A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1869 |
Resumo: | Há algum tempo, no campo da educação, se desenvolvem discussões que englobam o conhecimento e a afetividade. Tais discussões tem aberto um camo vasto de novas possibilidades para se entender o ser humano, na sua dimensão de totalidade. O presente estudo teve o objetivo de analisar as implicações da afetividade na relação professor-aluno na aprendizagem em contexto universitário. Para isso foi necessário também: a) Analisar a postura do professor em sala de aula; b) Saber como é a experiência de aprendizagem do aluno; e, c) Identificar os aspectos positivos e negativos na relação afetiva entre professor-aluno em sala de aula. Concluiu-se que a postura do professor em sala de aula tem implicações na experiência de aprendizagem do aluno. Este exerce um importante papel de mediação, que pode favorecer ou não à construção do conhecimento e consequentemente a aprendizagem do aluno. |
id |
IPES_9bbe82fa95e2e47c88ffa2628b44b1ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1869 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University ContextEducação, Afetividade, Relação Professor-alunoHá algum tempo, no campo da educação, se desenvolvem discussões que englobam o conhecimento e a afetividade. Tais discussões tem aberto um camo vasto de novas possibilidades para se entender o ser humano, na sua dimensão de totalidade. O presente estudo teve o objetivo de analisar as implicações da afetividade na relação professor-aluno na aprendizagem em contexto universitário. Para isso foi necessário também: a) Analisar a postura do professor em sala de aula; b) Saber como é a experiência de aprendizagem do aluno; e, c) Identificar os aspectos positivos e negativos na relação afetiva entre professor-aluno em sala de aula. Concluiu-se que a postura do professor em sala de aula tem implicações na experiência de aprendizagem do aluno. Este exerce um importante papel de mediação, que pode favorecer ou não à construção do conhecimento e consequentemente a aprendizagem do aluno. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAndrade, Ana Kalyne Batista Barros deLeite, Maria Dulcicleide Braga2019-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/186910.14295/idonline.v13i46.1869ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 58-841981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1869/2852Direitos autorais 2021 Ana Kalyne Batista Barros de Andrade, Maria Dulcicleide Braga Leitehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-28T13:02:09Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context |
title |
A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context |
spellingShingle |
A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context Andrade, Ana Kalyne Batista Barros de Educação, Afetividade, Relação Professor-aluno |
title_short |
A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context |
title_full |
A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context |
title_fullStr |
A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context |
title_full_unstemmed |
A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context |
title_sort |
A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context |
author |
Andrade, Ana Kalyne Batista Barros de |
author_facet |
Andrade, Ana Kalyne Batista Barros de Leite, Maria Dulcicleide Braga |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Maria Dulcicleide Braga |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Ana Kalyne Batista Barros de Leite, Maria Dulcicleide Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Afetividade, Relação Professor-aluno |
topic |
Educação, Afetividade, Relação Professor-aluno |
description |
Há algum tempo, no campo da educação, se desenvolvem discussões que englobam o conhecimento e a afetividade. Tais discussões tem aberto um camo vasto de novas possibilidades para se entender o ser humano, na sua dimensão de totalidade. O presente estudo teve o objetivo de analisar as implicações da afetividade na relação professor-aluno na aprendizagem em contexto universitário. Para isso foi necessário também: a) Analisar a postura do professor em sala de aula; b) Saber como é a experiência de aprendizagem do aluno; e, c) Identificar os aspectos positivos e negativos na relação afetiva entre professor-aluno em sala de aula. Concluiu-se que a postura do professor em sala de aula tem implicações na experiência de aprendizagem do aluno. Este exerce um importante papel de mediação, que pode favorecer ou não à construção do conhecimento e consequentemente a aprendizagem do aluno. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1869 10.14295/idonline.v13i46.1869 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1869 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i46.1869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1869/2852 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ana Kalyne Batista Barros de Andrade, Maria Dulcicleide Braga Leite https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ana Kalyne Batista Barros de Andrade, Maria Dulcicleide Braga Leite https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 58-84 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053949384065024 |