação, que pode favorecer ou não à construção do conhecimento e consequentemente a aprendizagem do aluno.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1869
10.14295/idonline.v13i46.1869
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1869
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i46.1869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1869/2852
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Ana Kalyne Batista Barros de Andrade, Maria Dulcicleide Braga Leite
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Ana Kalyne Batista Barros de Andrade, Maria Dulcicleide Braga Leite
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 58-84
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053949384065024